Fechar menu lateral

Autoavaliação

O PPG-Linguística, através de sua Comissão de Autoavaliação, conduz ações junto aos corpos docente e discente do programa, bem como propõe à Coordenação e ao Colegiado diretivas quanto ao planejamento estratégico,  aos processos de credenciamento e descredenciamento de docente, ao acompanhamento discente e à avaliação dos métodos e práticas adotados pelo programa.

Princípios de Autoavaliação Adotados pelo PPG-Linguística

A partir de um processo de amadurecimento de seus esforços de autoavaliação, conduzidos desde 2012, o PPG-Linguística definiu, em 2021, os princípios metodológicos a serem utilizados para a autoavaliação do programa no quadriênio 2021-2024. Tais princípios advêm da necessidade de que a autoavaliação seja capaz de mensurar:

as diversas percepções dos três públicos que constituem o programa: discentes (inclusive egresso), docentes e coordenação/secretaria;

os diversos eixos ao longo dos quais se desenvolvem as atividades a serem realizadas: ensino, pesquisa e orientação;

as diversas formas de expressão da autoavaliação e suas distintas contribuições para o diagnóstico e melhoria do programa;

os impactos da própria autoavaliação, tanto no que concerne à qualidade da informação produzida, quanto no tangente ao desempenho do programa.

Assim sendo, optou-se pela implementação de um processo avaliativo em 360 graus, em que todos os públicos avaliam todos os públicos e se autoavaliam através de um conjunto de instrumentos planejados a partir da etapa diagnóstica e implementados eletronicamente na forma de formulários.

Ao longo desta página, disponibilizam-se os documentos nos quais se baseia a autoavaliação e os resultados dela advindos.

Base Documental

Nesta seção, encontra-se o repositório de documentos produzidos pela Comissão de Autoavaliação do PPG-Linguística.

Quadriênio 2017-2020

Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF 2016-2020

Relatório de Autoavaliação 2017 2020 (formato PDF, tamanho 3,1MB)

Instrumento de Autoavaliação – Formulário de acompanhamento de egressos (formato PDF, tamanho 74KB)

Quadriênio 2021-2024

Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF 2022-2027

Relatório do Grupo de Trabalho de Autoavaliação da CAPES (formato PDF, tamanho 2MB)

Diagnóstico para Autoavaliação 2021 2024 (formato PDF, tamanho 5MB)

Planejamento Estratégico 2021 2024 (formato PDF, tamanho 3MB)

Instrumentos de Autoavaliação Utilizados

  1. Instrumento de autoavaliação dos eixos Ensino, Pesquisa, Orientação, Infraestrutura e Formação – Público egresso (formato PDF, tamanho 74KB)
  2. Instrumento de autoavaliação do eixo Ensino – Público docente (formato PDF, tamanho 71KB)
  3. Instrumento de autoavaliação do eixo Ensino – Público discente (formato PDF, tamanho 214KB)
  4. Instrumento de autoavaliação do eixo Ensino – Público administrativo (formato PDF, tamanho 45KB)
  5. Instrumento de Autoavaliação da Formação Discente – Relatório Semestral de Atividades Discentes (formato PDF, tamanho 109KB)
  6. Planilha de Acompanhamento da Produção Intelectual Docentes (acesso restrito, informação pessoal)
  7. Plataforma Tarrafa (acesso restrito mediante login e senha)

Relatório de Autoavaliação