O curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu nota 4 em sua primeira avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nos dias 21 e 22 de maio. O resultado confirma o reconhecimento do curso pela instituição, uma vez que o conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.

“Em primeiro lugar, é fundamental destacar que esta avaliação reflete a capacidade e a competência de todos os servidores lotados no curso de Medicina de GV. Esta avaliação também demonstra a importância e a qualidade das universidades públicas, que podem garantir uma formação médica de qualidade naquela região. Deve-se destacar, também, em que pese todos os desafios que ainda temos, em termos de infraestrutura e de condições ideais de funcionamento, que este trabalho persistente e corajoso de todas as partes envolvidas – professores, estudantes, técnicos da Administração do Campus Avançado e da sede – é que permitiu unir os esforços necessários para obtermos este ótimo resultado”, afirma o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David.

A comissão, formada por dois avaliadores, visitou todos os ambientes de aula utilizados pelo curso, laboratórios, bibliotecas e os cenários de atividades práticas. A agenda contemplou ainda reuniões com o Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE), coordenação, gestores, professores e estudantes do curso de Medicina.

Segundo a coordenadora do curso, Carina Dantas Ruiz Magalhães, o resultado reflete a dedicação de todos os professores e estudantes de Medicina da UFJF-GV. “Considerando que o curso é novo e que ainda não temos a estrutura adequada, creio que foi uma boa avaliação. Isso se deve à dedicação dos professores, dos alunos e da construção de um Plano Pedagógico atual, moderno, alinhado com as necessidades da comunidade”. A primeira turma do curso de Medicina da UFJF-GV encerra a graduação ainda em 2018.

Para o professor Heder José Ribeiro, chefe de Departamento de Medicina da UFJF-GV, o resultado demonstra a qualidade do curso oferecido. “Trabalhamos sempre visando a excelência, o conceito máximo. Contudo, esta avaliação mostra que estamos entregando ao mercado de trabalho profissionais humanos, comprometidos e preparados”.  Heder reforçou que o empenho da comunidade acadêmica foi fundamental para a conquista do conceito 4. “Temos que agradecer muito à coordenação do curso de Medicina, ao NDE, à Comissão Organizadora dos Estágios, aos estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, direção e coordenação acadêmica da UFJF-GV e à direção do Instituto de Ciências da Vida.”

A pró-reitora de Graduação da Universidade, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, recebeu com entusiasmo a notícia. “A cada curso que é reconhecido, as ações se fortalecem, ganham solidez e temos a certeza de estar no caminho certo. Não é tarefa fácil, exige comprometimento de todos para alcançarmos o objetivo. Desde a Administração Central e do Campus de GV, dos docentes, dos discentes e dos técnicos. Portanto, a alegria e os aplausos são de todos e para todos.”

A empolgação também se faz presente na fala da diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, que enfatiza o papel colaborativo de todos os envolvidos no processo. “A obtenção do conceito 4 já na primeira avaliação é um motivo de muito orgulho para a UFJF e vem coroar o esforço de vários setores: docentes, discentes, TAEs e da Administração Superior, que não tem medido esforços para garantir a infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades de um curso tão importante para a sociedade e que foi tão desejado pela região de Governador Valadares. Isso vem mostrar a força da universidade pública que, mesmo em condições adversas, consegue manter um ensino superior gratuito e de qualidade.”

Outras informações: Campus Avançado de Governador Valadares