O prédio central do Restaurante Universitário (RU-Centro) da Universidade Federal de Juiz de Fora – localizado na Rua Santo Antônio, s/n, ao lado do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm) – é o novo espaço para vacinar trabalhadores e profissionais de saúde contra a Covid-19. A atividade será feita até a sexta-feira, 14, com suspensão apenas nos dias 8 e 9, respectivamente sábado e domingo. A ação, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, acontece sempre das 9h às 16h.

Os trabalhadores e profissionais da área de saúde devem seguir as exigências da PJF para que possam ser vacinados. A vacinação segue cronograma estabelecido pela Prefeitura, conforme idade do público-alvo (abaixo). De acordo com a Prefeitura, só receberão a imunização as pessoas que realizaram o pré-cadastro no Portal da PJF entre os dias 20 e 23 de abril. Para quem perdeu o prazo, o pré-cadastro será reaberto na sexta-feira, 14.

No ato da vacinação, todos os trabalhadores e profissionais da saúde devem apresentar documento (original e cópia) que comprove o seu vínculo ativo com o estabelecimento de saúde. No caso dos profissionais das 14 categorias – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e médicos veterinários – é exigido além do comprovante de vínculo ativo, a cópia e o original do respectivo registro no Conselho de Classe (carteira profissional).

Além disso, os profissionais autônomos devem estar em atividade presencial comprovada por declaração própria e pertencer a uma das 14 categorias da área de saúde e ter registro em Conselho Profissional. Para os cuidadores de idosos, a comprovação é via registro em MEI ou carteira de trabalho assinada para essa função.

Ainda segundo a Prefeitura, também poderão ser vacinados os trabalhadores de apoio nos estabelecimentos de saúde, entre eles, recepcionistas, seguranças, limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e gestores. Inclui-se também, funcionários do sistema funerário, do Instituto Médico Legal (IML), serviço de verificação de óbitos (SVO) – que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados -, e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica de laboratórios, ou seja, que estejam em campo de prática. Para esse coletivo, é necessária apenas a apresentação de documento (original e cópia) que comprove o vínculo ativo com o estabelecimento de saúde.

Vale destacar que trabalhadores das academias de ginástica, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios e estabelecimentos de saúde animal não serão contemplados nos grupos prioritários de vacinação.

Confira o cronograma de atendimento no RU-Centro

5 de maio (quarta-feira) : +40 anos

6 de maio (quinta-feira): 36, 37, 38 e 39 anos

7 de maio (sexta-feira): 33, 34 e 35 anos

10 de maio (segunda-feira): 30, 31 e 32 anos

11 de maio (terça-feira): 27, 28 e 29 anos

12 de maio (quarta-feira): 24, 25 e 26 anos

13 de maio (quinta-feira): 22 e 23 anos

14 de maio (sexta-feira): 18, 19, 20 e 21 anos

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf