Aproximadamente mil pessoas assistiram à apresentação do coral no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora. Foi a primeira vez que um grupo de Governador Valadares participou do festival. (Foto: Flávia Carvalho)

O Coral Universitário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) se apresentou no último sábado, 29, no Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora (Festcoros). O grupo foi uma das 50 atrações do festival – considerado o maior do gênero no Brasil. As cerca de mil pessoas que compareceram à apresentação no tradicional Cine-Theatro Central tiveram a oportunidade de apreciar clássicos da MPB interpretados pelo grupo valadarense – o primeiro da cidade a participar de uma edição do Festcoros.

A tarefa de comandar as 33 vozes que subiram ao palco do Festcoros no último sábado ficou a cargo de Zilmar Emerich Eller. A estudante de Administração da UFJF-GV é a maestrina do grupo desde a sua criação, em 2016. Sobre a apresentação, a musicista definiu como uma mistura de “ansiedade, medo, cansaço, alegria e euforia”. E fez questão de destacar que a participação no festival superou as expectativas. “Foi uma aprendizagem muito boa. Trabalhando sob tensão, mas na alegria de participar de um evento tão especial. Fomos cumprimentados, aplaudidos. Realmente foram experiências muito marcantes”, afirmou Eller.

Na opinião da pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, o festival foi uma oportunidade para dar maior visibilidade ao trabalho do coral, que ela classificou como “muito sensível e também de muito talento.” E completou: “Eu tenho visto que eles estão se empenhando muito, com muito êxito no sentido de desenvolver um trabalho técnico e ao mesmo tempo muito expressivo. Eles têm tido grandes conquistas no desenvolvimento desse trabalho.” Valéria aproveitou para convidar o grupo para se apresentar no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que acontece no próximo ano, em Juiz de Fora.

Para o vice-diretor do campus, Fábio Pieri, o Coral Universitário “é uma das atividades culturais mais relevantes” da UFJF-GV e que devido a isso, a Direção-Geral “julgou relevante dar suporte a este importante projeto, para que ele alcançasse destaque ainda maior, ampliando sua atuação” para além de Governador Valadares. Pieri ainda destacou o compromisso do campus em buscar “sempre apoiar novas iniciativas de cunho tão importante para o bem-estar e lazer” da comunidade acadêmica e civil.

O grupo
O coral é coordenado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus da UFJF em Governador Valadares. Atualmente, 63 pessoas, entre estudantes, servidores e comunidade fazem parte do grupo. O repertório é composto de dois programas: um natalino e outro de canções populares que marcaram época no país. Parte deste último repertório – composto de músicas como “Tristeza”, “Berimbau”, “Canção da América” e “Andar com Fé” – foi apresentado no Festcoros.