Ilustração: Vinicius Goro/UFJF

Ilustração: Vinicius Goro/UFJF

Os candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto 2020 (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que necessitam de atendimentos especiais ou desejam usar o nome social durante o vestibular seriado, devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para a realização das provas. Os atendimentos especiais serão realizados em Juiz de Fora e em Governador Valadares, exceto no caso das lactantes, que poderão ser atendidas em todas as cidades nas quais as avaliações serão aplicadas. Os requerimentos podem ser feitos até o dia 26 de agosto, na Área do Candidato, e os resultados serão divulgados a partir do dia 23 de setembro.

As condições especiais solicitadas pelos candidatos ficarão sujeitas à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido. O candidato deve, no ato da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando os itens referentes a essa demanda ao preencher o cadastro on-line.

Durante a inscrição, é exigida a submissão das cópias digitalizadas de laudo médico e demais documentos comprobatórios, devendo estar completamente legíveis, sob risco de indeferimento do pedido, caso não atenda a esta regra. Serão aceitos no sistema, documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. 

Os candidatos que necessitam de atendimento especial, mesmo havendo realizado o pedido no processo seletivo do ano anterior e tendo sido o mesmo deferido, também devem seguir os procedimentos para realizar as provas neste ano. Ainda que o candidato já tenha realizado sua inscrição e feito pagamento da taxa, é possível retornar à Área do Candidato e fazer o pedido.

Condições que se aplicam o pedido de atendimento especial

Transtorno do Espectro Autista
Deficiência auditiva – surdez
Deficiência física/motora
Deficiência intelectual
Deficiência múltipla
Deficiência visual – baixa visão
Deficiência visual – cegueira
Dislexia
Lactante – amamentação
Obesidade
Surdocegueira
Transtorno do Déficit de Atenção
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Uso de adereço de cunho cultural ou religioso
Outros (desde que justificado o motivo)

Recursos disponibilizados para a realização das provas

Auxílio – Ledor
Auxílio – Transcritor
Prova em Braile
Prova ampliada
Lupas
Auxílio – Intérprete de Libras/Tradutor
Uso de aparelho auditivo
Uso de aparelho – implante coclear
Dilatação de tempo (tempo adicional para a realização das provas)
Salas acessíveis – com rampas ou elevadores
Carteiras e cadeiras em tamanho maiores
Mesas adaptadas para uso de cadeira de rodas
Suporte para provas (pranchetas ou plano inclinado)
Computador com Tecnologia Assistiva

Tempo adicional

Além dos recursos disponíveis, o candidato deficiente que necessita de tempo adicional para fazer o exame deve fazer a solicitação prévia e comprovar a necessidade, conforme a Lei no 13.146/2015, artigo 30, inciso V.

Lactantes

A candidata lactante pode, no ato da inscrição, solicitar atendimento especial para amamentação durante o horário das provas. Para isto, deve submeter no sistema de inscrição cópia digitalizada do certidão de nascimento ou declaração do médico informando a data do nascimento da criança, de modo a demonstrar a condição durante a realização dos exames. 

Nos dias das provas, a candidata necessita, obrigatoriamente, apresentar-se com um acompanhante maior de 18 anos, que ficará em sala reservada como responsável pela guarda da criança. A estudante que comparecer sem acompanhante não realizará as provas. Além disso, o tempo gasto na amamentação não será acrescido ao tempo total destinado para a realização das avaliações.

Razões religiosas

Os candidatos que se sentirem impedidos de realizar a prova antes do pôr do sol do dia 30 de novembro de 2019, por motivo de convicção religiosa, deverão solicitar atendimento especial, assinalando na inscrição a condição especial “Sabatista”. Para garantir o direito de fazer a prova após o pôr do sol, o estudante deverá submeter cópia digitalizada do atestado comprobatório de sua confissão religiosa, emitido pelo representante devidamente qualificado da comunidade religiosa à qual está filiado.

Os candidatos que por questão cultural ou religiosa necessitem usar adereços que cubram a cabeça ou o rosto também deverão solicitar condição especializada de realização da prova no ato da inscrição. Outras informações como horários e procedimentos podem ser conferidas no edital.

Nome social

É facultado ao candidato travesti, transexual, não binário ou transgênero, a inscrição com o uso do nome social em contraste com o seu nome oficialmente registrado na certidão de nascimento. O candidato deverá, no período destinado às inscrições, marcar os campos indicando solicitação do uso do nome social e submeter no sistema de inscrição cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese.

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br 

Leia mais:
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi