IAD ganha cinco novos cursos, mas interdisciplinaridade permanece na grade curricular (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

IAD ganha cinco novos cursos, mas interdisciplinaridade permanece na grade curricular (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Com o fim do bacharelado interdisciplinar em Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), uma das mudanças apresentadas para a prova do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 são as entradas diretas para os cursos de bacharelado em Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Design, Moda e a licenciatura em Artes Visuais, antes oferecidos exclusivamente em segundo ciclo. A partir da nova regra, os candidatos do módulo III do vestibular seriado têm os cursos como opções durante o ato de inscrição. Até 2019, as entradas se davam pelo bacharelado interdisciplinar, após a conclusão do primeiro ciclo. 

As 250 vagas do bacharelado interdisciplinar não foram extintas, apenas direcionadas para as novas graduações. Para que os cinco cursos pudessem oferecer entradas diretas, foram feitas mudanças nas grades curriculares. A decisão aconteceu após avaliação, realizada por uma comissão composta por professores, estudantes e técnico-administrativos em Educação. A mudança foi discutida e aprovada pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) e pelo Conselho Superior (Consu). Foram considerados aspectos como o abandono estudantil no bacharelado interdisciplinar, as vagas ociosas no segundo ciclo devido à evasão estudantil e a proposta de uma estrutura acadêmica mais atraente para os discentes. 

Interdisciplinaridade continua

O diretor do Instituto de Artes e Design (IAD), Fabrício Carvalho, explica que apesar da reformulação das grades curriculares, a interdisciplinaridade do instituto permanece nas graduações. “Os componentes específicos estavam pequenos, fazendo com que o aluno pudesse ter uma defasagem no aprendizado. A partir disso, encaminhamos a proposta para o Congrad e não extinguimos as vagas, apenas as direcionamos para os novos cursos. Essa mudança permite ao estudante encontrar mais facilmente atividades e projetos na área de interesse.”

Uma das preocupações com o término do bacharelado interdisciplinar tratava de como seria a interdisciplinaridade do IAD no aprendizado dos estudantes. A chefe do departamento de Artes e Design, Patricia Moreno, aponta que haverá multidisciplinaridade dentro da grade fixa, possibilitando que o aluno transite nos outros cursos, porém a partir da escolha em disciplinas do próprio interesse. “Os estudantes terão um diploma com a formação adequada, pois sairão graduados em uma profissão, mas permeados de todas as outras, inclusive podendo fazer disciplinas eletivas em todas as áreas que oferecemos, até mesmo no curso de Música. Percebemos que os discentes vão se sentir menos perdidos por terem uma turma e uma grade fixa.”

Bacharelado em Artes Visuais 

Foto: Iago de Medeiros/UFJF

De acordo com a coordenadora do curso de bacharelado em Artes Visuais, Priscilla de Paula, as mudanças nos cursos e projetos pedagógicos do IAD têm uma série de impactos positivos. A primeira delas é a mudança na forma de ingresso, agora o estudante deve declarar sua entrada em um dos cursos que antes pertencia ao segundo ciclo. “Ganhamos cinco cursos novos, pois estes, anteriormente, não apareciam para o jovem que concorria para o bacharelado interdisciplinar. Outra mudança importante foi que conseguimos tornar os currículos destes cursos específicos mais completos, mais interessantes, sem perder a interdisciplinaridade do projeto original do bacharelado. Com isso, nossos alunos terão uma formação nas áreas escolhidas sem perder a importante formação básica e fundamental na área artística.”

Licenciatura em Artes Visuais

Foto: Caique Cahon/UFJF

“Com a nova grade de ensino, o aluno irá cursar disciplinas direcionadas para a licenciatura em Artes Visuais”, comenta a coordenadora do curso, Vanessa Lambert. A professora aponta que foram acrescentadas novas disciplinas antes estruturadas de forma genérica e agora se tornaram mais específicas. “Nosso curso não irá formar para atuação exclusiva na educação formal, mas também para a produção de materiais didáticos, museus, eventos culturais e na produção de arte contemporânea e tecnologia.”

Cinema e Audiovisual

Foto: Caique Cahon

Foto: Caique Cahon/UFJF

A coordenadora do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual, Alessandra Brum, acredita que a extinção do bacharelado interdisciplinar traz benefícios aos estudantes, entre eles, a formação de disciplinas mais estruturadas, a alteração do tempo de graduação – de um ano e meio para quatro anos – e maior coletividade e envolvimento entre a turma. “A experiência do estudante será mais completa e melhor estruturada na nova grade curricular. Além disso, um detalhe importante é a criação de turmas, pois o cinema é uma atividade coletiva e essa adaptação permite uma melhor imersão estudantil. Ainda há a possibilidade de um estudo interdisciplinar, o que torna o discente mais crítico e aberto ao aprendizado oferecido pelo IAD.”

Design

Foto: Twin Alvarenga/UFJF

Foto: Twin Alvarenga/UFJF

Por ser uma das áreas que mais se distancia das demais no Instituto de Artes e Design, considerando que o Design está entre as Ciências Sociais Aplicadas, os alunos do novo curso vão poder experimentar disciplinas mais específicas e fortalecer o aprendizado e o processo de profissionalização dos estudantes. De acordo com o coordenador da graduação, André Mol, a nova estrutura atende à demanda da grade curricular sem a necessidade de esperar o fim do bacharelado interdisciplinar. “O aluno já entra imerso no curso e ainda pode aproveitar da interdisciplinaridade e experimentar a relação com as demais áreas. A nova grade oferta disciplinas eletivas e terá vaga garantida para outros cursos em busca de promover a transdisciplinaridade.”

Moda 

Foto: Alexandre Dornelas

Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

“Com a nova grade desenvolvida para o curso, a Moda na UFJF potencializa o seu perfil de formação, equilibrando teoria e prática, em sintonia com as demandas da sociedade contemporânea e com a vocação do IAD em valorizar processos criativos interdisciplinares”, considera o coordenador do curso, Javer Volpini. O professor acredita que a partir da reformulação, os docentes e discentes pode ser melhor aproveitados dentro do contexto de ensino, pesquisa e extensão. “Desta forma, estamos em paridade com os cursos de moda dos mais importantes institutos federais do Brasil e aptos para receber alunos de todo o país com uma formação de muita qualidade. Além disso, o curso terá mais visibilidade e independência didática e de gestão, favorecendo nossa atuação no cenário nacional, abrindo espaço para a internacionalização, que poderá, inclusive, receber alunos de outros países parceiros da UFJF.”

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design