Cursinho é uma oportunidade para estudantes de baixa renda ingressarem na universidade. (Foto: Falnésio Ghander)

Quase 500 jovens e adolescentes se inscreveram para o Cursinho Popular – projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) que vai preparar jovens oriundos de escolas públicas e de famílias em situação de vulnerabilidade social para ingresso no ensino superior. A maioria deles participou da aula inaugural do projeto, realizada na última segunda-feira, 10, na escola Israel Pinheiro. O principal objetivo do evento – do qual também participaram pais e familiares dos candidatos, educadores, membros da equipe do projeto e apoiadores – foi acolher os estudantes e deixá-los mais familiarizados com a universidade e com o local onde vão acontecer os encontros.

A aula inaugural contou ainda com a presença de Gheidlla Mendes, que coordena um projeto similar em Teófilo Otoni. A educadora popular falou sobre a “necessidade de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, bem como dos desafios da universidade e da educação como um todo, de cumprir um papel de transformação social, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população.”

Número de inscritos superou expectativas
A quantidade de estudantes inscritos para o cursinho deixou surpresa a equipe organizadora. Segundo o assistente social da UFJF-GV e um dos coordenadores do projeto, alguns fatores explicam esta alta adesão. “Primeiro, temos um problema social grave: existe muito mais gente querendo entrar no ensino superior público do que vagas disponíveis – apenas 13% dos jovens conseguem uma vaga na universidade. Como existem poucas vagas, o sistema de seleção fica cada vez mais competitivo. As desigualdades econômicas e a diferença entre o sistema básico de ensino público e privado faz com que a competição seja desvantajosa para aqueles que não tem condição de pagar um ensino de qualidade”, explica Vinícius Mendes.

Aula inaugural do projeto reuniu cerca de 400 pessoas. (Foto: Larissa Rosado)

Esse elevado número de candidatos fez com que o projeto inicial de atender a 30 pessoas fosse ampliado para 80 alunos, divididos em duas turmas, cujas aulas acontecerão no período noturno, de segunda a sexta-feira. Além disso, a intenção dos organizadores é realizar “aulões” aos finais de semana para atender os estudantes que não serão selecionados.

O processo seletivo para a escolha dos candidatos de cada um das turmas acontece nesta terça, 11, e na quarta-feira, 12. As aulas começam já na próxima quinta-feira, 13.