Banca aprovou a dissertação “Aspectos Antropométricos, cardiovasculares e de aptidão física: comparação entre normotensos e hipertensos idosos” (Foto: Dante Rodrigues)

O pesquisador Erasmo Montes Assis de Bem realizou nesta segunda-feira (30), a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora.   A dissertação “Aspectos Antropométricos, cardiovasculares e de aptidão física: comparação entre normotensos e hipertensos idosos” apresentou os resultados da pesquisa feita com idosos valadarenses que frequentam lugares apropriados para a prática de atividade física.

Segundo Erasmo Montes, idosos com pressão alta apresentaram circunferência de cintura e risco cardiovascular maiores. “Ou seja, o resultado demonstra que a prática de atividade física para estas pessoas deve ser melhor orientada e individualizada. Não basta apenas fazer atividade física, é preciso orientação para maximizar os efeitos desta prática sobretudo nos aspectos cardiometabólicos”.

A banca avaliadora que aprovou a dissertação de Erasmo foi composta pelas professoras Clarice Lima, do Departamento de Nutrição da UFJF-GV; Suely Maria Rodrigues, da Univale; e pela orientadora Andréia Queiroz, professora do Departamento de Educação Física da UFJF-GV.  “Além do Erasmo, nós temos outros 11 alunos cursando este mestrado e doutorado aqui em Governador Valadares. É uma porta de abertura para os profissionais de Educação Física e também para os nossos alunos formados na UFJF-GV, que agora podem participar de um programa stricto sensu na própria cidade”, destacou Andréia.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física é organizado em associação ampla entre a UFJF e a UFV, com participação de docentes dos Departamentos de Educação Física da UFJF-GV, da UFV e da Faculdade de Educação Física e Desportos do campus sede da UFJF.