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Corpo Docente

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome

alexandre.cadilhe@ufjf.edu.br

Alexandre Cadilhe é doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura & Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística Interacional; Análise de Discurso Crítica; Análise da fala-em-interação; Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).


Aline Alves Fonseca

aline.fonseca@letras.ufjf.br

Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, possui Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interface sintaxe/prosódia, processamento linguístico, fonologia prosódica e fonologia entoacional. Atualmente é vice-diretora da Faculdade de Letras da UFJF.

 

Aline Garcia Rodero Takahira

rodero.takahira@ufjf.edu.br

Possui bacharelado em Letras com habilitação em Tradutor e Intérprete Inglês/ Português e Licenciatura Plena Inglês/Português pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO) (2004). É Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) (2010) e Doutora em Linguística pelo mesmo programa (2015). É membro do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD) da USP desde 2006/1 e do Grupo de Estudos Linguísticos da Libras (GELLI) na UFJF desde 2014/2. É professora e coordenadora do curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua nas áreas de Morfologia e Sintaxe em uma abordagem gerativista atuando principalmente nos seguintes temas: formação de palavras, composição, estrutura argumental, incorporação de numeral, classificadores e classe de palavras em línguas de sinais. Também tem interesse nas áreas de ensino de Língua Portuguesa como L2 para Surdos e Aquisição de L1 por Surdos.

 

Amitza Torres Vieira

amitzatv@yahoo.com.br

Possui Graduação em Letras pela Faculdade de F.C.L. de Carangola/ Universidade Estadual de Minas Gerais (1997), Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e Pós-Doutoramento em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017). É Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando como professora na Faculdade de Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística Interacional e na interface gramática e interação, com ênfase em argumentação no contexto institucional de Audiências Preliminares no Juizado Especial Criminal.

 

Ana Cláudia Peters Salgado

ana.peters@ufjf.edu.br

Possui licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguistica, bilinguismo, língua inglesa, pesquisa qualitativa, etnografia, formação de professor de línguas.

 

Ana Paula Grillo El-Jaick

anapaulaeljaick@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutora com pesquisa no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), tendo desenvolvido estágio doutoral na École Normale Supérieure (Paris). Possui Mestrado em Letras também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras (2005) e em Direito (1999) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Filosofia da Linguagem. Atualmente, atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa TRAÇO, cujos membros buscam afrouxar as fronteiras entre os estudos de Linguagem, Literatura e Filosofia. Seu atual projeto de pesquisa investiga o conceito de linguagem como forma de vida tal como formulado nos escritos do Wittgenstein maduro.

Denise Barros Weiss

denisebarros150@gmail.com

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Português como Língua Estrangeira, com interesse especial nos seguintes temas: ensino, gêneros textuais, português como língua estrangeira e português como língua materna, produção de material didático.

 

Ely Edison da Silva Matos

ely.matos@ufjf.edu.br

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com tese na área de Linguística Computacional, na linha de pesquisa Linguagem e Cognição. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), especialização em Administração de Projetos de Desenvolvimento de Software pela COPPE/UFRJ (1994) e mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). É Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente em diversos cursos de Graduação na área de Ciência da Computação.Tem experiência em Modelagem Conceitual, Engenharia de Software, Bancos de Dados, Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas. Participa do grupo de pesquisa FrameNet Brasil e desenvolve, no laboratório homônimo, aplicações para uso de recursos lexicais, sintáticos e semânticos para o português brasileiro fundamentados na Gramática das Construções e Semântica de Frames.

 

Fábio da Silva Fortes

fabiosfortes@yahoo.com.br

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor e Mestre em Linguística (Estudos Clássicos) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Licenciado em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente é Professor Adjunto de Grego Clássico e Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e em Filosofia desta instituição. Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Estudos Clássicos, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia das ciências da linguagem, discurso gramatical grego e latino, Platão e ensino de línguas clássicas. Atualmente, licenciado para realização de estágio pós-doutoral com Bolsa do Programa Professor Visitante Júnior da CAPES, junto ao Département des Sciences de l’Antiquité da Université de Liège – Bélgica.

 

Lauriê Ferreira Martins Dall’Orto

lauriefm@hotmail.com

Doutora em Linguística pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2018). Mestra em Linguística, também, pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012-2013). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2011-2012) e graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas (2007-2010) e em Língua Italiana e respectivas Literaturas (2011-2015), pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como bolsista em nível de Pós-Doutoramento, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e de Língua Italiana e na área de avaliação da educação. Desenvolve pesquisas a partir da abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso, mais especificamente sob a perspectiva da construcionalização gramatical (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013), em língua portuguesa e em língua italiana. É pesquisadora do Grupo Discurso & Gramática (D&G), vinculada à sede da UFRN, e vice-coordenadora do NUPACT (Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução).

Luiz Fernando Matos Rocha

luiz.rocha@ufjf.edu.br

 Doutor em Linguística (UFRJ, 2004), mestre em Linguística (UFJF, 2000), graduado em Letras (Português e Latim, UFJF, 1998) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, UFJF, 1991). Pós-doutor pela Universidade Católica Portuguesa (2011, Braga – Portugal), é docente e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE/UFJF) e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, discurso reportado, fictividade, interação fictiva e gramática.

 

Maria Cristina Lobo Name

cristina.name@ufjf.edu.br

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, aquisição lexical, categorias lexicais e funcionais, processamento prosódico. Coordena o NEALP – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Recherche sur le Langage, na Université du Québec à Montréal (UQAM, Montreal, Canadá), com Rushen Shi (Ago/2009-Jul/2010).

