Mesa de abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Da esquerda para a direita: o diretor do ICSA, Dênis Perdigão; o diretor-geral do campus, Peterson Andrade; o reitor da UFJF, Marcus David; o vice-diretor- geral do campus, Fábio Pieri e o diretor do ICV, Ângelo Denadai. (Foto: Sebastião Junior)

Começou na última terça-feira, 6, a 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). O principal objetivo do evento é promover a integração dos cursos do campus em todas as áreas do conhecimento trabalhadas.

A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, o diretor e vice-diretor-geral do campus de Governador Valadares, Peterson Andrade e Fábio Pieri, e os diretores dos institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e de Ciências da Vida (ICV), Denis Alves Perdigão e Ângelo Denadai. Além deles, vários pró-reitores, diretores e servidores da instituição participaram do primeiro dia do evento.

Divulgação de ações do campus e intercâmbio de conhecimentos
Para Marcus David, a atividade é muito importante para a UFJF, porque “permite que a universidade apresente o que há de mais importante na sua produção de pesquisa, ensino e extensão”. O reitor ainda elogiou o caráter de integração da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade do campus de Governador Valadares.

Para o reitor da UFJF, o evento é forma de a universidade apresentar sua produção em pesquisa, ensino e extensão”. (Foto: Pedro Drumond)

“Uma característica do evento aqui é a forma com que a comunidade acadêmica local consegue integrar as atividades acadêmicas com as atividades culturais, fazendo um evento que seja muito rico, muito atrativo, permitindo que toda a comunidade da região possa conhecer a produção científica e cultural da UFJF”, destacou.

Divulgar as atividades da UFJF-GV para a cidade e região também é, na opinião do diretor-geral do campus, Peterson Andrade, a principal contribuição do evento.

“É importante para apresentar à comunidade acadêmica as ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação que a gente tem desenvolvido na cidade. Hoje, no campus, temos vários cursos de graduação, pós-graduação e projetos de excelência acadêmica desenvolvidos tanto em Governador Valadares como na região. Esse evento é importante para a consolidação e apresentação das atividades dos estudantes, dos professores e dos pesquisadores para a comunidade em geral”, afirmou Peterson, que aproveitou a oportunidade para apresentar alguns números sobre o campus e para sugerir a criação de um informativo para organizar e disponibilizar esses dados para acesso público.

Diretor-geral do campus GV, Peterson Andrade apresentou números sobre a atuação da universidade na cidade e região e sugeriu a criação de um informativo para a publicação dessas informações. (Foto: Pedro Drumond )

Já para os diretores do ICSA e do ICV, a importância da terceira edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade está na troca de conhecimentos e de experiências.

“Possibilitar aos nossos alunos participarem, apresentarem seus trabalhos, suas ideias e trocar informações é algo muito significativo para todos nós. Esperamos que tenham aqui a oportunidade de confraternizar, trocar conhecimentos e experiências com seus colegas, professores e com toda a comunidade, de forma que possamos consolidar ainda mais o importante papel que desempenhamos em Governador Valadares e na região”, destacou Dênis Perdigão.

“Esse evento é uma grande oportunidade de quebrarmos o protocolo das nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, que geralmente são feitas em espaços muito mais restritos e com um número menor de pessoas. Com a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade abre-se um leque de possibilidade de intercâmbio de informações que certamente vai contribuir muito para o desenvolvimento intelectual da nossa comunidade acadêmica”, frisou Ângelo Denadai.

Diversidade é destaque da programação
A inclusão do tema da diversidade é a novidade desta terceira edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Não por acaso, a primeira roda de conversa, realizada na última terça-feira, abordou a atuação comunitária na promoção e garantia de direitos ligados à temática.

Primeira roda de conversa da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade abordou o tema da diversidade. (Foto: Pedro Drumond)

Questões como a violência contra a mulher e as disparidades de tratamento de gêneros, a cultura dos povos indígenas e o racismo foram apresentados pela advogada Márcia Andréia Costa, pela pedagoga Maria Eliana Barbosa Pereira Vieira e pela estudante de Nutrição da UFJF-GV e integrante do Coletivo Quilombo Letícia Dias Pereira. O bate-papo foi acompanhado, entre outras pessoas, pela servidora do setor de Extensão do campus de Governador Valadares, Devani Tomaz Domingues, pela pró-reitora de Extensão e pelo diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra e Julvan Moreira de Oliveira.

A diversidade volta à pauta da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade nesta quarta-feira, 7, em uma roda de conversa sobre as políticas públicas destinadas ao tema.

Para o reitor, a inclusão do tema da diversidade é importante e “valoriza ainda mais o evento”.

Evento vai até sexta, 9
A programação da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade vai até a próxima sexta-feira, 9, e conta com a apresentação de aproximadamente 70 trabalhos de iniciação científica, 70 de extensão, além de trabalhos de treinamento profissional, oficinas, palestras, instalação pedagógica e outras atividades (clique aqui para ver a programação completa).

A professora do Departamento de Nutrição Angélica Cotta durante dinâmica realizada na roda de conversa. (Foto: Pedro Drumond)

A programação desta quarta inclui as aberturas do 2º Seminário de Treinamento Profissional e Monitorias e do 2º Congresso de Extensão Universitária, além de apresentação de trabalhos e discussões sobre graduação, monitoria e ligas acadêmicas.

De acordo com o coordenador acadêmico da UFJF-GV e organizador do evento, Fábio Pieri, a expectativa para esta edição é o aumento do público em comparação com os dois anos anteriores, justificado, segundo ele, pelo “formato um pouco mais ampliado, com um dia de graduação, um dia de pesquisa e um dia de extensão”.

Ainda dá tempo de participar do evento. Clique aqui e se inscreva.