A diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por demanda da parceria firmada com a pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), desenvolveu uma ação pioneira dentro do Programa Global July (GJ). A partir desse ano, serão ofertados cursos em formato disciplinas condensadas de pós-graduação. A ideia é que os professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFJF ministrem essas disciplinas em parceria com colaboradores estrangeiros. Os cursos serão dados obrigatoriamente em língua estrangeira, em diversos idiomas.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro destaca o caráter inovador da proposta que potencializa a internacionalização e fortalece a pesquisa. (Foto: Luiz Carlos Lima)

Professores da UFJF que tiverem interesse em participar da proposta já podem se inscrever pelo formulário Global July Program – 2023 até o dia 26 de fevereiro. As propostas devem ser preferencialmente elaboradas em parceria com algum pesquisador internacional interessado em participar do programa. É fundamental ressaltar que a disciplina deverá ser oferecida exclusivamente em língua estrangeira, seja pelo pesquisador da UFJF ou pelo convidado estrangeiro, ou mesmo dividindo a carga horária. A submissão deve ser feita no idioma que a disciplina será ministrada pelo professor da UFJF, logado pelo e-mail google institucional.

A vinda do pesquisador estrangeiro está sendo viabilizada pela Propp e DRI, portanto, as propostas serão aprovadas de acordo com a disponibilidade de recursos. A ideia é potencializar a participação dos PPG no projeto GJ, tanto na oferta de disciplinas quanto na possibilidade de os alunos incrementarem a formação com disciplinas ministradas por pesquisadores de outros países e culturas. É de interesse aproveitar estes visitantes na UFJF para propor outras atividades, estreitar os laços de pesquisa internacional, trabalhar nos grupos de pesquisa, além de fortalecer os vínculos com os professores com quem está cooperando.

Uma das idealizadoras da proposta, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, acrescenta que o GJ já se apresenta como a maior inovação da UFJF para o processo de internacionalização. “Ao incluir na sua programação a oferta de cursos com parceiros externos e em língua estrangeira damos mais um passo para consolidar nossos propósitos. Estes cursos poderão ser convertidos em disciplinas, com número de créditos específico e incluídas na programação dos PPG. Essa proposta dialoga diretamente com o atual perfil da nossa pós-graduação, com alto número de Programas nota 5 e outros três classificados como de excelência (nota 6).

De acordo com o gerente de Relações Internacionais, Hugo Rocha, depois de cinco edições do Global July, a equipe percebeu que o formato de cursos de curta duração é muito adequado ao nosso estágio de internacionalização. “Além de os custos serem mais baixos, o modelo tem uma atratividade maior para os estrangeiros. A novidade é ofertá-los em formato de disciplina, com acreditação mais fácil para os alunos da UFJF, além do benefício do contato direto com pesquisadores de instituições internacionais”, completa. “E tudo isso sem onerar demais o orçamento da UFJF, já que o período de estadia dos pesquisadores em Juiz de Fora será pequeno.”

Outro fator inovador da proposta é o incentivo ao desenvolvimento de cursos cujos temas dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Trabalhar alinhado aos ODS é um apelo global para, entre outras coisas, acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. A UFJF acredita no potencial transformador dessa agenda e enxerga no Global July o ambiente ideal para aprofundar a discussão por meio de um diálogo cosmopolita e globalizado. “Estamos com uma expectativa muito positiva de receber propostas diversificadas e ricas em termos de conteúdo e diálogo, criando cada vez mais espaços para a internacionalização da UFJF, agora especificamente com apoio da Propp”, finaliza Rocha.

Outras informações:

Para dúvidas específicas, entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fixo e WhatsApp: +55 32 2102-3389
E-mail: globaljuly@ufjf.br