Fechar menu lateral

Mostra de Cinema do VIII SPACL – 19/11

Nadar pelado na praia, passarinho e cachorro de quintal. Hospital de Mater-Dei. Um salto, Paulo Freire, lavar o lençol e o vento de amaciante. Ferramentas e oração. Uma janela, o congo, a cigarra que só aparece à noite e sangue de carne moída. Cortar a abóbora pela metade, a roda de dança, pedaços de tecido e músculo, palavras lidas lentamente. A escola da Maria, trilhas, varal, corpo contorcido em preto e branco e o azulejo estampado da casa dos avós. 

Essas são algumas imagens dos filmes que compõem a Mostra de Cinema do VIII SPACL. Cenas de muitos lugares: Juiz de Fora, Taubaté, Belo Horizonte, Búzios, Rio de Janeiro, Cariacica, São Paulo e Portugal. Após dois anos de pausa, distantes pela suspensão de um mundo, retomamos a mostra de cinema do Seminário de Pesquisa em Artes Cultura e Linguagens, em uma versão presencial e, em parceria com o Cineclube Movimento – projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFJF. Nessa mostra, os filmes apresentam pouca relação entre si, embora mostrem, com o movimento de tantos espaços distintos, histórias semelhantes de saudade, memória, política, classe e gênero. Pegando carona nessa rota, acreditamos que com ela poderemos voltar, juntos e ainda mais presentes. 

Dessa forma, convidamos a todxs para estarem juntxs conosco no dia 19/11, às 15 horas, no Museu de Arte Murilo Mendes. Após a exibição dos filmes, teremos um debate com a presença de alguns realizadores mediado pela cineasta, fotógrafa e pesquisadora em cinema Marília Lima.

A curadoria da mostra foi realizada pelas alunas do PPGACL: Carolina Cardoso, Danielle Menezes, Natália Teles e Monique Alves.

Filmes: 

Eu não me guiarei pelas estrelas, 2020, Oscar Malta.

Retalhos, 2022, Patricia Gomes.

Mascarados – o Congo de roda D’água e o João Bananeira, 2022, Maria Zalem Ramiro.

O banho, 2022, Gabriel Mundim.

La Loba, 2022, Carolina Fernandes.

Reverberações Freireanas, 2022, Thiago Rosado.

Manhãs de Domingo, 2022, Lucas Silvério.

Metade, 2021, Edson Campolina.

Entre luz e sombra, 2022, Pedro Lima. 

Classificação indicativa: 14 anos. 

Realização: Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Cineclube Movimento, CineMAMM. 

Fotos da mostra: