O Cineclube Movimento em parceria com o MAMM traz a mostra “Da atuação à direção”, que exibe filmes dirigidos por atores e atrizes. No dia 17 de agosto, às 15h no Museu de Arte Murilo Mendes, foram exibidos “Na Boca do Mundo” (1978), de Antônio Pitanga, e “Alma no Olho” (1973), de Zózimo Bulbul.
A exibição foi acompanhada de um debate mediado pelo professor Luiz Carlos Oliveira Jr e o aluno Rafael Jacinto.
Sinopse Na Boca do Mundo: Antônio (Antônio Pitanga) ama Terezinha (Sibele Rúbia) e seu objetivo é deixar Atafona, pequena cidade de pescadores, que não oferece maiores perspectivas de vida. Antônio trabalha em um posto de gasolina, enquanto Terezinha passa os seus dias vendendo caranguejos aos poucos turistas que aparecem. É quando chega Clarisse (Norma Bengell), mulher rica da cidade grande. Ao conhecer Antônio, pouco a pouco Clarisse vai se interessando por aquele homem pobre e rude. O romance que começa a surgir entre os dois não abala Terezinha, que o vê como a grande chance de abandonar a vila e realizar seus planos de ascensão social. Para isso, estimula os encontros dos dois, sugerindo a Antônio que engravide Clarisse.
Sinopse Alma no Olho: Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista. Música de John Coltrane.
Fotos da sessão: