banner materiaO Departamento de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) comemora mais uma conquista acadêmica: o índice de aprovação do campus avançado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o maior de Governador Valadares, com 75% de aproveitamento. Das 177 instituições de Minas Gerais que prestaram o 24º exame de ordem unificado, a UFJF-GV ocupa o quarto lugar, logo após o campus sede, que obteve 79,7%.

Para o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, prof. Jean Filipe Domingos Ramos, “o alto índice de aprovação da UFJF-GV deve-se principalmente às pessoas envolvidas, que compensam os problemas estruturais inerentes a cursos mais jovens”. Jean destaca o empenho dos docentes na formação dos estudantes: “os professores promovem uma sólida formação dos discentes, fundamentada na integração de uma base teórica multidisciplinar, com viés reflexivo e crítico, e uma base dogmática, com abordagem sistemática e contextualizada, a um eixo prático, com enfoque na atuação técnico-jurídica”.

O esforço dos estudantes também é reconhecido pelo professor, que ressalta a atuação discente nos estágios acadêmicos. Para Jean, “os discentes demonstram um forte engajamento com as diretrizes e possibilidades do curso e, por isso, apresentam um ótimo desenvolvimento e desempenho refletido não somente no alto índice de aprovação na OAB, mas também em um alto índice de ocupação dos estágios jurídicos promovidos por instituições públicas em Governador Valadares”, finaliza.

Entre os 27 aprovados do campus avançado, Tatiane Monteiro e Hozana da Costa Barreiros têm um motivo a mais pra comemorar: conquistaram a OAB antes de concluir a graduação. Estudante do décimo período de Direito, Tatiane destacou a sensação de alívio, e a certeza de estar no caminho certo. Ainda segundo ela, sua atuação no mercado de trabalho deverá retornar para a sociedade o investimento recebido: “Eu tenho um compromisso com o ensino público a que tive acesso, ensino de excelência por assim dizer, e quero retornar para a sociedade que custeou minha formação a mesma qualidade no exercício da profissão que eu vier a ter”.

IMG-20180112-WA0054

Tatiane e Hozana, estudantes da UFJF-GV aprovadas na OAB. (Foto: arquivo pessoal)

Hozana relaciona o mérito da conquista à formação recebida. “O conhecimento adquirido ao longo de quase cinco anos na Faculdade de Direito da UFJF- GV foi fundamental na minha aprovação no exame da OAB. O comprometimento sério e de excelência do corpo docente em ministrar os conteúdos, não apenas sob um aspecto formal e positivista, mas sim num aspecto crítico, possibilita aos discentes ampliar suas convicções a respeito do que o curso de Direito representa na sociedade brasileira. O alto índice de aprovação no último exame da OAB deve ser motivo de muito orgulho para toda a comunidade da UFJF, pois o mérito é de todos nós”.

Graduação voltada para uma formação global

O professor da UFJF-GV, Bráulio Magalhães, destacou a importância dos resultados obtidos na avaliação, e ressaltou as características do curso de Direito no campus avançado. “Em que pese a natureza do exame da OAB, com especial dimensão profissional, temos uma identidade norteadora que prima pela conexão formativa intransponível, desde a formação geral da(o) bacharel em Direito, passando pelo investimento na formação profissional e chegando à robustez na formação prática decorrente das vivências didático-pedagógicas nas disciplinas e nos espaços de estágios, como o Escritório-escola de Direito”.

Ainda segundo o chefe do Departamento de Direito da UFJF-GV, esse equilíbrio entre a formação geral e a prática profissional do aluno garante uma “compreensão mais ampliada que se exige do curso de Direito, abarcando uma formação humana e profissional alinhada com o tempo social exigido na atualidade”, comentou Braulio.

Tatiane Monteiro endossa a fala do professor destacando a formação global recebida pelos estudantes do campus avançado da UFJF: “é um curso voltado para a formação global do Bacharel em Direito com viés crítico-reflexivo, como deve ser uma ciência social. Existe um compromisso de toda a comunidade acadêmica nesse sentido, desde as aulas com um corpo docente qualificado até os projetos de extensão relevantes que fazem uma ponte com a realidade social”; e finaliza: “nossa formação é direcionada para entender e aplicar o Direito como ciência, pelo fato de ser uma universidade pública existe esse compromisso com o retorno social”.

Clique aqui e confira o resultado do 24º exame unificado da OAB.