Avaliação envolve organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O curso de Bacharelado em Nutrição do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), confirmando seu reconhecimento. O conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, a autoavaliação sempre foi tratada como um tema importante pelo curso de Nutrição de GV, “que desde a sua criação, vinha realizando avaliações internas, com a participação de discentes e docentes, através de instrumentos próprios. Hoje, contamos com um sistema de avaliação de disciplinas via Siga – ainda em fase de testes – cujo desenvolvimento teve a contribuição de docentes daquele curso”.

Já a coordenadora do curso, Angélica Cotta, afirma que o resultado da avaliação “in loco” foi muito importante, sob diferentes aspectos. “Para o curso, uma vez que reforça a seriedade e competência com a qual todos os docentes desenvolvem seu trabalho, mesmo com as dificuldades encontradas no nosso dia a dia. Para os estudantes, por terem a garantia de que estão se formando em uma instituição séria e de excelência no ensino. E para a UFJF-GV, por reafirmar que viemos para Governador Valadares para fazer a diferença e modificar a realidade dessa região, por meio da educação”, diz. “A nota reforça e revalida a nota 5 que nossos estudantes tiraram no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2016, complementa

A visita dos avaliadores, realizada entre os dias 30 de setembro e  3 de outubro, envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. As notas para o curso de Nutrição foram 4,17; 4,46; e 3,47, respectivamente. Michéle destaca o empenho da Administração da UFJF durante a avaliação, que, segundo ela, identificou o cumprimento, pela Universidade, em ofertar cursos em que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam interligados. “Recebemos este resultado com muita satisfação e com a certeza de que estamos todos – docentes, TAEs, discentes e Administração Superior -, realizando um bom trabalho”.

Todos os cursos reconhecidos
Com a avaliação do Bacharelado em Nutrição, todos os cursos da UFJF-GV foram reconhecidos pelo MEC, através de visitas realizadas nos últimos três anos. Dentre os dez cursos oferecidos pela Instituição, nove obtiveram o conceito 4, considerado “muito bom” pelo Ministério: Administração; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Direito; Farmácia Fisioterapia; Medicina; e Odontologia; além da Nutrição. O curso de Educação Física também foi reconhecido, com nota 3.

De acordo com o vice-diretor geral e coordenador acadêmico do campus avançado, Fábio Pieri, os obstáculos enfrentados pela implantação da UFJF em Governador Valadares, aos poucos, estão sendo superados. “A gente sabe de todas as dificuldades de infraestrutura que o campus passa, desde a sua abertura, e isso se reflete minimamente na nota, porque o nosso corpo docente e técnico-administrativo consegue compensar os problemas com uma excelência muito grande dos recursos humanos. Conseguimos emplacar mais uma nota 4, mostrando que os nossos cursos em Governador Valadares trazem um ensino superior de qualidade, com grande excelência para a população da região”.

A diretora de Avaliação Institucional afirma que o reconhecimento dos cursos de GV sempre foi uma das prioridades da Administração Superior, desde que a atual Gestão assumiu a Reitoria, em abril de 2016. “Hoje, recebemos o resultado do último reconhecimento de curso do campus avançado e o balanço foi muito positivo: 100% de aprovação; com 90% dos cursos logrando conceito 4 – o que indica um padrão muito bom de qualidade”, argumenta Michéle.

O reconhecimento dos cursos os atestam como aptos para a emissão de diplomas e formação de profissionais. Em setembro de 2016, a Diretoria de Avaliação Institucional realizou um seminário de avaliação, que contou com a palestra “O processo de Avaliações Externas” ministrada pela avaliadora de cursos do Inep e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliane Moreira Sá de Souza. “Isso dirimiu dúvidas dos coordenadores de cursos sobre aspectos práticos do processo de reconhecimento. Além de prover suporte às coordenações durante a preparação para as visitas – orientando o preenchimento de questionários eletrônicos e a organização documental”, ressalta a diretora.

Todas as visitas de reconhecimento de cursos do campus avançado contaram com a participação presencial de representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Diretoria de Avaliação Institucional.