Universidade foi avaliada com o conceito 5 no processo de recredenciamento institucional. (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve a nota máxima, o conceito 5, no processo de recredenciamento institucional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação, realizada pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é crucial para garantir o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior e o resultado reflete a excelência do ensino na Universidade.

A Instituição obteve uma boa pontuação nas cinco dimensões avaliadas: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas Acadêmicas; Desenvolvimento Institucional; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

De acordo com o relatório, durante a avaliação virtual foi possível constatar que as políticas implementadas e executadas pela Universidade, relacionadas a questões ambientais, diversidade, igualdade étnico-racial, memória cultural, produção artística e direitos humanos, contam com a participação de toda a comunidade acadêmica. Isso evidencia a preocupação da UFJF em valorizar a formação e o reconhecimento de seu corpo docente e técnico-administrativo.

Para o reitor da Universidade, Marcus David, este resultado é reflexo de um trabalho sério e comprometido de toda a comunidade acadêmica. Além disso, parabenizou o envolvimento dos  discentes, docentes, técnicos e trabalhadores terceirizados durante o período da avaliação

Confira o vídeo do pronunciamento do reitor.

O processo de avaliação

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, a nota 5 é o resultado de um trabalho coletivo. (Foto: arquivo pessoal)

A avaliação foi realizada de forma virtual in loco, utilizando aplicativos de webconferência e mensagens, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. A abordagem permitiu uma comunicação eficiente com o procurador institucional, Fábio Ribeiro, que desempenhou um papel central nas avaliações.

Nessa fase, foram conduzidas entrevistas com diversos setores da Instituição, incluindo dirigentes, técnicos administrativos, docentes, alunos, coordenadores de curso e a comissão própria de avaliação institucional. Além disso, foram realizadas visitas virtuais às unidades, bem como a verificação de documentos e informações fornecidas pela instituição de ensino superior.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o conceito máximo obtido pela Universidade é resultado de um trabalho a muitas mãos. “Fomos capazes de evidenciar, por meio de documentos, das reuniões com todos os segmentos da comunidade acadêmica e da visita à infraestrutura, de demonstrar o nosso comprometimento com as propostas do PDI. Em nome da Diretoria de Avaliação Institucional, expressamos nosso orgulho por este resultado, que é um reconhecimento do trabalho e da dedicação de cada TAE, docente e também da Administração da UFJF”, destaca.

UFJF apresenta evolução contínua

A UFJF tem apresentado um progresso contínuo em sua trajetória acadêmica. Na última avaliação, por exemplo, relativa a 2010, a instituição obteve o conceito 4. Hoje, com o resultado da nova avaliação, a Universidade passa a fazer parte do grupo seleto de instituições de ensino superior com máxima excelência de ensino e estrutura.

A estudante de RTVI, Gabriela Moroni, aponta que escolheu estudar na UFJF pelo seu alto reconhecimento de ensino e infraestrutura. (Foto: Iris Faria)

A aluna Gabriela Moroni, do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI), comemora o resultado alcançado pela UFJF e diz que escolheu estudar na instituição pelo seu alto reconhecimento de ensino e infraestrutura. Segundo ela, são diversas as experiências que a Universidade proporciona para a graduação, que vão desde bolsas, até o contato com pessoas de diversos lugares do país. “No meu curso, por exemplo, nós contamos com muitos equipamentos e espaços de qualidade, além de disciplinas enriquecidas de conteúdo”, pontua.

Já a mestranda de Química, Lívia Canuto, também diz que optou por fazer a sua graduação e pós-graduação na UFJF “pela excelência do ensino e pesquisa, além da estrutura que a Universidade oferece aos estudantes, como bolsas, projetos de pesquisas, debates e laboratórios altamente equipados”, finaliza.

O resultado converge com o último ranking, realizado pelo Center for World University Rankings (CWUR), em que a Universidade foi eleita a 23ª melhor instituição de ensino superior (IES) do Brasil e alcançou a 3ª colocação entre as universidades mineiras.

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf