A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou na tarde desta terça-feira, 19, o comprovante definitivo de inscrição para os candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020. No documento consta a confirmação da inscrição e os locais de prova onde cada estudante fará o exame. O comprovante deve ser impresso pelo próprio candidato, por meio de um link disponível na Área do Candidato, e estará disponível até as 12h do dia 1º de dezembro.

De acordo com o edital do Pism, o comprovante definitivo não é enviado aos candidatos por nenhum meio físico, sendo de responsabilidade do inscrito imprimi-lo e conferir os dados encontrados no documento, como: nome, RG, opção de curso, grupo, data e horário. As provas acontecem nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, o estudante deve verificar o comprovante definitivo de inscrição, pois este documento afirma que ele está inscrito no processo e apresenta o local onde será aplicada a prova. “Ao ter o conhecimento de onde faz a prova, o estudante deve se organizar para conhecer o espaço, chegar até essa localidade e calcular a antecedência necessária. Inclusive é preciso considerar uma antecedência diferenciada, pois com mais de 24 mil estudantes fazendo as provas do Pism em Juiz de Fora, há uma grande mudança do transporte local, independente do uso de ônibus, carros ou a pé.”

Maria Carmen aponta a obrigatoriedade do documento oficial com foto. “É fundamental que o estudante esteja munido com documento oficial de adulto, com foto atual, como previsto no edital. Não serve documento on-line, nem digital. É obrigatório o documento físico. Além disso, é preciso planejar, levar um lanche para poder sair mais cedo de casa e não ter nenhum obstáculo ou estresse durante a trajetória.”

Locais de Prova

Em sua 20ª edição, o Pism 2020 bateu novo recorde ao receber a inscrição de mais de 40 mil estudantes de todas as regiões do país. Com a proximidade das provas, os candidatos devem ficar atentos a algumas questões, entre elas, o local de realização dos exames. A informação pode ser ser conferida no comprovante definitivo de inscrição, disponibilizado na Área do Candidato.

Em Juiz de Fora, 24.325 mil estudantes serão alocados em 34 locais entre escolas, institutos e faculdades. Confira:

Clique para abrir

Os prédios do campus universitário também recebem os candidatos do vestibular seriado. Os estudantes que solicitaram atendimento especial devem fazer as provas nas faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Além dessas, as faculdades de Letras, Economia, Serviço Social, Administração, Direito, Comunicação, Engenharia e Educação (prédio novo e antigo) também serão locais de prova. Os candidatos sabatistas realizarão as provas no Colégio de Aplicação João XXIII.

Além desses, os estudantes fazem exames do vestibular seriado em outros setores do campus, como os institutos de Ciências Humanas (ICH), de Ciências Biológicas (incluindo o prédio anexo), o de Ciências Exatas (prédio novo e antigo) e o de Artes e Design. Candidatos que vão fazer o Pism nas Faculdades de Medicina e Fisioterapia devem prestar atenção no endereço, já que os prédios dessas faculdades ficam localizados perto do Hospital Universitário (HU), ou seja, fora do campus.

Em Governador Valadares (MG), oito escolas e uma faculdade serão locais de prova. Ao todo, mais de 5.100 alunos realizam o exame na Unipac – GV, e nas escolas estaduais Paulo Freire, Professor Nelson de Sena, Abílio Rodrigues Patto, Israel Pinheiro, Júlio Soares, Joaquim Pedro Nascimento, Quintino Bocaiúva e Dona Arabela – onde acontecem os atendimentos especiais e aos sabatistas.

O processo seletivo ocorre ainda em sete instituições de ensino na cidade de Muriaé (MG). Mais de 4.400 candidatos foram destinados às escolas estaduais Dr. Olavo Tostes, Padre Maximino Benassati, Professor Gonçalves Couto, Professor Orlando Flores e Desembargador Canedo. A Escola Municipal Gilberto José Tanus Bras e a Faculdade de Minas (Faminas) também recebem para o Pism.

Já a cidade de Volta Redonda (RJ) vai abrigar cerca de 2.500 estudantes para as provas, sendo alocados em sete lugares. Quem estiver na cidade, participa do processo no Instituto de Educação Professor Manoel Marinho ou nos colégios estaduais Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Guanabara, Barão de Mauá, Rio de Janeiro e Interativo.

Nesta edição, os estudantes também fazem provas em Petrópolis que aloca cerca de 3.600 candidatos. Os alunos fazem provas nos colégios Alaor – Centro, Bom Jesus São José, Bom Jesus Canarinhos, Estadual Cardoso Fontes, Estadual Rui Barbosa, São Tomás de Aquino e no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

Pism 2020: o que cai em cada dia de prova?
Divulgado resultado do sorteio de fiscais do Pism 2020
UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br