Fechar menu lateral

Apresentação

O Arquivo Central presta serviços à população, à comunidade acadêmica da UFJF e a pesquisadores de diversos lugares do Brasil e do mundo, Ele está entre as instituições de memória que se dedicam à proteção do patrimônio cultural que, como está na Constituição Federal brasileira, são os “[…] bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Documento do Arquivo do Fórum Benjamin Colucc

Documento do acervo do Fórum Benjamin Colucci com a capa, documentos acondicionados e uma caixa arquivo

Na UFJF, o Arquivo Central define a política de gestão documental, guarda e organiza os documentos oriundos da instituição e  administra o acesso ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Também oferece estágio e bolsas de treinamento profissional a graduandos em projetos que contemplam o processamento técnico, a preservação, a organização de documentos e o processamento de imagens do acervo.

A guarda e o oferecimento de acesso aos documentos e o apoio aos usuários em suas pesquisas contribuem para que todos tenham direito à memória e à informação. Em parceria com trabalhadores que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de cultura, o setor também organiza e participa de atividades de divulgação de seu acervo e de capacitação na área de arquivologia, história e preservação de patrimônio cultural por meio do oferecimento de exposições, cursos e seminários. Tais eventos são parte das atividades do seu Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (LaphArq).

Parque Halfeld maio 1986 acervo do Serviço de Educação Popular

Parque Halfeld, maio de 1986;  acervo do Serviço de Educação Popular

Como outras instituições de mesma natureza, o Arquivo Central tem a urgência de incluir um público que não seja apenas inserido nas classes privilegiadas, e fazer uma abordagem orientada para as necessidades dos usuários, aumentando o número e diversificando o perfil de atendidos.

De modo interdisciplinar, o setor promove a cultura entre a população da região de Juiz de Fora que, com as possibilidades do uso da internet, tornou-se bem mais ampla. Seus usuários são consumidores e produtores de informação, de documentos, de objetos e de atividades culturais.

Inauguração da Reitoria UFJF 28051966

Inauguração da Reitoria UFJF 28051966

Nesse sentido, o Arquivo Central age em benefício dos cidadãos, que podem se ver em seus acervos e com eles produzir conhecimento sobre si e suas comunidades. Também os incentiva a proteger seu patrimônio cultural e sua memória nos territórios de influência da UFJF nas cidades de Juiz de Fora e de Governador Valadares e em outros, tão diversos quanto o acesso à internet permite.

Periódico, acervo UFJF

Periódico, acervo UFJF

Em 31 de maio de 2011, o Conselho Superior da UFJF aprovou a criação do Arquivo Central. Essa proposta foi uma iniciativa do Arquivo Histórico, que, desde 25 de março de 1985, atuava como centro de memória social, órgão de natureza exclusivamente acadêmica.  O acervo do Arquivo Histórico, composto por documentos produzidos por políticos, professores, personalidades da política, famílias, empresas, movimentos sociais e instituições públicas, entre outros, está sob a guarda do Arquivo Central. São documentos que datam especialmente dos séculos XIX e XX e de interesse para a memória social regional e integram o patrimônio histórico-cultural juiz-forano, mineiro ou brasileiro. Destacam-se entre tais documentos o acervo da UFJF, várias coleções, o arquivo do Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora, do 4º Ofício Cível do Fórum Benjamin Colucci,  da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, do político Odilon Braga, do Fórum 8M, da construtora Pantaleone Arcuri, do Serviço de Educação Popular, entre outros, além de uma biblioteca de apoio

Leia a resolução que criou o Arquivo Central.

A consulta aos documentos e o fornecimento de cópias digitalizadas são gratuitas. Essas cópias podem ser enviadas por e-mail. As fotos são permitidas sem o uso do flash.

O horário de atendimento do Arquivo Central se inicia às 7 horas e se encerra às 19 horas. Também é possível agendar visitas técnicas para esse horário.

 

Contato para pesquisa e outros interesses

 

Coordenações do Sistema de Arquivos (SIARQ) e de Arquivos Intermediários

Prédio da Reitoria – Campus Universitário S/N

Martelos

Juiz de Fora/MG

CEP 36036-900

Tel: (32) 2102.3984

E-mail: gestao.documentos@ufjf.br

 

Direção, Biblioteca e Coordenações de Arquivos Permanentes e de Preservação

Av. Rio Branco 3.460 – Fundos

Alto dos Passos

Juiz de Fora/MG

CEP 36036-330

Tel: (32) 3214-4161

    
Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ
Instagram
Facebook