Reitor Marcus David destacou a qualidade da formação dos novos profissionais (Foto: Ivan Bretas)

Foi realizada nesta quarta-feira (05), a colação de grau da primeira turma de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O evento ocorreu no auditório da Unipac e marcou o encerramento do período acadêmico de 34 formandos.

Sob os olhares emocionados dos familiares dos novos médicos, o reitor Marcus David destacou a qualidade da formação dos profissionais que a UFJF apresenta à sociedade. “É preciso parabenizar os familiares de cada um destes novos médicos e médicas. Vocês podem ter muito orgulho, pois os agora ex-estudantes da UFJF saem desta instituição com um diploma que representa uma formação absolutamente competente garantida por um quadro de professores da melhor qualidade”.

Peterson Andrade lembrou que a formatura de Medicina representa o fechamento do ciclo de formação de todos os cursos do campus GV (Foto: Ivan Bretas)

Peterson Andrade, diretor geral da UFJF-GV, lembrou que a formatura do curso de Medicina representa o fechamento do ciclo de formação de todos os cursos do campus de Governador Valadares. “Isso significa que todos os cursos que iniciaram em 2012 estão implantados em sua totalidade. Trata-se de uma vitória para toda comunidade acadêmica e sociedade, pois o trabalho para este resultado foi dentro de um contexto de muitas adversidades e atitudes de superação dos limites existentes. Havia muita expectativa para este momento, mas agora esta conquista é uma realidade e não somente um sonho.  Temos agora, portanto, a base para o pleno desenvolvimento de uma universidade pública na região Leste de Minas Gerais: um grande motivo de comemoração para a população valadarense”.

Olhares emocionados dos formandos (Foto: Ivan Bretas)

Com o sentimento de dever cumprido, o professor Héder Ribeiro, chefe do Departamento de Medicina, considera a colação da primeira turma do curso uma conquista importante diante de tantas dificuldades inerentes a um campus em fase de consolidação. “Esse momento representa uma vitória. É com muita alegria que a gente testemunha, apesar de todos os problemas que enfrentamos, a formação desta primeira turma que iniciou esta caminhada ainda em novembro de 2012”.

Com o diploma em mãos e em busca do primeiro emprego, o agora médico Roni Duque deixou uma mensagem de otimismo aos atuais estudantes da UFJF-GV. “Não desistam de seus sonhos. A gente deposita em todos a confiança de que podem continuar a trilhar esse caminho de sucesso que a gente construiu até aqui”.

Também participaram da solenidade o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim; o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai; o vice-diretor do campus avançado de Governador Valadares, prof. Fábio Pieri; a vice-coordenadora do curso de Medicina, Edilaine Márcia Fernandes Camargo; e a representante do Diretório Central dos Estudantes, Ananda Carvalho Martins.

Clique aqui e confira todas as fotos da Colação de Grau.