Fechar menu lateral

Galeria Mundi expõe resultado artístico da experiência dos estudantes Planet no Brasil

Os estudantes da Liverpool John Moores University, do Reino Unido, participantes da 1ª edição do Programa Planet – Program in Learning and Experience of  Nature in the Tropics – deixaram um marco de suas vivências, no Brasil, durante quatro semanas, em mostra na Galeria Mundi. O espaço expositivo, organizado no corredor de entrada da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), foi criado em 2017 para promover e divulgar manifestações artísticas que sejam resultado direto ou indireto de intercâmbios e de estadas da comunidade internacional na UFJF.

Os estudantes Planet, com a curadoria da professora Letícia Perani, do Instituto de Artes e Design, produziram um mural com fotos, desenhos e colagens que ficará exposto na Galeria Mundi. “O registro da memória é uma das atividades mais importantes para a construção de sentido nas experiências humanas – e esse registro se torna ainda mais potente quando envolve imagens. A imagem não é só constituída por cores e formas que se insinuam ao olhar, mas também contempla a imaginação, a memória de um momento fugaz”, ressalta a professora que supervisionou o processo da produção do mural desde a escolha e impressão das fotos até a sua montagem.

“Este mural é o registro vivo das experiências desses jovens. Como eles brincaram com suas máquinas, como materializaram o seu mês de andanças por Juiz de Fora e outros lugares de Minas Gerais? O que aprenderam, o que aproveitaram? É a partir deste olhar curioso que essas imagens registram memórias, constroem conhecimentos, dão sentido ao que só as palavras não resumem”, afirma Perani.

A Galeria Mundi pode ser visitada de 07h às 19h, de segunda a sexta.