Os estudantes da Liverpool John Moores University, do Reino Unido, participantes da 1ª edição do Programa Planet – Program in Learning and Experience of Nature in the Tropics – deixaram um marco de suas vivências, no Brasil, durante quatro semanas, em mostra na Galeria Mundi. O espaço expositivo, organizado no corredor de entrada da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), foi criado em 2017 para promover e divulgar manifestações artísticas que sejam resultado direto ou indireto de intercâmbios e de estadas da comunidade internacional na UFJF.
Os estudantes Planet, com a curadoria da professora Letícia Perani, do Instituto de Artes e Design, produziram um mural com fotos, desenhos e colagens que ficará exposto na Galeria Mundi. “O registro da memória é uma das atividades mais importantes para a construção de sentido nas experiências humanas – e esse registro se torna ainda mais potente quando envolve imagens. A imagem não é só constituída por cores e formas que se insinuam ao olhar, mas também contempla a imaginação, a memória de um momento fugaz”, ressalta a professora que supervisionou o processo da produção do mural desde a escolha e impressão das fotos até a sua montagem.
“Este mural é o registro vivo das experiências desses jovens. Como eles brincaram com suas máquinas, como materializaram o seu mês de andanças por Juiz de Fora e outros lugares de Minas Gerais? O que aprenderam, o que aproveitaram? É a partir deste olhar curioso que essas imagens registram memórias, constroem conhecimentos, dão sentido ao que só as palavras não resumem”, afirma Perani.
A Galeria Mundi pode ser visitada de 07h às 19h, de segunda a sexta.