Agosto de 2018

Reunião Aberta  – 13/08

Buscando alinhar a programação do cineclube com as ideias e desejos dos alunos da universidade, no dia 13 de agosto de 2018 foi realizada uma reunião aberta na Sala de Cinema Germano Alves (IAD – 213) às 15hrs, da qual foram tiradas ideias para mostras e eventos que seriam desenvolvidos semestre letivo entre outros.

Mostra do Filme Livre  – 20/08

Sessão “Curta Livre” faz parte da “Mostra do Filme Livre” exibindo seis curta-metragem no dia 20 de Agosto na Sala de Cinema Germano Alves (IAD – 213) às 14hrs.

•Historiografia (2017, SP)

Direção: Amanda Pó

Duração: 4 min

Classificação: 12 anos

Sinopse: Por quem foi escrita a história?

•Travessia (2017, RJ)

Direção: Safira Moreira

Duração: 5 min

Classificação: Livre

Sinopse: Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

•CorpoStyleDanceMachine (2017, BA)

Direção: Ulisses Arthur

Duração: 7 min

Classificação: Livre

Sinopse: Ando por mistério, vivo por mistério […] Nosso corpo é uma máquina, ou cuida ou sabe como é né?” Entre memórias da boate e relatos de resistências cotidianas; Tikal, importante personalidade do Recôncavo da Bahia, dança e afronta as normas.

•A paz ainda virá nesta vida (2017, RJ)

Direção: Isabella Geoffroy, Nícolas Bezerra

Duração: 6min

Classificação: 14 anos

Sinopse: Dois amigos, e a necessidade de fazer um filme sobre o cotidiano violento da favela aonde vivem.

•A Retirada Para Um Coração Bruto (2017, MG)

Direção: Marco Antônio Pereira

Duração: 15 min

Classificação: Livre

Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

•Talaatay Nder (2016,BA)

Direção: Chantal Durpoix

Duração: 20 min

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: “Talaatay Nder”, significa em língua Wolof “Terça feira de Nder”, é uma homenagem poética para as mulheres de Nder, na região do Walo, Saint-Louis, Senegal. Em 1820, as Rainhas de Nder, lutaram e escolheram o suicídio coletivo para escapar à escravidão e preservar a sua liberdade e dignidade. A história de Nder continua viva e atualiza-se na modernidade.