Encerrando a edição que marcou a retomada das atividades presenciais, o Global July 2023, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), se despede deixando um rastro de aprendizados e intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais. O evento, que contou com cursos tanto presenciais quanto on-line, trouxe uma combinação entre a imersão no campus sede de Juiz de Fora e a acessibilidade ao conteúdo para estudantes e servidores que estavam em período de férias ou vinculados ao campus avançado de Governador Valadares.

As palavras do diretor de Relações Internacionais da UFJFAnderson Bastos, reforçam a trajetória bem-sucedida deste Global July, ressaltando não apenas sua magnitude, mas também a amplitude de sua abordagem. “Uma das características mais marcantes desta edição foi a estreia do projeto Planet, uma iniciativa que transcende fronteiras acadêmicas ao integrar ensino, extensão, cultura e turismo no âmbito do Global July.”

Bastos ainda exaltou a colaboração dos programas de pós-graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa (Propp), que “enriqueceu o leque de cursos oferecidos, direcionando-os de maneira estratégica para fortalecer o esforço de internacionalização da pesquisa na UFJF”. Em 2023, Propp e DRI firmaram uma parceria para que diversos cursos do Global July também contassem como disciplinas formais para estudantes dos programas de mestrado e doutorado da UFJF.

MEC avaliou Global July como uma ação exitosa e inovadora da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Segundo o diretor, a reverberação positiva do Global July também é refletida em marcadores externos – uma afirmação que é corroborada pela diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, que afirmou que o programa foi considerado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como uma ação “exitosa e inovadora” da UFJF, contribuindo diretamente para que a universidade obtivesse a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O gerente de Relações Internacionais da UFJF, Hugo Rocha, celebra o programa como “uma plataforma muito versátil para promover a internacionalização em casa de maneira flexível e abrangente”. Para ele, toda a evolução e a diversidade do Global July foi possível devido ao engajamento de diversos setores da UFJF, abrangendo pesquisa, pós-graduação, graduação, cultura e extensão. O sentimento é ecoado pela também integrante da DRI e da organização do Global July, Clarissa Figueiroa: “Esta edição foi uma das mais desafiadoras que já fizemos. O programa está consolidado e maduro e mostra para a universidade como que, se todos trabalharmos juntos para um mesmo objetivo, podemos ir muito longe.”

“O Global July é pensado, organizado e produzido pela DRI, mas ele não aconteceria sem a colaboração, o trabalho e o esforço das pró-reitorias, da Diretoria de Imagem, do CGCO, da Cdara, do Centro de Ciências, das secretarias e coordenações dos PPGs, dos alunos e fundamentalmente dos professores”, encerra Figueroa.

Planet: programa aproxima o Brasil e o Reino Unido

Planet estreou no Global July 2023 com a presença de 14 estudantes e um professor da LJMU (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Planet, programa que estreou na edição de 2023 do Global July, oferece aos estudantes estrangeiros a oportunidade – por meio de atividades acadêmicas, artísticas e turísticas – de aprender sobre a biodiversidade, a história e a sociedade brasileiras, além de interagir com a comunidade acadêmica e do entorno da UFJF. O programa é fruto de uma parceria entre a UFJF e a Liverpool John Moores University (LJMU), com apoio do governo britânico, e visa fortalecer os laços de cooperação internacional entre as instituições.

A primeira edição do Planet aconteceu em julho e agosto deste ano, com a presença de 14 estudantes e um professor da LJMU, que se integraram ao Global July e realizaram diversas visitas a locais de interesse científico, cultural e ambiental, preparadas pela DRI e pela Inova Rumos, a Empresa Júnior de Turismo da UFJF.

Outras informações:

Diretoria de Relações Internacionais da UFJF (UFJF’s International Office)