Comissão é composta por representantes de setores relacionados a meio ambiente e segurança (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Equipes do Jardim Botânico da UFJF darão orientações pessoalmente a moradores que residem próximo à entrada de visitantes e à de funcionários, no Bairro Santa Terezinha, sobre a presença de onça-pintada no Jardim e nas imediações da Mata do Krambeck.

Cerca de 30 bolsistas que estavam atuando como monitores de educação ambiental serão treinados, na manhã da próxima quinta-feira, 2, para conversar com os residentes. Já a partir das 13h, as visitas serão iniciadas, conforme o vice-diretor do Jardim, Breno Moreira.

Na conversa, a equipe dará orientações de prevenção de acidentes, informará o andamento das ações e os riscos de segurança para moradores e para a espécie. Na última segunda, 29, representantes de associações de bairros do entorno já haviam recebido recomendações e se prontificaram a repassá-las para as comunidades.

A decisão de estudantes darem orientações de casa em casa foi tomada, nesta terça-feira, 30, em reunião da comissão interinstitucional que avalia as ações em relação ao caso. “Estão sendo considerados os riscos à segurança da população, principalmente a que reside nas imediações da Mata, e em especial crianças, como também as melhores soluções técnicas para a sobrevivência da onça”, explica a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Alternativa

onca_pintada_jardim_botanico_UFJF__28042019_foto_JardimBotanicoUFJFonca_pintada_jardim_botanico_UFJF__28042019_foto_JardimBotanicoUFJF

Equipe segue plano nacional de conservação da onça-pintada, ameaçada de extinção  (Foto: reprodução de vídeo – Jardim Botânico/UFJF

Entre as possibilidades estão a translocação do animal para uma área florestal apropriada para a espécie, conforme recomendações técnicas do Plano de Ação Nacional de Conservação da Onça-Pintada e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio).

A finalidade é garantir a sobrevivência do animal e, consequentemente, a desta espécie rara e ameaçada de extinção. “Há registro de apenas 280 exemplares na Mata Altântica, que vai desde Santa Catarina a Rio Grande do Norte”, explicou o pesquisador Artur Andriolo, do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF .

Há riscos de caça, ferimento na reação de moradores em possíveis acidentes, atropelamento e outras possibilidades, uma vez que o animal tem transitado na borda de uma área urbana. Ao mesmo tempo, o objetivo é prevenir acidentes, principalmente com crianças, as quais podem reagir de forma inapropriada, caso avistem ou se deparem com o animal.

Para que a alternativa de translocação seja, de fato, selecionada, estão sendo acionados setores ambientais, de segurança e jurídicos que respaldem a decisão da comissão. Ao mesmo tempo, está sendo verificada, para quando for preciso, a disponibilidade imediata de equipamentos e de profissionais especializados, para, em caso de captura, o animal passe o menor tempo possível no processo de coleta e transporte.

No encontro, o professor relatou os trabalhos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores no Jardim no último fim de semana. O monitoramento contínuo da área permanece com sete câmeras, conhecidas como armadilhas fotográficas. A visitação e outras atividades no local seguem interrompidas.

Emergências

Representantes de setores de meio ambiente e segurança se reúnem na Reitoria para definir novas ações (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

No encontro, também foi formado um grupo de ações emergenciais, com integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia de Meio Ambiente, para casos de incidentes com o animal.

Caso se encontrem em situações de risco com a onça, moradores podem entrar em contato com as corporações pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros), 190 ou 3228-9050 (Polícia de Meio Ambiente).

Outra frente de atuação também foi formada com equipes de comunicação da UFJF, da Prefeitura de Juiz de Fora e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para atuar em conjunto na divulgação de informações.

A comissão é composta por representantes da UFJF, por meio da Pró-reitoria de Extensão, do Jardim Botânico e da Diretoria de Imagem Institucional; da Prefeitura de Juiz de Fora, com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Secretaria de Comunicação Social; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Instituto Estadual de Florestas (IEF); do Corpo de Bombeiros e do Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora.

Acompanhe atualizações, em tempo real, sobre os trabalhos no perfil do Jardim Botânico no Instagram

Leia mais:
Novas imagens registradas por equipe apontam sexo de onça no Jardim Botânico

Onça: equipe monta armadilhas fotográficas no Jardim Botânico, e especialistas se reúnem

Onça é avistada no Jardim Botânico, e UFJF fecha área temporariamente