Fechar menu lateral

Agosto de 2019

Mostra “Kuir-Queer-Cuir” dias 19,20,21 e 22 de Agosto

O Cineclube Movimento retorna com suas atividades trazendo a mostra de cinema Kuir-Queer-Cuir para a 10° SECA + SEMAD.
Na insurgência de corpos que não se calam, é necessário repensar as estratégias do olhar e do ser visto dentro de nossa sociedade heterocisnormativa. Um modelo binário não sustenta mais os modos de vida outros que clamam pela potência de vida. A insuficiência daquilo que nos é imposto não nos interessa mais. Trilhar outros caminhos, cavucar novos percursos, tomar as diferentes visões para enxergar outros mundos. 
Nesta mostra, o escopo é discutir o cinema como um suporte de desestabilização de um regime de verdade sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades que causam efeitos no nosso modo de sentir, de olhar, de desejar e que precisam ter seus territórios explorados para nos acionar pela diferença e nos rebelar às regras tão letais deste sistema capitalista, racista, machista, LGBTQfóbico. A curadoria da mostra foi feita por Paulo Rodrigues, possui mestrado na linha de pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens na Universidade Federal de Juiz de Fora com a pesquisa “Montações, glamour e existências: diálogos entre o ‘Miss Brasil Gay Juiz de Fora’ e homossexualidades a partir do vestuário entre 1977 a 2018”.
Juiz de Fora é marcada em agosto pelo concurso do Miss Brasil Gay, um importante evento LGBTQ+, que desde 1977 experimentou diferentes maneiras de vivenciar o gênero e a sexualidade. Agosto também é o mês do Orgulho da Mulher Lésbica, que, no Brasil, resistiram ao silenciamento no Ferro’s Bar, em São Paulo. E este ano, comemora-se 50 anos da Revolução de Stonewall, nos EUA, que respingaria pelo mundo inteiro.

Deste modo, a mostra caminha pela semana provocando as seguintes discussões:

19/08 – O montar de si, em “Priscilla, Rainha do Deserto” (1994)
Direção: Stephan Elliot 
Duração: 104min 
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Anthony concorda em levar seu show para a estrada, ele convida os travestis Adam e Bernadette para acompanhá-lo. No seu ônibus todo colorido, chamado Priscilla, os três viajam pelo deserto australiano fazendo shows para plateias entusiasmadas e homofóbicos. Porém quando os amigos de Anthony descobrem a verdade da viagem, problemas acontecem.

20/08 – O contra ataque em Baise-moi (2000)
Direção: Virginie Despentes, Coralie Trinh Thi
Duração: 75min
Classificação: 18 anos
Sinopse: Manu e Nadine são duas jovens mulheres, que após passarem por situações traumáticas, são marginalizadas pela sociedade ao embarcarem em uma jornada destrutiva de sexo e violência. Quebrando normas e matando homens, elas provocam controversas cenas pela estrada da França.

21/08 – O corpo clandestino no documentário “Bombadeiras” (2007)
Direção: Luis Alencar
Duração: 75min 
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse: Documentário sociológico que mostra a vida de travestis que fazem de tudo para realizar o sonho de terem um corpo de mulher legítimo ou o mais próximo possível disso. Um dos métodos utilizados é o de aplicar clandestinamente fartas doses de silicone industrial no corpo pelas chamadas “bombadeiras”. Alguns travestis da cidade de Salvador são entrevistados e mostram o quanto são capazes de tudo em busca da beleza feminina, mesmo que sejam necessárias mutilações e demais métodos que comprometam a saúde.

22/08 – Transmasculinidades, em “Boys don’t cry” (1999)
Direção: Kimberly Peirce
Duração: 98min
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse: O jovem Brandon Teena navega entre o amor,a vida e ser transexual na Nebraska rural.

As sessões aconteceram  na sala de cinema Germano Alves (213) às 14h30min seguida de debate. Lembrando que a entrada é gratuita!