Com apenas seis anos de atividade na região Leste de Minas Gerais, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove conhecimento e serviços sociais que perpassam o ambiente acadêmico. A partir do trabalho realizado por professores, servidores técnico-administrativos em educação e estudantes, a Universidade se insere na comunidade, promove avanços sociais e permite que seus integrantes tracem planos ainda maiores para o futuro.

Os avanços deste ano em GV abrangem as mais diversas áreas de atuação da instituição, como o reconhecimento dos cursos de graduação pelo Ministério da Educação (MEC), a conquista de novos Programas de Pós-graduação, o desenvolvimento de dezenas de projetos de Extensão, e ainda a inserção ativa no público pré-universitário, por meio do cursinho popular que preparou jovens para a entrada na universidade. Em 2018, a UFJF-GV destacou-se como Universidade pública gratuita, que presta serviços e tem papel de transformadora social no cotidiano do cidadão valadarense.

Desenvolvimento de infraestrutura e planejamento administrativo

Neste ano, a UFJF adquiriu seu primeiro prédio na cidade de Governador Valadares. A compra do imóvel onde funcionava a Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV) ocorreu no dia 19 de dezembro e reforçou a inserção da Universidade na cidade. “Adquirimos o prédio com condição de uso imediato. Dessa forma, esperamos iniciar o primeiro semestre de 2019 usando o novo espaço”, projeta o reitor, Marcus Vinicius David.

A compra do imóvel foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da UFJF em agosto de 2018. A aquisição estava condicionada ao pagamento integral do prédio, portanto a liberação de R$ 5 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) e de R$ 4,5 milhões decorrentes de receita da própria instituição foram providenciais para a negociação.

“Esperamos iniciar o primeiro semestre de 2019 usando o novo espaço”, projeta o reitor Marcus David sobre aquisição de imóvel próprio em GV

Segundo Peterson Andrade, a efetivação da compra do prédio da FAGV representa um marco histórico e o resultado de um amplo e persistente trabalho coletivo. “Esse prédio representa um grande avanço para a consolidação da universidade no município de GV, e possibilitará uma maior autonomia para as ações administrativas e acadêmicas. Isso promoverá um melhor desenvolvimento das atividades realizadas pelos professores, estudantes e técnicos, e, com isso, o grande beneficiário desta conquista será a população de Governador Valadares e Região, que pode contar com a presença de vários cursos de graduação, mestrado e doutorado públicos e de excelência”, comentou o diretor da UFJF-GV.

O campus GV conquistou mais um local próprio em Governador Valadares. A Sede Administrativa da UFJF-GV passou a atender no centro da cidade e representou um espaço exclusivo para os setores administrativos. Segundo o diretor-geral, Peterson Andrade, “essa conquista melhorou as condições de trabalho dos técnicos administrativos vinculados à Direção Geral e a estrutura para o atendimento aos estudantes, servidores e comunidade em geral”.

O coordenador-administrativo do campus GV, Emílio Mafalda, destaca ainda as obras do bairro Santa Rita, para construção de imóvel na cidade, que estão em fase de finalização do contrato. Com a concretização das etapas pendentes, será o primeiro imóvel construído para o campus GV, “e marcará de vez a presença da UFJF na cidade”, comenta.

Durante o ano de 2018, processos de contratação de terceirizados e de empresas de limpeza e conservação também foram desenvolvidos. “Desde 2016 estamos tentando realizar essas contratações e agora estamos na fase final dos processos. Assim, haverá uma melhora significativa nas atividades do Campus GV”, explica Emílio Mafalda.

O coordenador-administrativo destaca, ainda, as melhorias na questão da segurança nos imóveis ocupados pela UFJF-GV, com a disponibilização de vigilantes para a Sede Administrativa, a Clínica de Fisioterapia e o Núcleo de Prática Jurídica.

Cumprimento de metas no cenário acadêmico

Em 2018, foram realizadas as defesas de mestrado das primeiras turmas do Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), oferecido desde 2016 pela instituição, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, promovido em associação ampla entre a UFJF e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este ano também ocorreu a formação da primeira turma de Medicina do Campus GV, que representou a inserção de 34 novos médicos no mercado de trabalho.

Entre as conquistas de 2018, o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, destaca ainda a aprovação do Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde e a oferta de disciplinas do Mestrado em Ciências da Reabilitação por professores do Departamento de Fisioterapia. “Esses avanços complementam a oferta de disciplinas e cursos de pós-graduação, já existentes, garantindo o cumprimento da nossa missão institucional de fomentarmos o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.”

“Avanços complementam a oferta de disciplinas e cursos de pós-graduação”, considera Peterson Andrade

Neste ano, o campus GV comemorou o reconhecimento dos cursos de Medicina e Nutrição pelo MEC, ambos com nota 4, conquista que marca o encerramento da etapa com sucesso. Dentre os dez cursos oferecidos pela instituição, nove obtiveram o conceito 4, considerado “muito bom” pelo Ministério: Administração; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Direito; Farmácia Fisioterapia; Medicina; Odontologia e Nutrição. O curso de Educação Física completa a relação com a nota 3.

A qualidade do ensino prestado pela instituição foi confirmada com o resultado do 24º exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Das 177 instituições de Minas Gerais que realizaram a prova, a UFJF-GV ocupou o quarto lugar, com 75% de aprovação.

Em novembro, estudantes, professores e técnico-administrativos comemoraram a consolidação da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade como um evento do campus avançado. Foram quatro dias de atividades, com a apresentação de aproximadamente 70 trabalhos de iniciação científica, 70 de extensão, além de trabalhos de treinamento profissional, oficinas, palestras e instalação pedagógica. De acordo com o coordenador acadêmico da UFJF-GV e organizador do evento, Fábio Pieri, a Semana representa a “oportunidade de integrar, em um único evento, todos os cursos do campus, que têm, então, a oportunidade de se unir em torno desta atividade acadêmica que contempla o tripé ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento trabalhadas em Governador Valadares”.

Cenário cultural em destaque

Em 2018, o Coral Universitário da UFJF-GV representou o campus avançado no Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora. O grupo foi uma das 50 atrações do evento, considerado o maior do gênero no Brasil. Na opinião da pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, o festival foi uma oportunidade para dar maior visibilidade ao trabalho do coral, que ela classificou como “muito sensível e também de muito talento”. A equipe de coralistas se apresentou à comunidade valadarense em dois outros momentos: no Natal Iluminado de GV e na Cantata de Natal, que contou ainda com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante as atividades em comemoração aos seis anos do campus GV da UFJF, os primeiros servidores empossados na instituição participaram do documentário “Seis anos de UFJF-GV na visão dos pioneiros”, pelo qual contaram os principais desafios encontrados no começo da jornada, as incertezas do desenvolvimento do campus e as vitórias obtidas nesse período. O material foi desenvolvido e lançado a partir do trabalho do projeto História em Movimento, que busca valorizar e proteger a memória da instituição.

Consolidação da atuação social em programas de extensão

A atuação da UFJF em Governador Valadares perpassa as paredes das salas de aula e chega à comunidade valadarense através da atuação dos projetos e programas de extensão da Universidade. Em 2018, foram realizados eventos de conscientização à população, feiras de serviços diversos à comunidade e ações de mobilização sobre assuntos de interesse nacional, como prevenção a doenças.

A 3ª edição da Feira da UFJF-GV já é um evento tradicional na cidade, que oferece serviços odontológicos, orientações nutricionais, assessoria contábil, atendimento jurídico, esclarecimentos sobre doenças e ações educativas à comunidade. A edição deste ano movimentou a Praça dos Pioneiros, no centro da cidade, e contou com a atuação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFJF-GV.

Em setembro, a mobilização de estudantes e servidores da instituição culminou no projeto de extensão “Cursinho Comunitário Camponês e Popular”, que inicialmente ofereceu 30 vagas para preparação de jovens oriundos de escolas públicas e de famílias em situação de vulnerabilidade social para ingresso no ensino superior.

