São 40.200 candidatos, aumento superior a 15% em relação à última edição, que teve 34.862 inscritos

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançaram novo recorde, com 40.200 inscritos no total. Em relação à última edição, quando os processos seletivos tiveram 34.862 candidatos, o número representa 5.338 estudantes a mais, o que significa um aumento de procura superior a 15%.

O reitor Marcus David comemora o novo recorde de inscritos para os vestibulares, no momento em que as universidades públicas têm sua relevância questionada por alguns setores da sociedade e do governo. “O reconhecimento dos moradores de Juiz de Fora e região demonstra a real atuação e a função social da UFJF para o país. O fato de, a cada ano, mais estudantes procurarem a nossa Universidade é a demonstração concreta de que a sociedade reconhece a importância das universidades públicas e o desejo de ingressar nelas. A UFJF fica muito orgulhosa vendo tanta gente interessada em fazer parte desta instituição.”

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, o número de inscritos demonstra que as pessoas veem a universidade pública como um espaço onde é oferecido um bom ensino. “Neste momento, a alta procura é um recado da sociedade dizendo que está conosco e nos apoia. Quando os estudantes e familiares optam pela UFJF, mostram que o nosso trabalho tem sido realizado com excelência e aceito pela comunidade.”

Comprovante definitivo de inscrição estará disponível de 19 de novembro a 1º de dezembro (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Além disso, ela aponta que o desejo de ingresso na UFJF fortalece e estimula a instituição a se aprimorar e a manter um ensino público, gratuito e de qualidade. “Quando vemos tantos interessados em fazer parte da UFJF, isso fortalece nosso programa de ingresso. Além disso, o interesse dos estudantes em escolher a Universidade fortifica o nosso trabalho no âmbito da graduação. Por mais que reconheçamos a necessidade de novos avanços, percebemos também a confiança das pessoas pela nossa Universidade.”

Comprovante
Os candidatos devem agora aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, a partir das 15h do dia 19 de novembro até as 12h do dia 1º de dezembro.

O comprovante de inscrição traz informações sobre o local de exame. Nos dias das provas, os estudantes devem apresentar documentação de identificação com foto recente.

As provas do Pism ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 13h às 17h30, em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda (RJ).

Vestibular de Música

Vestibular de Música considera notas do Enem e provas de habilidades específicas (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Vestibular de Música da UFJF se dá com utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e com a realização das provas de habilidades específicas.

A classificação é feita em ordem decrescente do somatório das notas do Enem, em cada um dos grupos. Para desempate são cumpridos os seguintes critérios: maior nota nas competências e habilidades Ciências Humanas e suas tecnologias; maior nota nas competências e habilidades Linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na redação; maior nota nas competências e habilidades Matemática e suas tecnologias; maior idade; sorteio.

São apenas consideradas as notas fornecidas oficialmente à Copese pelo Ministério da Educação.

Confira o edital completo do Pism 2020

Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020

vestibular@ufjf.edu.br

Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica

Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição

Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção

Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas

Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção

Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design

Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato

Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?

Entenda o sistema de cotas do Pism

Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi