Ocorre no dia 8 de setembro a primeira etapa das provas de habilidade específica para os candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A prova de Teoria e Percepção Musical será a partir das 8h, no Instituto de Artes e Design (IAD). Nesta fase serão avaliados os conhecimentos teórico-musicais e a capacidade em lidar com eles pelos candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 e ao Vestibular de Música 2020.

De acordo com o edital, a prova de Teoria e Percepção Musical, com conteúdo comum para candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura, é composta por 30 questões objetivas, sendo algumas a serem respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Os conteúdos abordados incluem ritmo; melodia; harmonia; textura; elementos da notação musical; timbres; sinais e termos de expressão e linguagem e estruturação musicais. O estudante terá duas horas para a realização do exame.

Nessa etapa, cada questão vale um ponto. Para conseguir a aprovação, o candidato precisa obter uma pontuação igual ou superior a 50%, ou seja, mínimo de 15 pontos. O gabarito da prova será divulgado a partir das 8h do dia 9 de setembro no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

O candidato poderá fazer, via recurso, o requerimento da revisão da prova de Teoria e Percepção Musical e do espelho do cartão resposta da prova objetiva, por meio do e-mail vestibular@ufjf.edu.br, no dia 9 de setembro, das 9h às 16h, sendo o resultado encaminhado pelo mesmo meio. A divulgação dos aprovados para prova Prática Musical será disponibilizada partir das 15h do dia 13 de setembro de 2019.

Segunda etapa: prova prática

Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorre a segunda etapa, com aplicação das provas práticas, no mesmo local, a partir das 8h. Nesse momento são avaliadas a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos e a sua expressividade e compreensão musicais.

Para essa fase, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso. A dinâmica das provas varia de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura. As habilitações para o candidato ao bacharelado são em flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. Os candidatos à licenciatura devem executar três peças, sendo uma de livre escolha; e duas do repertório erudito ou popular, de acordo com instrumento musical ou canto, previsto no edital.

A prova de prática musical vale cem pontos. Metade dessa nota considera critérios de desenvolvimento técnico, como postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado. Os outros 50 pontos são de acordo com o desenvolvimento interpretativo, como andamento da execução, adequação estilística, musicalidade, maturidade interpretativa. Será considerado apto o candidato que conseguir pontuação igual ou superior a 70% dos pontos, ou seja, o mínimo de 70 dos pontos. O resultado da Prova de Habilidade Específica será disponibilizado a partir das 15h do dia 24 de setembro.

Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música serão acrescentadas duas peças ao repertório da prova prática musical referente a cada habilitação. O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

Se o estudante não for aprovado em alguma das provas específicas para os cursos de Música, será direcionado para a segunda opção de graduação escolhida no ato de inscrição, desde que a escolha não seja para algum dos cursos de Música.

Próximas etapas

O Vestibular de Música é realizado em duas etapas, sendo a primeira correspondente às provas de habilidade específica, conforme disposto em Edital. A segunda é a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos domingos 3 e 10 de novembro.

Os candidatos inscritos no Pism 2020 devem realizar as provas do Módulo III, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

Confira o edital completo do Pism 2020
Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi