Fechar menu lateral

Apresentação

O Arquivo Central é responsável pelo sistema de arquivos e a gestão dos documentos produzidos pela UFJF, em papel ou meio digital, ou seja, presta assessoria técnica aos setores, guarda, preserva, normaliza o processamento técnico e, seguindo a legislação, dá destino final de guarda definitiva ou descarte a esses documentos. Também guarda e permite a pesquisa a documentos que foram produzidos por pessoas físicas ou jurídicas e que têm caráter histórico de interesse da comunidade em geral.

cartaz pedindo para entrar em contato

 

Além dos trabalhadores da UFJF, todos os cidadãos e pesquisadores podem fazer consultas ao acervo do Arquivo Central em seus trabalhos acadêmicos, jornalísticos, de interesse pessoal, entre outros. Estão sob a guarda do Arquivo Central documentos que datam especialmente dos séculos XIX e XX, que são de interesse para a memória social regional e integram o patrimônio histórico cultural juiz-forano, mineiro ou brasileiro. Foto de caixas arquivo

Em 31 de maio de 2011, o Conselho Superior da UFJF aprovou a criação do Arquivo Central. Essa proposta foi uma iniciativa do Arquivo Histórico, que, desde 25 de março de 1985, atuava como centro de memória social, órgão de natureza exclusivamente acadêmica.  O Arquivo Central atua na gestão de documentos da UFJF e oferece acesso a diversos documentos de caráter histórico, produzidos pela instituição ou pela sociedade.

Leia a  resolução que criou o Arquivo Central.

Esses documentos são provenientes de empresas, famílias, personalidades da política e de instituições diversas. Destacam-se, nesses acervos, os fundos Constituinte de 1988, 4º Ofício Cível do Fórum Benjamin Colucci, Mozart Teixeira, Companhia Têxtil Oswaldo Mascarenhas, Odilon Braga, entre outros.

Atualmente, entre outros, os documentos mais procurados são aqueles que comprovam a participação em estágios ou programas de monitoria na UFJF, para fins de aposentadoria, e documentos que registram a construção do campus, a criação de cursos e as diversas atividades da universidade. Quanto à cidade de Juiz de Fora, os temas pesquisados são relativos à história do jornalismo, da arquitetura, de bairros, do cinema e da cultura local. Interessados em conhecer a genealogia de sua família, ou iniciar um processo para obter uma segunda cidadania, também procuram o Arquivo Central.

A consulta aos documentos e o fornecimento de cópias digitalizadas são gratuitas. As cópias digitalizadas podem ser enviadas, por e-mail ou copiadas em pen-drive. As fotos são permitidas sem o uso do flash.

O horário de atendimento do Arquivo Central se inicia às 7 horas e se encerra às 19 horas. Também é possível agendar visitas técnicas para esse horário.

São oferecidos estágios a estudantes de graduação da UFJF no Arquivo Central, em projetos que contemplam o processamento técnico, a preservação, a organização de documentos e o processamento de imagens do acervo.

 

Contato para pesquisa e outros interesses

Direção, Coordenações do Sistema de Arquivos e de Arquivos Intermediários

Prédio da Reitoria – Campus Universitário S/N

Martelos

Juiz de Fora/MG

CEP 36036-900

Tel: (32) 2102.3984

E-mail: arqcentral@ufjf.edu.br

 

Biblioteca e Coordenações de Arquivos Permanentes e de Preservação

Av. Rio Branco 3.460 – Fundos

Alto dos Passos

Juiz de Fora/MG

CEP 36036-330

Tel: (32) 3214-4161

 

Instagram

Facebook