Global July Program 2021 está com inscrições abertas para estudantes, professores e Tae’s da UFJF

Até o dia 13 de junho, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderá se inscrever gratuitamente no Global July Program, lançado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que acontecerá entre 12 e 23 de julho, de forma remota. As inscrições devem ser feitas pelo Siga. (Abre em nova janela). A participação confere certificado. Além dos estudantes da UFJF, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) também podem se inscrever via Siga.

Visando promover a interculturalidade e estimular o interesse dos alunos em diversas áreas de conhecimento, a quarta edição do programa oferecerá 44 cursos para todas as áreas do conhecimento, divididas em quatro blocos: Literatura e ArtesBiologia e SaúdeHumanidades e Ciências Sociais Aplicadas; e Stem (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics). Os cursos acontecerão, tanto na graduação quanto na pós-graduação, em inglês, espanhol, francês, italiano e em português para estrangeiros. A programação e todos os cursos oferecidos estão listados no site do programa.

Ao todo, participam da edição 17 instituições estrangeiras e seis instituições brasileiras, além da UFJF, com total de 62 professores ofertantes. Até o momento, o evento conta com 250 inscritos, de nove países.

Para o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos, o formato on-line possibilita a ampliação da participação de estudantes estrangeiros, que poderão se capacitar sem custos de viagem e acomodação. “Temos a expectativa de ampla participação de estudantes internacionais justamente pela facilidade logística e financeira que um evento on-line propicia. Será uma oportunidade para esses estudantes entrarem em contato com pesquisas importantes da nossa Universidade.”

De acordo com a coordenadora da equipe do Global July, Clarissa Campos Figueirôa, o projeto visa a atingir o alto nível de internacionalização da instituição. “Para ser verdadeiramente eficaz, abrangente e inclusivo, o processo de internacionalização precisa compreender um sentido muito mais amplo de integração multicultural e multilíngue nas dimensões globais dentro do ambiente da educação, da colaboração acadêmica transnacional e da formação de cidadãos globais em um mundo interdependente.”

A troca de conhecimento entre acadêmicos de diversos países é destacada pelo professor da Howard University nos EUA, Clement Akassi, que participou de edições anteriores.“É uma experiência única no meio acadêmico, possibilitando a conexão internacional entre professores/ bolsistas e alunos. Ao longo dos anos, a equipe demonstrou habilidades e disponibilidade de organização excepcionais. É definitivamente emocionante e vale o esforço fazer parte dessa experiência ”. Neste ano, o professor ministrará o curso de ‘Pensamientos y Prácticas Womanistas’, de Estudos Africanos.

Além do novo formato, o evento contará com a participação da empresa junior da Faculdade de Turismo da UFJF, a Inova Rumos. O objetivo da parceria é apresentar aos estudantes internacionais destinos turísticos próximos a Juiz de Fora.

O programa

Criado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF, o programa reúne alunos e professores de diversos países e coloca a UFJF como um destino interessante no Brasil, capaz de oferecer seminários de desenvolvimento profissional, estudo e pesquisa em períodos de atividade extracurricular.

Ao longo de suas três edições anteriores, o Global July ofereceu 123 cursos para todas as áreas do conhecimento, em seis idiomas, com presença de 54 professores estrangeiros e 967 participantes no total. Em 2020, o programa não aconteceu em razão da pandemia do Covid-19.

Neste ano, a duração do evento será afetada pelo modo remoto. A edição será realizada em duas semanas, entre os dias 12 e 23 de julho.“Quando participamos de eventos de forma presencial, estamos totalmente imersos no ambiente do evento, o que não se repete em relação aos eventos virtuais. Por essa razão,optamos por uma versão mais compacta do Global July para 2021”, explica Bastos. Embora mais curto, o evento conta com a mesma preparação e qualidade dos anos anteriores. “O nosso objetivo é a realização de mais um evento de sucesso e com grandes oportunidades de capacitação em diversas áreas do conhecimento.”