Foram divulgadas novas fotos da última aparição do felino (Fotos: Pedro Nobre)

Já começaram os trabalhos de instalação, inicialmente, de duas armadilhas de laço no solo, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para a captura da onça-pintada avistada, no local, em imediações da Mata do Krambeck e em frente a hotel na Avenida Brasil, em Juiz de Fora.  

O biólogo Rogério Cunha e o veterinário Paulo Roberto Amaral, do Centro  Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), especialistas na captura de animais silvestres, chegaram ao Jardim, às 19h30, desta quinta-feira, 2. E já avistaram o animal, nesse horário, com o auxílio dos dois pesquisadores da UFJF que estão monitorando o felino desde a última sexta, 26.

Os profissionais trouxeram colar para monitoramento via GPS e equipamentos que compõem a armadilha de laço.

Novas fotos foram divulgadas dessa última aparição, tiradas pelo professor Pedro Nobre, que integra a equipe em campo, liderada pelo professor Artur Andriolo, do Departamento de Zoologia. Em uma delas é possível perceber o tamanho dos dentes do animal.

Confira as imagens

Em uma das fotos é possível perceber o tamanho dos dentes do animal (Fotos: Pedro Nobre)

Para a preservação da espécie, ao ser capturado, o felino será levado para uma área florestal ampla e adequada para a reprodução da espécie.

Acompanhe atualizações sobre os trabalhos no portal da UFJF e, em tempo real, no perfil do Jardim Botânico no Instagram.

Leia mais: 

Onça-pintada: operação recebe apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Bolsistas do Jardim Botânico orientam população do entorno da Mata do Krambeck

Comissão avalia alternativas para segurança de moradores e onça-pintada

Novas imagens registradas por equipe apontam sexo de onça no Jardim Botânico

Onça: equipe monta armadilhas fotográficas no Jardim Botânico, e especialistas se reúnem

Onça é avistada no Jardim Botânico, e UFJF fecha área temporariamente