O Cineclube Movimento em parceria com o MAMM traz o filme “Antes da Chuva” (1994), exibido no dia 28 de junho às 15h no Museu de Arte Murilo Mendes.
Sinopse: Entre montanhas silenciosas e vilarejos adormecidos, onde o tempo parece pulsar em círculos, a chuva ainda não caiu, mas tudo anuncia sua chegada. Ambientado entre uma Macedônia prestes a ruir e a Londres contemporânea, o filme constrói uma narrativa não linear, revelando o que o tempo não cura, se repete. A trama flui entre três contos paralelos, apresentando destinos que se entrelaçam como fios invisíveis, em que “Palavras”, “Rostos” e “Imagens” exploram os impactos da guerra, da intolerância e da violência.
“Antes da Chuva” é um marco do cinema dos Bálcãs pós-iugoslavo. A obra propõe uma reflexão sobre os ciclos de ódio na região e a fragilidade da paz.
A exibição faz parte da mostra do Cineclube Movimento “Mostra de Cinema Continental”, representando os Bálcãs, e foi acompanhada de um debate sobre o filme com a participação dos curadores da sessão Cadu Couto, Natália Teles e o grupo de alunos.

Cartaz por João G. Cendretti
Fotos da sessão:


Fotos: Nina Cristofaro