Com a chegada das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos precisam estar atentos, tanto sobre os conteúdos e as disciplinas que são cobrados, quanto aos cuidados exigidos para a realização das avaliações. Para esclarecer algumas dúvidas, o portal da UFJF reuniu informações sobre o que é permitido ou não nos dias do exame. As provas serão realizadas em cinco cidades nos dias 30 de novembro e 1º dezembro, das 13h às 17h30.

Antes mesmo de sair de casa, o participante deve ter conhecimento do local onde realizará as provas. A informação pode ser conferida no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato, e merece atenção especial, pois o candidato só pode realizar o exame no local indicado. Além disso, é necessário apresentar documento original com foto, em meio físico. Não são aceitos documentos on-line. Servem como documentação oficial de identificação, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (CNH).

Que horas eu devo chegar?

Para não perder a prova por descuido, a orientação é que o aluno procure conhecer o local onde realiza o exame antes da aplicação e chegue com antecedência nos dias do Pism. A indicação é estar no lugar, no mínimo, 30 minutos antes. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h em ponto. Atrasos não são tolerados. O participante que não comparecer nos dias, horários e locais apresentados no comprovante definitivo tem a inscrição cancelada. Além disso, não haverá aplicação de segunda chamada.

Depois que a aplicação de provas começar, o estudante precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos.

O que eu posso e devo fazer?

Durante todo o período de realização do exame, o documento de identificação com foto deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou a coordenação local possam conferi-lo. Não são aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Além disso, o candidato precisa levar seu próprio material. Sobre a mesa são permitidos caneta azul ou preta e régua, tudo deve ter o corpo transparente. Alimentos, água em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos, caso necessário, também estão liberados.

Lápis para as respostas, pode?

Não. Os estudantes estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis, lapiseira ou borracha. Somente são permitidos caneta azul ou preta de corpo transparente e régua também transparente. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas, como previsto no edital. 

Posso levar o caderno de provas para casa?

Sim. Para isso, cada candidato recebe um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

O que eu não posso fazer ou usar?

Não é permitido o uso de óculos escuros, porque os olhos do candidato precisam estar à vista. Também estão proibidos artigos como boné, chapéu, viseira ou gorro. As orelhas não podem estar tampadas. Estudantes com cabelos compridos devem mantê-los presos durante a realização das provas.

O uso de materiais como lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações está proibido. Dispositivos eletrônicos, de qualquer natureza, também não podem ser usados. Portanto, evite levar calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, pendrives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

É proibido o porte de armas de qualquer espécie, mesmo que o candidato tenha autorização para isso.

E o celular, pode?

É permitido levar celular. Entretanto, o candidato, ao entrar na sala de provas, deve guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados, assim como outros objetos, caso contrário, o participante será eliminado.

Atenção com a folha de resposta

O candidato recebe, em cada dia de prova, um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas as questões objetivas e discursivas. Já a folha de respostas contém espaço para marcação das respostas.

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas. A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

Confira o edital completo do Pism 2020

Leia mais:

Pism 2020: como encontrar meu local de prova no campus da UFJF?
Equipe da UFJF recepciona e orienta candidatos do Pism 2020
Pism 2020: divulgado comprovante definitivo de inscrição
Pism 2020: o que cai em cada dia de prova?
Divulgado resultado do sorteio de fiscais do Pism 2020
UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br