Representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autoridades reuniram-se, nesta sexta-feira, 11, para discutir as mobilizações necessárias para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O exame acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e demanda esquemas operacionais de segurança, trânsito, transporte e atendimentos especiais, além de médico emergencial.

Reunião contou com presença de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora e de setores da Universidade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A reunião contou com a presença da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, da Central de Atendimento (CAT) e da Coordenação de Vigilância, todos da UFJF, além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora.

Transporte e trânsito
O reforço do transporte coletivo público para atender os locais de prova nos dias do Pism foi garantido pela Settra, que se comprometeu a aumentar o número de carros disponíveis para o campus da UFJF, onde haverá grande volume de candidatos. Escolas e faculdades em outras regiões de Juiz de Fora também demandarão esforço de controle de tráfego em vias antes não utilizadas para o Pism; por isso, a recomendação é que os candidatos se programem para chegar aos locais dos exames com o maior tempo de antecedência possível.

O trânsito no campus da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração semelhante à ocorrida no ano passado. Os ônibus e carros particulares poderão acessar o anel viário, incluindo as rotas que levam, de um lado, ao complexo das faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem, e do outro, ao Instituto de Artes e Design (IAD). Motoristas poderão estacionar carros de passeio apenas no estacionamento da Reitoria, na Praça Cívica; no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e no platô Meteorológico. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.

Orientações
Um grupo de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional atuará orientando os candidatos. Eles ficarão espalhados nos ônibus que levam ao campus, informando quais paradas são as mais próximas de cada unidade acadêmica, facilitando a localização dos locais de prova. Bolsistas uniformizados também ficarão distribuídos nas vias principais do campus, orientando os candidatos.

Atendimento médico
O processo seletivo contará com dez setores de atendimento médico emergencial, com médico, unidade móvel e kit de emergência. Cinco deles funcionam dentro do campus: próximos aos institutos de Ciências Exatas e Ciências Humanas e às faculdades de Letras, Farmácia e Bioquímica, e Serviço Social. 

Os outros cinco pontos de atendimento médico ficarão fora do campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste); Colégio de Aplicação João XXIII; Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac); Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Polivalente); e Instituto Estadual de Educação (Escola Normal).

Atendimento especial
Os estudantes requerentes aos atendimentos especiais ficarão alocados nas faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Uma das alterações deste ano será o local onde candidatos sabatistas farão a prova, anteriormente realizadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Nesta edição, será no prédio anexo do Colégio de Aplicação João XXIII. 

Além disso, a partir deste ano, candidatas lactantes terão reposição do tempo gasto durante amamentação. No caso de estudantes que precisarem de atendimento médico não haverá reposição de tempo.

Bombeiros e Polícia Militar
Os atendimentos funcionarão sob demanda ordinária. Em caso de necessidade, a Polícia Militar (PM) estará de prontidão no telefone 190. Além disso, o Corpo de Bombeiros também estará de sobreaviso, em trabalho articulado com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), podendo ser acionados nos contatos 192 e 193.

Locais de prova e comprovante de inscrição
As provas do Pism ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas serão disponibilizados a partir das 15h do dia 19 de novembro, exclusivamente na Área do Candidato. As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Nos dias da prova, os candidatos devem apresentar documentação com foto atualizada e documentos originais, não podendo ser em meios digitais.

Confira o edital completo do Pism 2020

Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020

Leia mais

Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial

Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais

Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país

20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos

PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições

Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica

Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição

Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção

Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas

Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção

Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design

Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato

Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?

Entenda o sistema de cotas do Pism

Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações:
vestibular@ufjf.edu.br