Flora
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos e importantes do mundo. Estima-se que nela existam cerca de 20 mil espécies vegetais – 35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente -, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Nesse grande bioma, localiza-se o município de Juiz de Fora, onde o Jardim Botânico integra um dos últimos refúgios de Floresta Atlântica localizados na região urbana do município, a Mata do Krambeck.
Os trabalhos de levantamento florístico, aqueles que se preocupam em conhecer as plantas existentes em um local, já identificaram mais de 500 espécies vegetais, no Jardim, com destaque para as famílias botânicas Fabaceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Solanaceae e Bromeliaceae.
Observam-se no Jardim Botânico, espécies importantes e de larga distribuição na Floresta Atlântica, como o pau-jacaré – Piptadenia gonoacantha (Mart.) J.F. Macbr, e o angico – Anadenanthera colubrina (Vell). Brenan. As duas são abundantes no local devido às técnicas de manejo adotadas no passado, quando essas espécies foram mantidas ou plantadas para realizar o sombreamento no cultivo de café que anteriormente existia no local.
Também são encontradas, em todo o Jardim Botânico, árvores conhecidas tradicionalmente como pimenta de macaco – Xylopia sericea A.St.Hil, cujo fruto é utilizado como tempero por populações indígenas e quilombolas.
Ocorre ainda em toda a área, mas principalmente nas regiões de maior umidade do Jardim, a Palmeira Jussara – Euterpe edulis Mart., espécie que sofre exploração predatória constante e está inclusa na lista de ameaçadas de extinção da flora brasileira, juntamente com o pau-brasil – Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C. Lima & G.P. Lewis) e o ipê roxo – Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos. Tanto o pau brasil quanto o ipê roxo estão presentes no Jardim – o que demonstra a importância e o potencial para a conservação deste remanescente florestal.
Nesse grande contexto, é seguro afirmar que o Jardim Botânico da UFJF fornece benefícios ambientais, socioculturais e econômicos para toda a população de Juiz de Fora e região. São exemplos dessa contribuição: abrigo para a fauna, desenvolvimento de processos ecológicos, estabilidade do microclima, interceptação de chuvas, manutenção das nascentes e melhoria da qualidade de vida local, favorecendo a conservação da diversidade local e dos sistemas populares de conhecimento, ou seja, da sociobiodiversidade.
Fauna
Uma onça-pintada foi registrada, em vídeo, no Jardim Botânico na noite do dia 25 de abril. Até a captura, o local ficou temporariamente fechado para visitação. A UFJF e diversos órgãos ambientais e de segurança mobilizaram-se em torno do caso para garantir o melhor desfecho para o animal e para a população. O felino foi ainda filmado em frente a um hotel, na Avenida Brasil, em ruas de bairro e em mais localidades.
Para evitar riscos de atropelamento e de caça e para ofertar mais condições de reprodução da espécie e segurança, a onça foi capturada na noite do dia 12 de maio e reintroduzida em área florestal mais ampla e segura, em Minas Gerais. No novo espaço, há possibilidade de contribuição para a continuidade da espécie, pois existem há três fêmeas e um macho no local.
Um dos símbolos da fauna brasileira, a onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção. Pelo menos há 80 anos não há registro oficial do animal na Zona da Mata Mineira, conforme estimativa inicial do professor Artur Andriolo, do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.
Leia abaixo as principais notícias publicadas sobre o assunto e veja aqui a galeria de fotos da onça-pintada.
25 de abril de 2023
Três filhotes de onça-pintada são registrados onde onça capturada no Jardim Botânico foi solta
3 de junho de 2019
Equipe divulga informações e fotos de pegadas de onça-pintada em novo local
16 de maio de 2019
Equipe doa 13 galinhas a dono de galinheiro atacado por onça
13 de maio de 2019
Onça macho, com 51kg e 1,81m, é transferida para área de proteção ambiental
11 de maio de 2019
Equipe instala 4 armadilhas de caixa para tentar capturar onça
9 de maio de 2019
Onça-pintada e Jardim Botânico inspiram professoras do Ensino Fundamental
9 de maio de 2019
‘Armadilha de laço é a mais rápida’, diz professor que capturou mais de 100 onças
8 de maio de 2019
Equipe ganha reforço e instala mais três armadilhas para capturar onça
8 de maio de 2019
Onça: comissão esclarece dúvidas de comunidade; veja as respostas
7 de maio de 2019
Onça é avistada na Zona Norte; trabalhos de captura continuam
6 de maio de 2019
UFJF realiza reunião com Igreja onde onça foi avistada
4 de maio de 2019
Primeira noite: armadilhas já estão em funcionamento; entenda como são acionadas
3 de maio de 2019
Equipe inicia instalação de duas armadilhas para capturar onça
2 de maio de 2019
Onça-pintada: operação recebe apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
2 de maio de 2019
Bolsistas do Jardim Botânico orientam população do entorno da Mata do Krambeck
1º de maio de 2019
Comissão anuncia decisão de capturar e transportar onça para área ampla e segura
1º de maio de 2019
Pesquisador registra novas fotos de onça; e mais profissionais chegam a JF nesta quinta, 2
30 de abril de 2019
Comissão avalia alternativas para segurança de moradores e onça-pintada
29 de abril de 2019
Novas imagens registradas por equipe apontam sexo de onça no Jardim Botânico
27 de abril de 2019
Onça: equipe monta armadilhas fotográficas no Jardim Botânico, e especialistas se reúnem
26 de abril de 2019
Onça é avistada no Jardim Botânico, e UFJF fecha área temporariamente