frame_video_morador_bairro_industrial_onca_070519_Andre Guarino Junior

Animal apareceu em ruas do Bairro Industrial, na madrugada desta terça, 7, em vídeo gravado pelo morador André Guarino Júnior (Foto: reprodução de vídeo)

A comissão interinstitucional que está coordenando os trabalhos de segurança, monitoramento, captura e translocação de uma onça-pintada, em Juiz de Fora, foi notificada sobre a presença do animal às margens do Rio Paraibuna, próximo ao Parque de Exposições, na Zona Norte, nesta terça, 7.

Conforme a Polícia Militar de Meio Ambiente, integrante do comitê, o cabo Rafael Moraes, da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado da Polícia Militar, viu o animal por volta das 2h30 e acionou a sala de operações da PM. O horário e a localização são próximos aos de dois vídeos, registrados por um morador local, às 3h, mostrando a onça nas ruas Henrique Simões e Salvador Nota Roberto, no Bairro Industrial. Mais tarde, às 5h, armadilhas fotográficas flagraram o animal passando pelo Jardim Botânico da UFJF.

foto_onca_nas_margens_do_rio_paraibuna_070519__Foto: Rafael Moraes/PolíciaMilitar

Animal foi visto por policial militar na altura do Parque de Exposições, às 2h30, desta terça, 7; comissão interinstitucional foi avisada (Foto:  Rafael Moraes/PMMG)

A equipe de monitoramento da comissão já havia demonstrado que o felino tem circulado, na Mata do Krambeck, e pode percorrer áreas mais extensas, como foi verificado anteriormente em vídeo gravado em frente a um hotel, na Avenida Brasil, próximo à Rodoviária, no último dia 26. O animal também foi fotografado, no estacionamento da Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã, no dia 1º de maio, localizada na borda da Mata. 

O felino tem se comportado de modo audaz, curioso e exploratório, indicando habituação arriscada à presença e ao ambiente humanos. O comitê reforça a necessidade de a população seguir as recomendações de segurança, como evitar atividades ao longo do Rio Paraibuna, na área coberta pela Mata, como também em imediações da área florestal, entre 17h e 6h. Veja abaixo todas as orientações em caso de avistar o animal ou se deparar com ele.

Captura

instalacao_de_armadilha_no_jardim_botanico_ufjf__03052019__Foto_Raul_Mourao_UFJF

Equipe trabalha com armadilhas de laço e avalia estratégias diariamente (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Todos os esforços estão sendo empenhados para capturar o felino e enviá-lo para uma área florestal, de vida livre, ampla e mais segura. As atividades ininterruptas da equipe, capacitada e experiente, estão concentradas, no Jardim, considerado pelos especialistas como o local mais apropriado para os trabalhos. O espaço é utilizado com regularidade pelo animal, inclusive de horário. É também onde há mais probabilidade de o felino ser alcançado de forma segura tanto para o próprio animal, quanto para a população e a equipe.

Esclarece-se, no entanto, que a captura de uma onça-pintada é tarefa complexa. Estratégias são avaliadas e implementadas diariamente com base na movimentação do felino, que pode percorrer grandes áreas. “Usamos armadilhas de laço muito seguras, na passagem do animal, quando se conhece a frequência de movimentação dele, como aqui. Eventualmente vamos agregar a armadilha de caixa, de gaiola. Não podemos usar qualquer uma. Ela é feita sob encomenda, do tamanho do animal, com profundidade suficiente para, quando for disparado o gatilho [com sedativo e anestésico], ele estar totalmente na armadilha”, explicou o biólogo Rogério Cunha, coordenador substituto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio).

Orientações

onca_pintada_jardim_botanico_UFJF__foto_Pedro_Nobre_UFJF_02052019

Animal tende a se afastar da presença humana; recomendação é dar espaço para que ele possa fugir (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

Caso o animal seja avistado, a recomendação é avisar a Polícia Militar de Meio Ambiente, pelos telefones 190 e (32) 3228-9050, ou, em caso de confinamento do felino, o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Evite atividades nas margens do Rio Paraibuna, na área da Mata do Krambeck e em imediações da floresta, entre 17h e 6h.

Conforme o Guia Prático de Convivência entre Predadores Silvestres e Animais Domésticos elaborado pelo Cenap/ICMBio, onças-pintadas normalmente têm medo do homem e tendem a evitar sua presença. No entanto, segundo o guia, é preciso evitar atividades que possam causar habituação do animal ao ser humano, ter precaução e seguir orientações de segurança.

Caso se depare com a onça

– Mantenha a calma.

– Levante o braço, sem movimentos bruscos, para se parecer maior.

– Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça.

– Afaste-se lentamente de frente; não dê as costas.

– Dê espaço para ela se afastar também, o que é uma tendência do animal.

– Se estiver com criança, pegue-a no colo, para evitar que ela saia correndo; ou leve-a para trás de você, protegendo-a.

– Não atire pedras ou outro objeto e nem corra, para não atiçar o instinto do animal.

– Sem tirar os olhos da onça, fale alto e firme, não grite;

O Guia Prático de Convivência está disponível em bit.ly/jdbotanico_guiaOnca.

Integram a comissão interinstitucional, com o assessoramento técnico do Cenap – órgão federal, referência em onças: UFJF, Prefeitura de Juiz de Fora, IEF, Ibama, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora.

 

Leia mais:

UFJF realiza reunião com Igreja onde onça foi avistada

Primeira noite: armadilhas já estão em funcionamento; entenda como é acionada

Equipe inicia instalação de duas armadilhas para capturar onça

Onça-pintada: operação recebe apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Bolsistas do Jardim Botânico orientam população do entorno da Mata do Krambeck

Comissão avalia alternativas para segurança de moradores e onça-pintada

Novas imagens registradas por equipe apontam sexo de onça no Jardim Botânico

Onça: equipe monta armadilhas fotográficas no Jardim Botânico, e especialistas se reúnem

Onça é avistada no Jardim Botânico, e UFJF fecha área temporariamente