1 INTRODUÇÃO
Um arquivo tem a função de testemunhar, de provar e de proteger as fontes para a pesquisa. Nascidos, às vezes, de maneira informal, por uma decisão de um colecionador ou pela decisão de um trabalhador mais empenhado, os arquivos tornaram-se o lugar de onde se extrairia tanto o assunto para uma publicação de um jornal quanto os documentos que comprovam atividades empresariais, tanto a história de uma família quanto os dados para uma pesquisa acadêmica.
O acervo do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode atender a essas demandas por meio de pesquisas que resultam em trabalhos acadêmicos, na comprovação de direitos dos estudantes, trabalhadores ou da própria instituição, em informações que apoiam pedidos de segunda cidadania em países estrangeiros, em resgate de imagens do passado e em reflexões a respeito do presente.
O Arquivo Central atua na gestão de documentos da UFJF e oferece acesso a diversos documentos de caráter permanente ou histórico, produzidos pela instituição ou pela sociedade.
O Arquivo Central é responsável pelo sistema de arquivos e a gestão dos documentos produzidos pela UFJF, ou seja, presta assessoria técnica aos setores, guarda, preserva, normaliza o processamento técnico e, seguindo a legislação, dá destino de guarda definitiva ou descarte a esses documentos. O diretor do Arquivo Central é o presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, responsável pela orientação e realização dos procedimentos de análise, avaliação e seleção da documentação arquivística da UFJF com o objetivo de identificar os documentos que terão guarda permanente e os que serão eliminados. Esse setor ainda participa da administração do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFJF e, quanto ao sistema de Assentamento Funcional Digital, guarda e digitaliza documentos de pastas funcionais da instituição.
Também guarda e permite a pesquisa a documentos que foram produzidos por pessoas físicas ou jurídicas – órgãos da administração pública, empresas, famílias, personalidades da política e de instituições diversas – e que têm caráter histórico. Entre esses, há documentos que datam especialmente dos séculos XIX e XX, que são de interesse para a comunidade em geral e a memória social regional e integram o patrimônio histórico cultural juiz-forano, mineiro ou brasileiro. Fazem parte do acervo do Arquivo Central coleções recebidas ou criadas por seu próprio pessoal, além de uma biblioteca.
Em março de 2020, foi criado o Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (LAPHARQ), devido às preocupações do pessoal do Arquivo Central com a produção de pesquisa, divulgação e análise do acervo, identificação de fontes para estudos em história e em arquivologia. O LAPHARQ tem se empenhado no oferecimento de eventos para difusão do conhecimento nessas áreas e em firmar parcerias com pesquisadores e instituições.
A criação do Arquivo Central foi aprovada, em 31 de maio de 2011, pelo Conselho Superior da UFJF, mediante a proposta apresentada pelo Arquivo Histórico da UFJF, que, desde 25 de março de 1985, atuava como centro de documentação e memória, órgão de natureza exclusivamente acadêmica. O Arquivo Histórico tem suas origens mais remotas na década de 1970, situando-se dentro de um contexto dos esforços do Departamento de História da UFJF para criar condições para o desenvolvimento da pesquisa histórica. Teve como precursor o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFJF.
Em julho de 1993, o Arquivo Histórico foi instituído como órgão suplementar da UFJF. Seu objetivo era contribuir para o ensino, pesquisa e extensão na área de História do Brasil, oferecendo suporte à pesquisa não somente para o Departamento de História, mas para todos os setores, das ciências humanas ou não, voltados para uma perspectiva histórica dos fatos, no contexto brasileiro. Não tinha, como centro de documentação, qualquer responsabilidade com a gestão documental da UFJF ou com seus documentos em fase permanente. Seus objetivos eram puramente acadêmicos.
O Arquivo Histórico fez várias tentativas, sem sucesso, de criar um sistema de arquivos na UFJF. Afinal, em 2011, foi criado o Sistema de Arquivos da UFJF (SIARQ-UFJF) e o Arquivo Central, como seu órgão central. Assim, o setor se tornou responsável pela normatização e coordenação do SIARQ-UFJF e pela custódia dos documentos da instituição em fase intermediária e permanente.
Dessas atribuições e da guarda de documentos da sociedade, resultou uma diversidade de funções e atividades no Arquivo Central que justificam a padronização de procedimentos e de rotinas. Outra justificativa são os ingressos constantes de estagiários e bolsistas que realizam as atividades pertinentes.
Assim, a criação dos procedimentos operacionais padrão (POPs) tem por objetivo promover a discussão da integração entre os trabalhos desenvolvidos no setor; provocar os interessados a refletir a respeito do registro de sua rotina de trabalho de suas obrigações; e padronizar modelos que obedeçam a uma identidade visual do setor, especialmente, em relação ao uso da logomarca da UFJF. Aqui estão registrados alguns desses POPs iniciais. Espera-se que outros procedimentos sejam contemplados. No caso dos POPs do SEI, devido a sua especificidade, eles se encontram em outro texto.
