Fechar menu lateral

Mostra 10 anos de Cinema e Audiovisual – UFJF

Em 2022, o Bacharelado de cinema e Audiovisual da UFJF completa 10 anos de existência. A criação do curso, ocorreu em um momento em que se verificava um crescente aumento da produção de cinema e audiovisual no país, alicerçada pelo barateamento dos meios de produção, possível graças ao advento das mídias digitais, e por políticas públicas  municipais, estaduais e federais que fomentam a produção audiovisual no país.

Desde 2012, o Bacharelado em Cinema e Audiovisual apresentou um crescente aumento do número de alunos ingressantes, o que impactou visivelmente a produção audiovisual regional, e pode ser sentida pela presença frequente da produção dos(as) alunos(as) nos espaços de exibição regionais, nacionais e internacionais.

Para comemorar esse momento, o Cineclube Movimento realiza a Mostra 10 anos do curso de cinema. Em função da grande produção de filmes realizados até o momento, seja nas disciplinas, seja como Trabalho de Conclusão de Curso ou por iniciativa discente, a curadoria realizada por Danielle Menezes (ex-discente e mestranda do PPGACL) e Matheus Thomas (discente) com a colaboração de Alessandra Brum (professora), resolveu estabelecer um recorte que pudesse contemplar a diversidade e fosse ao mesmo tempo representativo da produção no curso. Para tal, se priorizou os filmes realizados como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, dos mais diversos gêneros (ficção, documentário e animação) entre curtas e longas-metragens. Os professores e o técnico do estúdio foram convidados também a participarem da mostra, numa relação de horizontalidade na produção artística tão cara e importante para nós. A mostra tem por objetivo portanto, ser uma retrospectiva comemorativa dos resultados alcançados até aqui pelo corpo discente, ao mesmo tempo que é uma oportunidade para os novos alunos e toda a comunidade acadêmica e juizforana de conhecer um pouco das produções cinematográficas realizadas pelos ex-alunos do curso de cinema. O que temos aqui é uma pequena mais qualitativa mostra desses 10 anos da nossa história.

Equipe do Cineclube Movimento

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (17/10)

Elegia (2015) – Mariana Costa

Sinopse: A faxineira Dora aceita com resignação o modo de vida que lhe é imposto. Imersa em um mundo de funções sociais e pessoas descartáveis, ela se arrasta pela vida descrente sobre a possibilidade de alguma mudança. Baseado em Elegia 1938, de Carlos Drummond de Andrade.

Minutagem: 13 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

 

Luvas flamejantes (2021) – Luana Souza

Sinopse: Quando dois universos distintos se entrelaçam o desfecho pode conter chamas.

Minutagem: 4min23

Indicação: Livre

 

IMO (2018) – Bruna Schelb Corrêa

Sinopse: Três mulheres revisitam suas memórias e, neste ambiente regido por suas angústias, podem vislumbrar reações possíveis a situações que já viveram. 

Minutagem: 71 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

 

Terça-feira (18/10)

 

Meu arado feminino (2021) – Marina Polidoro

Sinopse: Reafirmando  diferenças, mulheres campesinas apresentam narrativas que perpassam a pluralidade de vivências femininas e seus atravessamentos de raça e classe. Discursos apaixonados nos mostram a beleza e realidade de cada protagonista e o respeito que têm com a terra, bem como a importância da luta de cada uma.

Minutagem: 20min52

Classificação indicativa: livre

 

Saudade cidade (2021) – Alessandra Brum e Luis Bocchino

Sinopse: Imagens precárias registradas em um velho filme de super 8. Situações comuns. A cidade e suas ruas no tempo e no acaso.

Minutagem: 2 minutos 

Classificação indicativa: livre

 

Nó no couro (2019) – Mariana Martins

Sinopse: Uma garota encontra sua amiga em uma festa. Tudo muda com a notícia de que há um assassino no local. Qual é a cor do seu medo?

Minutagem: 14 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

 

Marx pode sair (2014) – Carol Caniato, Eduardo Malvacini e Otávio Campos

Sinopse: Miguel, Zé, Amanda, um apartamento e Karl Marx.

Minutagem: 20 minutos

Classificação indicativa: livre

 

Despertar do diabo (2016) – Mandy Ferreira

Sinopse: Mario e Tereza são dois investigadores da polícia que estão a procura de um serial killer que persegue criminosos que cometeram abusos com crianças. Em meio à discussões sobre justiçamento e traumas do passado de Mario causando crises durante a investigação, grandes segredos serão revelados.

