Você já pode fazer sua pré-inscrição para o Global July 2022!

As pré-inscrições para o programa Global July, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começam nesta segunda-feira, dia 6. No total, 33 cursos serão oferecidos nos formatos presencial, on-line e misto. As atividades estão divididas em quatro eixos: Artes e Literatura; Ciências Biológicas e Saúde; Humanidades e Ciências Sociais; e Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A quantidade de vagas varia de acordo com os cursos ofertados e pode ser verificada no formulário de inscrição, na aba Application do site do programa. Integrantes de toda a comunidade acadêmica da UFJF poderão se inscrever – professores, técnico-administrativos (TAEs) e estudantes da graduação e da pós-graduação. As pessoas que se candidatarem primeiro às vagas terão prioridade. O formulário só poderá ser acessado através do e-mail Google institucional.

O prazo para inscrição termina dia 7 de julho, sendo a confirmação sujeita à disponibilidade de vagas. A divulgação das listas finais com os nomes dos inscritos será publicada no site oficial do programa até o dia 12 de julho. As atividades começam em 18 de julho e vão até 29 de julho, observando o cronograma de cada curso.

Proficiência nos idiomas

O Global July é idealizado e organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Sempre no mês de julho, são oferecidos cursos em outros idiomas em diversas áreas do conhecimento. As aulas são ministradas por professores do corpo docente da UFJF e de universidades parceiras de todas as partes do mundo. Os cursos terão curta duração e serão realizados em inglês, francês, italiano, espanhol e português para estrangeiros.

Para participar do Global July, não será exigido um alto nível de domínio dos idiomas das aulas, nem comprovante de proficiência em língua estrangeira. É desejável apenas um domínio mínimo do idioma escolhido pelo participante, para o bom aproveitamento do curso. O planejamento das atividades também leva em consideração as pessoas que estão em um estágio inicial de aprendizado linguístico em outro idioma.

Internacionalização em casa

Esta edição do Global July terá a participação de mais de vinte professores de instituições parceiras de países como Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Canadá e Estados Unidos, além da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ao todo, docentes de 18 instituições ministrarão aulas para o programa.

Com o programa, a universidade oferece aos estudantes a possibilidade da internacionalização em casa, sem a necessidade de intercâmbio. Essa é uma forma de enriquecer a vivência no campus, garantindo uma experiência internacional para um maior número de docentes. Na avaliação do diretor de Relações Internacionais, Anderson Bastos Martins, o programa é um dos “principais motores da internacionalização da UFJF”.

“Os estudantes que se inscreverem nos cursos oferecidos poderão vivenciar a experiência fundamental da internacionalização enquanto aprimoram seus conhecimentos em suas áreas de interesse por meio de uma dinâmica de sala de aula que reproduz, localmente, as circunstâncias de uma formação em escala internacional. Para a UFJF, o Global July assegura a sua posição como universidade que investe na internacionalização e entende que essa abertura para eventos e parcerias internacionais contribui para o avanço da ciência e para a produção de conhecimento em redes amplas de cooperação”, define Martins.

A internacionalização em casa é uma característica do programa destacada pela estudante do 3º período do curso de Jornalismo Camila Souza Santos. A jovem participou de aulas em inglês sobre Literatura Brasileira e pode ter contato com pessoas de outros países, com interesses comuns aos dela.

“Com essa experiência, eu pude praticar mais minhas habilidades com a língua inglesa, além disso, pude conhecer pessoas de diversas partes do mundo, que compartilhavam dos mesmos interesses que eu. Esse sistema de curso de curta duração, de duas semanas, é muito comum em universidades ao redor do mundo. Foi muito marcante, é uma experiência internacional para o meu currículo, sem fazer intercâmbio”, destaca a estudante.

A possibilidade de ter contato com professores internacionalmente reconhecidos compartilhando conhecimento foi a oportunidade destacada pelo estudante do 13º período do curso de Engenharia Mecânica Ophir Valiante Duarte Neto. O docente participou da edição 2019 do Global July e fez cursos das áreas de Biologia e Engenharias Elétrica e Mecânica com professores de instituições de Portugal, Porto Rico, Inglaterra e da UFJF.

“Aprendi sobre muitos assuntos diferentes e importantes. Acho que a oportunidade de criar vínculos com esse pessoal é muito interessante. As aulas foram dadas por professores com currículos incríveis”, destaca.

Para a estudante Flávia Calazans, do 4º período do curso de Turismo, participar do Global July em 2021 foi uma experiência “incrível”. A docente assistiu a aulas sobre a abordagem do Turismo sobre a Medicina Ayurveda, ministradas por um professor de origem indiana. A docente planeja se inscrever novamente neste ano.

“Acho que é um incentivo aos estudantes, trazer essa qualidade e a oportunidade de estar com professores internacionais, agregando experiências e conhecimentos válidos para a nossa carreira”, avalia.

Contato:

Diretoria de Relações Internacionais (DRI):

internationaloffice@ufjf.br