2 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO
O procedimento operacional padrão é uma ferramenta importante para nortear a execução das atividades, melhorar a qualidade do trabalho e principalmente contribuir para a gestão do conhecimento, pois todos os procedimentos a serem executados estarão registrados.
Trata-se de um documento com as instruções e descrições detalhadas das atividades que compõem uma rotina do dia a dia. É um roteiro padronizado para realizar uma atividade dentro do padrão de qualidade esperado, minimizando erros e desvios.
Levando-se em consideração a importância da constância e padronização na execução das atividades do Arquivo Central, e a necessidade de disseminação de conhecimento entre os trabalhadores, foram elaborados os POPs para cada atividade e subatividade do setor.
Arquivos Permanentes – Organização e guarda dos documentos
POP AC – 02 – Recebimento de Guias de Recolhimento
Arranjo e descrição documental
POP AC – 04 – Arranjo e Descrição Documental
Preservação e conservação de documentos
POP AC – 05 – Conservação Preventiva e Higienização de Documentos Físicos
POP AC – 06 – Digitalização de Processos e Documentos
POP AC – 07 – Digitalização de Documentos em Formato Não A4
POP AC – 12 – Backup de Arquivos
POP AC – 21 – Manutenção das Condições Ambientais
Administração do Assentamento Funcional Digital (AFD)
POP AC – 08 – Digitalização dos Documentos do AFD
POP AC – 09 – Atendimento das Consultas ao AFD
Administração da Biblioteca
POP AC – 10 – Administração da Biblioteca
POP AC – 11 – Atendimento aos Usuários da Biblioteca
Comunicação social
POP AC – 13 – Manutenção da Página do Arquivo Central
Administração da Secretaria
POP AC – 14 – Redação de Ofícios e Memorandos
POP AC – 15 – Abertura de Requisições no SIGA
POP AC – 16 – Fechamento de Salas e Quadro de Chaves
Arquivo Intermediário e gestão documental
POP AC – 17 – Transferência de Documentos para o Arquivo Intermediário
POP AC – 19 – Gestão Documental
POP AC – 20 – Eliminação de Documentos
POP AC – 31 – Localização de Pastas Funcionais do Arquivo Intermediário
Atendimento das consultas aos acervos arquivísticos sob a guarda do Arquivo Central
POP AC – 03 – Atendimento das Consultas ao Acervo Permanente da UFJF
POP AC – 18 – Atendimento aos Consulentes do Arquivo Intermediário
POP AC – 29 – Atendimento das Consultas aos Acervos Diversos da Sociedade
POP AC – 30 – Atendimento das Consultas ao Acervo do Fórum Benjamin Colucci
Administração do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
POP AC – 22 – Cadastro de Processos no SEI
POP AC – 23 – Cadastro de Documentos no SEI
POP AC – 24 – Cadastro de Usuários no SEI
POP AC – 25 – Cadastro de Unidades no SIP e SEI
POP AC – 26 – Auditoria de Processos e Documentos no SEI
POP AC – 27 – Identificação de Liberação de Usuário Externo
POP AC – 28 – Atendimento aos Usuários do SEI
3 REFERÊNCIAS
ARQUIVO CENTRAL DA UFJF. Arquivo Central. Juiz de Fora: Arquivo Central, 2021. Disponível em: https://www2.ufjf.br/arquivocentral/. Acesso em: 12 abr. 2021.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Decreto n° 10.148, de 2 de janeiro de 2019. Institui a comissão de coordenação do sistema de Gestão de Documentos e arquivos da administração pública federal. Dispõe sobre a comissão permanente de avaliação de documentos às subcomissões de coordenação do sistema de gestão de documentos e arquivos da administração pública federal e o Conselho Nacional de Arquivos, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10148.htm. Acesso em: 11 jun. 2021.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/imagens/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021. Publicações Técnicas n° 51.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Portaria nº 47, de 14 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2020. Disponível em: http://siga.arquivonacional.gov.br/index.php/gestao-de-documentos-digitais/47-gestao-de-documentos/portarias/525-ccd-ttd-executivo-federal. Acesso em: 11 jun. 2021.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Portaria n° 92, de 23 de setembro de 2011. Aprova o código de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das instituições federais de ensino superior – IFES. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. Disponível em: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/index.php/acoes-internacionais/47-gestao-de-documentos/portarias/337-portaria-an-mj-n-92-de-23-de-setembro-de-2011. Acesso em: 11 jun. 2021.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Resolução n° 40, de 9 de dezembro de 2014. Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos entidades integrantes do sistema nacional de Arquivos-SINAR. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-40-de-9-de-dezembro-de-2014-alterada. Acesso em: 11 jun. 2021.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Resolução n° 44, de 14 de fevereiro de 2020. Dá nova redação ao art. 1°, 2° e 3° e respectivos anexos 1, 2 e 3 da Resolução n° 40, de 9 de dezembro de 2014. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-44-de-14-de-fevereiro-de-2020. Acesso em: 11 jun. 2021.
ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DE SÃO PAULO. Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. São Paulo: ARQ SP, [2021]. Disponível em: http://arqsp.org.br/cpba/. Acesso em 26 mar. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. Resolução nº 28/2009, de 17 de fevereiro de 2009. Dispõe sobre a adoção da Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – Sinar, institui o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos e estabelece a obrigatoriedade da adoção do Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos – CODEARQ. Brasília, DF, Conselho Nacional de Arquivos, 2017. Disponível em: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/nobrade.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, DF: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 3 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL. Decreto n. 9.758 de 11 de abril de 2019. Dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9758.htm.Acesso em 6 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Secretaria Executiva. Secretaria de Gestão Corporativa. Diretoria de Administração e Logística. Usuário do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): cartilha. 7. ed. Brasília: Diretoria de Administração e Logística/SGC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/sei/comunicados/arquivos-noticias/cartilha-do-usuario-do-sei. Acesso em: 23 de jun. de 2021.
BRUTE FORCE SECURITY. Glossário. [S. l.]: Brute Force Security, 2021. Disponível em: https://archivematica.com.br/. Acesso em: 11 jun. 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. Página da Câmara Brasileira do Livro. São Paulo, [2021]. Disponível em: https://www.cblservicos.org.br/. Acesso em: 29 mar. 2021.
CANADIAN CONSERVATION INSTITUTE; CENTRO INTERNACONAL DE ESTUDOS PARA A CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS. Guia de gestão de riscos para o patrimônio museológico. [S. l.]: ICCROM, 2016. Disponível em: https://www.iccrom.org/sites/default/files/2018-01/guia_de_gestao_de_riscos_pt.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021
CASSARES, N.C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021. Projeto como fazer nº 15.
CENTRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL (Universidade Federal de Juiz de Fora). Treinamentos do CGCO. Juiz de Fora: CGCO, 2021. Disponível em: https://www2.ufjf.br/treinamentoscgco/docs/sites-institucionais/. Acesso em: 12 abr. 2021.
COLENGHI, Vitor Mature. O&M e qualidade total: uma integração perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
CONSELHO SUPERIOR (Universidade Federal de Juiz de Fora). Resolução n. 15, de 31 de maio de 2011. Cria o Arquivo Central e dispõe sobre o Sistema de Arquivos da UFJF. Disponível em: <http://www.ufjf.br/arquivocentral/2017/11/20/inicial/>. Acesso em: 12 abr. 2021.
CONSELHO SUPERIOR (Universidade Federal de Juiz de Fora). Resolução nº 54, de 27 de março de 2017. Aprova regras para flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://www2.ufjf.br/consu//files/2016/02/Resolu%c3%a7%c3%a3o-54.2016-CONSU_Flexibiliza%c3%a7%c3%a3o-da-Jornada-de-Trabalho.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.
DI MAMBRO, Galba Ribeiro. Glossário básico de arquivologia. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. Disponível em: https://www2.ufjf.br/arquivocentral//files/2013/09/di_mambro_glossa_130520.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
DI MAMBRO, Galba Ribeiro. Manual de atribuição de códigos de classificação a documentos de arquivo da UFJF. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. Disponível em: https://www2.ufjf.br/arquivocentral//files/2019/05/Manual-Gest%c3%a3o-de-Documentos-prof.Galpa_.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
HAGEN, D.; ATKINSON, R.W; CHILD, M.; MILEVSKI, R.J.; NAINIS, L. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO (Brasil). Glossário. Manual do protocolo e arquivo. In: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Página do Software Público Brasileiro. Brasília, DF, [2021]. Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manual-do-protocolo-e-arquivo/glossario. Acesso em: 23 jun. 2021.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Secretaria de Gestão de Pessoas (Brasil). Portaria Normativa nº 9, de 1 de agosto de 2018. Disponível em: https://legis.sigepe.planejamento.gov.br/sigepe-bgp-ws-legis/legis-service/download/?id=0001278373-ALPDF/2019. Acesso em: 21 jun. 2021.
NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO (Universidade Federal de Juiz de Fora). Núcleo de Apoio à Inclusão. Juiz de Fora: NAI, 2021. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nai/. Acesso em: 12 abr. 2021.
PADILHA, Renata Cardozo; CAFÉ, Lígia Maria Arruda. Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 90-111, 2014
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (Brasil). Manual de redação da Presidência da República. 3. ed. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf. Acesso em: 6 jul. 2021.
SETLIK, Filipe. POP: o que é e como fazer o procedimento operacional padrão? Balneário Camboriú: Qualyteam, 2021. Disponível em: <https://qualyteam.com/pb/blog/pop-como-escrevr-um-procedimento-operacional-padrao/>. Acesso em: 12 abr. 2021.
SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (Universidade Federal de Juiz de Fora). Criação de Processos no SEI. Disponível em: https://www2.ufjf.br/sei/2020/11/09/criacao-de-processos-no-sei/. Acesso em: 23 jun. 2021.
Seguimos conectados!