Outubro e Novembro de 2018

– Alemanha, mãe pálida (1980) – 01/10  (Continuação da mostra “Mulheres no Novo Cinema Alemão”)

Direção: Helma Sanders-Brahms

Duração: 120

Classificação: 16 anos

Sinopse: Durante o período nazista na Alemanha, Lene e Hans se casam. O marido é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, e Lene entra em trabalho de parto durante um ataque aéreo. Agora, ela e a pequena Anna lutam pela vida.

Convidado: Wallace Andrioli

Mostra “Dualidades: Um recorte da filmografia de Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne” – 15/10 à 12/11

Na segunda-feira  do dia 15/10, foi iniciada a nova mostra.  “Dualidades” exibe um recorte na filmografia dos diretores belgas Jean-Pierre Dardenne (1951) e Luc Dardenne (1954), premiados com a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o longa metragem “Rosetta” (1999) e “A criança” (2005), seus filmes possuem temáticas relacionadas a condições das relações humanas. A mostra conta com a curadoria da estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (IAD/UFJF) e bolsista do Cineclube Movimento Janis Souza, e tem como objetivo o levantamento de questões como as dualidades dos valores, moralidades e a sujeição da ética de nossas relações com os outros e nós mesmos.
A mostra Dualidades será composta por três filmes, são eles: “O silêncio de Lorna” (2008), “Dois dias, uma noite” (2014) e “A garota desconhecida” (2016). Todos os filmes foram acompanhados de debate após a exibição.

As sessões aconteceram às 14 hs na sala de Cinema Germano Alves, 213. Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora.

– O silêncio de Lorna (2008) – 15/10

Duração: 105 min

Classificação: 14 anos

Sinopse: Lorna  deseja se tornar sócia em uma lanchonete, junto com seu namorado. Envolvida em um esquema, aceita se casar com Claudy , um dos capangas do mafioso Fábio , apenas para adquirir a nacionalidade belga. Após certo tempo ela é obrigada a mais uma vez se casar, desta vez com um mafioso russo. Só que para que este novo compromisso seja selado, Lorna precisa matar Claudy.

– Dois dias, uma noite (2014) – 05/11

Duração: 95 min

Classificação: 12 anos

Sinopse: Sandra perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego

– A garota desconhecida (2016) – 12/11

Duração: 113 min

Classificação: 12 anos

Sinopse:  Jenny é uma médica dedicada, que há três meses passou a trabalhar na vaga deixada por um médico veterano, que foi seu mentor. Bastante atenciosa com seus pacientes, ela fica abalada ao saber sobre o falecimento de uma jovem que procurou a clínica em que trabalha, mas não conseguiu atendimento por ter chegado uma hora após o horário de encerramento. Querendo saber mais sobre esta jovem, ela passa a realizar uma investigação pessoal em busca de sua identidade.