O Cineclube Movimento é um projeto de extensão do Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Concebido a partir de uma demanda dos discentes do IAD e em especial da aluna e bolsista do projeto Yammaris Oliveira que concretizou o projeto, produzindo e estruturando o Cineclube.
O Nome, Cineclube Movimento, surgiu das sugestões dos alunos e professores e foi escolhido a partir de uma ampla votação direta dentro do Instituto de Artes e Design.
Cineclube Movimento parte do seguinte princípio:
Kínema, origem grega da palavra Cinema, significa “movimento”. Palavra cara à história do cinema: foram movimentos o Neorrealismo, a Nouvelle Vague e o Cinema Novo. Não é possível falar da circulação de filmes no Brasil sem falar do movimento cineclubista. E movimento é tudo aquilo que realça a capacidade de invenção política e cultural de artistas, do público e dos estudantes. Ou, como dizia o título de um filme do genial Luiz de Barros, Eu quero é movimento!
Destinado a docentes, discentes e a toda a população juizforana, o projeto pretende utilizar o audiovisual como elemento de formação de senso crítico e estimular os conhecimentos sobre a produção cinematográfica e sua utilização nos ambientes educativos.
A fim de contribuir para a solidificação do curso e explorar o potencial produtivo dos discentes, as atividades do cineclube registrarão e divulgarão a produção cinematográfica de forma organizada e acessível, além da possibilidade de estabelecer contato entre os realizadores após as sessões.
Todas as atividades do Cineclube são discutidas em reuniões periódicas e são abertas a participação de qualquer pessoa interessada.