Há 20 anos, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criado como uma alternativa ao vestibular tradicional, com provas ao final de cada ano do ensino médio, distribuição de conteúdos em três etapas e estratégia de aproximação da universidade às comunidades juiz-forana e regional. Duas décadas depois, o sucesso do programa é referendado pelo número de inscritos: 40.126 candidatos.

Apesar de ter sido iniciado em 1999, o ano de 2001, marca o primeiro registro da realização das provas nos três módulos para o Pism, quando os primeiros candidatos ao processo finalizariam o ensino médio. Naquela edição, foi registrado o total de 8.986 inscritos. O aumento comparado aos números do Pism 2020 é de 31.140 candidatos, o que equivale a um crescimento percentual de 346,5% ao longo dos anos.

Desde 1999, o Pism oferece a estudantes de Juiz de Fora e das regiões próximas um meio de acesso à Universidade, elaborada de maneira seriada para diminuir a carga de estudos. A ex-pró-reitora de Graduação e idealizadora do Pism, Valéria Trevizani de Burla Aguiar, lembra como a proposta foi criada. “No primeiro mandato do reitorado da Margarida Salomão, no ano de 1998, fui convidada a pensar em uma maneira diferenciada de ingresso para a UFJF. Esse acesso deveria priorizar a possibilidade do ensino superior aos moradores da nossa cidade e das regiões ao redor. Após reuniões em vários âmbitos universitários e em contato com os órgãos de ensino municipais e estaduais, em 1999 o vestibular seriado foi iniciado.”

Durante o desenvolvimento do Pism foram considerados alguns fatores, entre eles a realização de um levantamento do que era aprendido em cada um dos anos do Ensino Médio; a suavização do conteúdo do vestibular dividido ao longo de três anos; e a priorização da comunidade local. “O material a ser estudado seria o mesmo do vestibular, porém com um programa mais enxuto e adequado a cada faixa etária. O resultado foi muito positivo, pois divulgamos nas escolas públicas e particulares da região, o que aproximou ainda mais a UFJF da comunidade”, explica a pró-reitora aposentada.

Sobre o recorde de inscritos, Valéria acredita que a alta procura se deva à maior chance de ingressar em uma universidade pública, sem concorrer com estudantes de todo o país, como ocorre com o modelo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “O programa propõe um exame mais próximo à realidade dos nossos estudantes. Inclusive as escolas já preparam os alunos para a prova. Isso demonstra o quanto nossa proposta deu certo.”

Procura aumenta 35% em dois anos

Em relação à última edição, quando o Pism teve 34.798 candidatos, o número deste ano representa 5.328 estudantes a mais: um aumento superior a 15%. Se comparado ao ano de 2018, são 10.515 candidatos a mais, o que significa aumento percentual de 35,5%.

O Módulo I do Pism recebeu 20.420 candidatos; para o Módulo II foram 12.161 inscritos e para o Módulo III, 7.545 estudantes*. O Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos. 

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, a alta procura pelo vestibular seriado é um recado dado pela sociedade, que reconhece o ensino de qualidade da instituição. “Quando os estudantes e familiares escolhem a UFJF, isso mostra que o nosso trabalho tem sido bem realizado e aceito pela sociedade. Esse interesse dos candidatos em escolher a UFJF fortalece nossas atividades no âmbito da graduação. Por mais que reconheçamos a necessidade de novos avanços, percebemos também a confiança das pessoas pela nossa Universidade.”

Comprovante definitivo de inscrição

Os candidatos devem aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, a partir das 15h do dia 19 de novembro até as 12h do dia 1º de dezembro. O comprovante de inscrição traz informações sobre o local de exame. Nos dias das provas, os estudantes devem apresentar documentação de identificação com foto recente.

As provas do Pism ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 13h às 17h30, em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

Vestibular de Música

O Vestibular de Música da UFJF também teve aumento de candidatos. Recebeu 76 inscritos, sendo 12 a mais que o ano anterior, equivalente a uma procura 18,75% maior. A seleção se dá com utilização das notas do Enem 2019. A classificação é feita em ordem decrescente do somatório das notas do Enem, em cada um dos grupos. Para desempate são cumpridos os seguintes critérios: maior nota nas competências e habilidades Ciências Humanas e suas tecnologias; maior nota nas competências e habilidades Linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na redação; maior nota nas competências e habilidades Matemática e suas tecnologias; maior idade; sorteio.

São apenas consideradas as notas fornecidas oficialmente à Copese pelo Ministério da Educação.

Confira o edital completo do Pism 2020
Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br 

Leia mais:
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi