Casa de Educação Ambiental
Espaço criado para receber estudantes de grupos escolares e outros com fins educacionais para breves explicações antes de iniciarem a visita. Nesse espaço de acolhimento, são desenvolvidas atividades com fins de educação ambiental, como cursos e oficinas. Também nesta Casa, encontra-se o painel com o “Causo da Onça” sobre a passagem e a captura de uma onça-pintada, no Jardim Botânico, em 2019.
Centro de Pesquisa
Em fase de implementação, mas já com ampla infraestrutura, possui sete laboratórios de estudos interdisciplinares, que irão possibilitar a integração e a otimização de uso dos equipamentos, produzindo conhecimento em áreas como botânica, ecologia, zoologia e bioquímica.
Desde 2010, quando a área foi adquirida pela UFJF, o Jardim já funciona como um importante campo de pesquisas. Ao longo desses anos, diversos estudos foram realizados, dentre teses de doutorado e dissertações de mestrado, que renderam artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Casa Sede com três galerias de arte; em breve, terá lanchonete nos fundos (Foto: Géssica Leine/UFJF)
Casa Sede
Antiga casa principal do Sítio Malícia, foi transformada em espaço cultural integrada ao Jardim. Possui três galerias de arte com nove salas. Devido às restrições de presença de educadores ambientais, na reabertura do Jardim, em setembro de 2021, a Casa encontra-se fechada temporariamente.
Laboratório Casa Sustentável
Projeto desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, cujo objetivo é promover a conscientização do público sobre princípios de sustentabilidade e técnicas e estratégias construtivas de arquitetura bioclimática, conforto ambiental e eficiência energética. Saiba mais sobre a Casa. Devido às restrições de presença de educadores ambientais, na reabertura do Jardim, em setembro de 2021, o Laboratório Casa encontra-se fechado temporariamente.
Administração
No prédio administrativo, localizado após a alameda de entrada de visitantes, estão instaladas a secretaria, a diretoria e a sala de educadores ambientais
Recepção de Visitantes
Espaço destinado ao registro de visitantes e orientações iniciais, localizado na entrada principal do Jardim Botânico, de frente para a Rua Coronel Almeida Novais, s/n, no Bairro Santa Terezinha.
Banheiros e bebedouros
Na reabertura, em setembro de 2021, os banheiros e os bebedouros disponíveis ficam na Casa de Educação Ambiental.