Mobilização nacional em prol da prevenção e combate da doença foi realizada em frente ao Mercado Municipal (Foto: Maria Clara Leite)

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer, Ligas Acadêmicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram neste domingo, 25, da Ação Nacional de Combate ao Câncer “Troque o Medo por Esperança”, realizada em frente ao Mercado Municipal, na região central de Governador Valadares.

Ligas Acadêmicas promoveram ações diversas sobre câncer de pele, mama, próstata e outros. (Foto: Maria Clara Leite)

Em tendas temáticas, as Ligas Acadêmicas promoveram ações diversas sobre câncer de pele, mama, próstata, colo de útero, endométrio, esôfago, estômago, intestino, pulmão e câncer infantil; nutrição e atividades físicas; fatores de risco como tabagismo, obesidade; e orientações sobre vacinação do HPV e Hepatite;

A atividade contou ainda com um passeio ciclístico; distribuição de panfletos informativos, camisas, squeezes, brindes, balões, pipoca e algodão doce; e apresentação da banda da Polícia Militar.

A atividade contou ainda com um passeio ciclístico; distribuição de panfletos informativos, brindes e apresentação. (Foto: Maria Clara Leite)

O câncer, atualmente, é a 2º causa de morte dos brasileiros e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 2030 serão mais de 27 milhões de casos. O dia 27 de novembro foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Em 2018, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) escolheu o dia 25, por ser um domingo, para a mobilização nacional em prol da prevenção e combate da doença.

No Brasil, a estimativa para cada ano do biênio 2018-2019 aponta para a ocorrência de aproximadamente 600 mil casos novos de câncer, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde.