Nesta sexta-feira, 29, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mobilizou-se para  receber e orientar os candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 e acompanhantes que vieram conhecer o campus e os locais de prova com antecedência. A equipe é formada por bolsistas e trabalhadores da Diretoria de Imagem Institucional e da Central de Atendimento, que além de prestar orientações, também é responsável por realizar a cobertura de imprensa, fornecendo informações em tempo real. A proposta é atender e dar suporte para aqueles que procurarem conhecer os prédios com, pelo menos, um dia de antecedência, como a recomendação.

Rhana Vitória de Medeiros, de Bom Jardim (Foto: Alissa Andrade)

Entre os mais 24 mil estudantes que fazem as provas em Juiz de Fora, a estudante da de Bom Jardim (RJ), Rhana Vitória de Medeiros, percorreu cerca de 188 km para realizar as provas do módulo III do vestibular seriado. Alocada no prédio novo do Instituto de Ciências Exatas (ICE), pretende cursar letras na UFJF. “Conhecer o local de prova com antecedência acalma bastante a gente. Gostei desse primeiro contato com a Universidade. Achei muito bonito e as pessoas parecem bem simpáticas.”

De Juiz de Fora, Gabriella da Silva Peixoto (Foto: Raí Gabriel)

Natural de Juiz de Fora, Gabriella da Silva Peixoto veio conhecer o local de prova acompanhada da mãe. Candidata do módulo II do Pism, a estudante pretende cursar Medicina Veterinária e afirma que conhecer previamente o prédio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, onde realizará as provas, facilita a chegada na hora dos exames e evita possíveis atrasos. “Essa recepção é importante e estou muito satisfeita. O acolhimento começou fora do campus, quando as redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter -, trouxeram muitas informações para os candidatos. Vir à UFJF é uma oportunidade de conhecer não só o local de prova, mas onde eu vou estudar futuramente.”

Vinda da cidade de Taubaté (SP), no Vale da Paraíba, Carolina Ferro Florençano de Castro, está inscrita no módulo III e vai tentar o curso de Odontologia. Para a estudante é de extrema importância saber com antecedência onde é o local da prova, ainda mais vindo de tão longe e não conhecendo a cidade, o que poderia gerar ansiedade. “O acolhimento traz muita tranquilidade, por isso ter pessoas para nos orientar e tirar nossas dúvidas traz um conforto imenso.”

Leonardo Pontes Benevenuto, de Piraúba (Foto: Talison Vardiero)

Os pais da candidata, Marco Antônio Florençano de Castro e Daniela Rodrigues Ferro de Castro, também teceram elogios à instituição. “Fomos muito bem recebidos e temos tranquilidade em relação ao ambiente que ela possa vir a estudar”, afirma o pai.

Também inscrito para o módulo III para o curso de Odontologia, Leonardo Pontes Benevenuto, veio do município mineiro de Piraúba. Alocado no prédio de Comunicação, preferiu vir conhecer o local de provas com antecedência para saber as possibilidades de transporte e qual é a melhor opção. “Vim avaliar se dá para ir a pé ou se será necessário pegar um ônibus ou um carro por aplicativo. É importante ter esse tipo de acolhimento, pois eles me indicaram direitinho aonde ir.”

Pism 2020

No total, 20 prédios de faculdades e institutos estão disponíveis para alocação dos 7.629 candidatos que farão exames no campus. Por ser um espaço de ampla dimensão territorial, os candidatos precisam ficar atentos tanto ao local onde realizarão as provas quanto ao setor universitário em que o prédio está localizado. No campus da UFJF, haverá nove setores de aplicação de provas, as Faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem vão receber os alunos que solicitaram atendimento especial.

As provas do Pism serão aplicadas neste sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 13h. Os candidatos podem conferir o local de prova no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato. A recomendação é que o candidato visite o local da prova com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes dos portões se fecharem.

Confira o edital completo do Pism 2020

Pism 2020: o que pode e o que não pode?
Pism 2020: como encontrar meu local de prova no campus da UFJF?
Equipe da UFJF recepciona e orienta candidatos do Pism 2020
Pism 2020: divulgado comprovante definitivo de inscrição
Pism 2020: o que cai em cada dia de prova?
Divulgado resultado do sorteio de fiscais do Pism 2020
UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br