“É muito importante a Universidade favorecer o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, oferecida no sistema de ensino superior”, acredita Ana Lívia

A iniciativa rendeu quase 500 inscrições na aula inaugural e demandou a divisão em duas turmas. O cursinho encerrou as aulas às vésperas do Enem, com a visita da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. Na ocasião, Ana Lívia destacou a importância do projeto na transformação social. “É muito importante a Universidade favorecer o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, oferecida no sistema de ensino superior. Esse projeto de extensão articula o conhecimento produzido na UFJF com a possibilidade de contribuir para que essas pessoas tenham acesso à própria Universidade.

Em outubro, estudantes de Direito da UFJF-GV organizaram a campanha “Mentes Livres”, que arrecadou mais de 480 livros, entregues aos detentos do presídio da cidade. A ideia da campanha surgiu a partir de uma das atividades da disciplina de Direito Penal e Criminologia. À época, o diretor do presídio, Fabiano Dutra, destacou que “a UFJF-GV tem um papel preponderante em relação à pesquisa, ao suporte e a estar acompanhando estas tentativas de transformação de vidas. É através do trabalho de professores e estudantes engajados e com uma visão humanística que a gente consegue grandes projetos para os encarcerados”.

As ligas acadêmicas da Universidade são também responsáveis por diversas atividades de conscientização e mobilização em GV. Em novembro, elas participaram da Ação Nacional de Combate ao Câncer “Troque o Medo por Esperança”, realizada em frente ao Mercado Municipal, na região central da cidade. Os estudantes promoveram diversas ações de conhecimento sobre temas como câncer de pele, mama, próstata, colo de útero, endométrio, intestino, pulmão e câncer infantil; nutrição e atividades físicas; fatores de risco como tabagismo, obesidade; e orientações sobre vacinação do HPV e hepatite.

A atuação da UFJF-GV – através do departamento de Educação Física – também foi destaque neste ano, durante o 1º Apaexonados por Atletismo. O evento reuniu cerca de cem usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), juntamente com estudantes e professores da Universidade. Além dos competidores da própria cidade, atletas de São Sebastião do Anta, Ipatinga, Periquito, Timóteo e Inhapim disputaram as provas de corrida, arremesso de peso e salto em distância. Com essas atividades, o papel transformador da Universidade se expande para além da sala de aula e promove a inclusão.

Mídias sociais e campanhas afirmativas

Em 2018, a UFJF-GV renovou suas ferramentas digitais e ampliou as formas de comunicação entre a instituição e a comunidade acadêmica. Em maio, a UFJF-GV lançou seu novo portal, com layout inovador, que permite melhor visualização de vídeos e imagens em dispositivos como celulares e tablets. Na ocasião, a UFJF-GV inaugurou seu perfil no Instagram (@ufjfcampusgv) e divulgou a primeira campanha afirmativa da instituição, com o vídeo “Permita-se”.

A campanha foi lançada no Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia e representou o primeiro de uma série de materiais que destacam a importância da igualdade, do respeito e do combate ao preconceito dentro e fora dos ambientes acadêmicos e institucionais.

Desafios e expectativas para 2019

Segundo o coordenador-administrativo de GV, Emílio Mafalda, a expectativa para 2019, além da concretização dos processos e do início da prestação dos serviços, é a conquista de infraestrutura para o campus avançado. “Que a reitoria encontre um caminho para discutirmos junto ao Governo Federal uma forma jurídica para a liberação da retomada das obras do Campus GV, pois 99% dos problemas do campus se resumem à infraestrutura”, argumenta Mafalda.

Em 2019, há a expectativa de formalização de um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a afixação de placas de identificação nos espaços ocupados pela UFJF-GV e o início das obras no imóvel do bairro Santa Rita.

“Sabemos que muito trabalho é necessário para a melhoria permanente da estrutura para as atividades acadêmicas. Ainda temos desafios, pois a ausência de um campus próprio dificulta a integração das ações e o desenvolvimento pleno da capacidade de trabalho dos professores”, comenta Peterson. Para além dos obstáculos apresentados, o diretor-geral considera a visível evolução da Universidade “em vários aspectos, em direção ao desenvolvimento regional, institucional e na formação de pessoas”, finaliza.