Minutagem: 20min46

Classificação indicativa: 16 anos

 

O monstro do Rio Paraibuna (2020) – Leonardo Amorim e Felipe Fontenelle

Sinopse: O professor de biologia Francisco Guimarães investiga sobre misteriosas capivaras mutantes, então ele alerta as pessoas sobre uma epidemia e a população local o considera louco. Então ele conhece Bruno, um pescador vítima de um monstro no Rio Paraibuna.

Minutagem: 25 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

 

Quarta-feira (19/10)

 

Não me sinto mais sozinho (2018) – Ivan Santaella

Sinopse: Pressionado a pagar uma nova taxa no condomínio onde reside, Samuel começa a perder o controle de sua vida.

Minutagem: 9min51

Classificação indicativa: Livre

 

Um homem e seu pecado (2016) – Luís Alberto Rocha Melo

Sinopse: O jovem Lívido é um individualista radical. Após um encontro sobrenatural com Charles Baudelaire no Outeiro da Glória, Lívido decide tomar um novo rumo e procurar sua irmã, Vitória, que é freira e vive num convento. Sob o pretexto de comemorarem o aniversário de 70 anos de seu pai, Lívido convence Vitória a deixar o convento e a partirem juntos para Barra de São João, cidade em que foram criados. De volta às paisagens que marcaram a sua infância, Lívido e Vitória redescobrem um sentimento sufocado pelos anos e reprimido pelos cuidados zelosos do pai.

Minutagem: 85 minutos

Classificação indicativa: 14 anos 

 

Quinta-feira (20/10)

 

O bebedouro (2018) – Ariel Andrade

Sinopse: Aroldo é contratado para ir reparar um bebedouro fora de funcionamento em uma pequena rodoviária. João é o prestativo dono da lanchonete do outro lado da rodoviária que o dará uma mãozinha nesse serviço.

Minutagem: 8 minutos

Classificação indicativa: livre

 

Meu coração tem dono (2018) – Alessandra Brum

Sinopse: Uma viagem por entre curvas e morros, em uma estrada de sentimentos. Um filme de viagem experimental.

Minutagem: 1min26

Classificação indicativa: livre

 

Nada de ordinário nesses dias comuns (2015) – Thaís Corrêa

Sinopse: Um dia comum na vida de quatro pessoas acaba se tornando o dia que muda toda a vida deles dali pra frente, de forma inesperada.

Minutagem: 1h 36min

Classificação indicativa: livre

 

Sexta-feira (21/10)

 

Vida dentro de um melão (2020) – Helena Frade

Sinopse: Uma garota filma o seu redor. Fantasiada de bicho, o desconhecido te assopra quando o coração quer voar.

Minutagem: 17min56

Classificação indicativa: Livre


Pele de monstro (2017) – Bárbara Maria

Sinopse: Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (U.F.J.F.), em 2016, comparam situações de racismo com os filmes “Mortos que matam (“The last man on Earth”) e “A noite dos mortos vivos” (“Night of living dead”), clássicos de terror dos anos 60.

Minutagem: 20min09

Classificação indicativa: 12 anos

 

Há tempos não vejo minha mãe (2019) – Luiza Reis

Sinopse: Laura tem 7 anos e vive em meio a mudanças constantes com sua jovem mãe, Mônica. Um relato sensível e sincero sobre a infância, memória, e a relação mãe e filha.

Minutagem: 24min47

Classificação indicativa: Livre

 

Desmemórias de Isabela (2018) – Ana Sakajiri

Sinopse: A vida segue seu rumo normal para um grupo de jovens estudantes em uma faculdade, mas para Isabela isso é diferente. Podendo atravessar entre a realidade e a memória ela recolhe informações do passado. Certo dia, para ajudar sua amiga Karen, ela entra novamente nesse mundo alternativo, mas será que ela deveria mesmo mexer com isso?

Minutagem: 10min20

Classificação indicativa: Livre

 

Noêmia e Laura (2021) – Danielle Menezes e Iago de Medeiros

Sinopse: O cotidiano de duas jovens, Noêmia e Laura, é interrompido por suas lembranças e sonhos. Lugares, sons e objetos as impulsionam nessa fantasia.

Minutagem: 13 min

Classificação indicativa: Livre