 

Maria Margarida Martins Salomão

mm.salomao@uol.com.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Linguística – University of California , Berkeley (1980) e doutorado em Linguistica – University of California , Berkeley (1990).No período de 2006-2007, realizou um estágio como Pesquisadora Visitante ( Pós Doutorado Sênior) na University of California, Berkeley, com a supervisão da Professora Eve Sweetser. Desenvolveu sua tese de doutorado sob a supervisão de um Comitê formado por Charles Fillmore (OrientadorPrincipal), George Lakoff e Paul Kay, descrevendo uma rede de construções linguísticas para resolver um problema de polissemia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, gramática das construções,semântica de frames, léxico e metáfora. Tem atualmente em desenvolvimento o projeto FrameNet Brasil na área de Linguística Computacional , que conta com diversas parcerias internacionais em lexicografia computacional.

Marta Cristina da Silva

martacris.silva@gmail.com

Possui graduação em Letras (Português e Inglês, 1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995) e doutorado em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2004). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguística e ensino de língua, e na graduação em Letras (habilitação em Língua Inglesa). Suas principais áreas de interesse são: teorias de gênero, ensino de língua, leitura e teorias de letramento.

 

Mercedes Marcilese

mmarcilese@gmail.com

Professora Adjunta do Departamento de Letras (DLET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), na área de concentração em Estudos da Linguagem. Possui Mestrado em Letras (2007) também pela PUC-Rio, graduação em Licenciatura em Letras (2005) e Bacharelado em Letras (2004) pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe – Argentina. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da PUC-Rio (LAPAL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Atualmente, atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF, investigando: (i) tópicos linguísticos na interface entre língua e outros domínios cognitivos e (ii) a dimensão cognitiva da variação linguística.

 

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda

patriciafabianecunha@gmail.com

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Discurso & Gramática”. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos nos seguintes temas: funcionalismo, abordagem construcional da mudança linguística e construcionalização gramatical.

 

Patrícia Nora de Souza Ribeiro

patnora.souza@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, aquisição lexical, língua estrangeira, ensino de leitura em língua estrangeira, letramento digital.

Paula Roberta Gabbai Armelin

paula.rg.armelin@gmail.com

Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Letras, na área de concentração Linguística Geral (2011-2015) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio Sanduíche na Queen Mary University of London (set/2013-ago/2014). Mestre em Letras, na área de concentração Linguística Geral (2009-2011) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras, com habilitação em Português e Francês (2005-2009) pela mesma universidade. Desde 2005, é membro do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da Universidade de São Paulo (GREMD-USP). Atualmente, sua pesquisa tem como foco a descrição e análise de aspectos morfológicos e morfossintáticos do português brasileiro, com ênfase na relação entre gênero gramatical e morfologia avaliativa. Seus temas de interesse são: concordância nominal, gênero gramatical, classes nominais, diminutivos, aumentativos e interpretação não-composicional.

Sandra Aparecida Faria de Almeida

sandra.sf@gmail.com

Possui graduação em Letras/Licenciatura em Português, Inglês, Italiano e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Letras/Bacharelado em Tradução Português/Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atuou como professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Tradução/Língua Inglesa. Atualmente é professora adjunta 2 da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Letras e Tradução/Inglês. Tem experiência nas áreas de Letras, Linguística e Tradução, com ênfase em ensino de Língua Inglesa e de Tradução e em estudos sobre a gramática da Língua Inglesa centrados no uso, atuando nos três segmentos – ensino, pesquisa e extensão – principalmente com os seguintes temas: estudos da tradução, tradução inglês/português, estratégias de leitura, modelos cognitivos, construções condicionais, Gramática de Construções, construções completivas epistêmicas, subjetividade e intersubjetividade. Atualmente é coordenadora do curso de Bacharelado em Letras/Tradução da UFJF, coordenadora do PIBID/Letras/Inglês e co-editora da Veredas- Revista de Estudos Linguísticos do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF.

Thais Fernandes Sampaio

thais.fernandes@ufjf.edu.br

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Possui graduação em Letras Português, pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Letras – área de concentração: Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o corpo permanente dos programas de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras, dessa instituição. Integra o Grupo de Pesquisas em Lingua(gem) e Sociedade (GRUPELS). Com formação em Linguística Cognitiva, desenvolve projetos na área de Ensino de Língua Portuguesa, dedicando-se, especialmente, aos seguintes temas: uso pedagógico de Novas Tecnologias, práticas de Análise Linguística, formação de professores.

Thenner Freitas da Cunha

thenner.ufjf@gmail.com

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Mestre (2009) e Doutor em Linguística (2014) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, argumentação, identidade, self, face, discurso e (im)polidez. Fez Estágio de Docência, no Mestrado e no Doutorado, na disciplina de Linguística III, no curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência como professor designado de Língua Portuguesa e Literatura, Ensino Fundamental e Médio, pela Rede Estadual de Minas Gerais. Trabalhou como Analista de Avaliação da Educação no CAEd-UFJF. Tem, também, experiência como Tutor à distância no curso de Pedagogia da UFJF (UAB), ministrando disciplinas como Língua Portuguesa I e II, Alfabetização e Letramento, Linguagem, Práticas Textuais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adulto, Filosofia da Educação e Avaliação e Medidas Educacionais. Atualmente é bolsista de Pós-Doutoramento CAPES-PNPD em Linguística, na linha de Ensino de Língua Portuguesa e ministra as disciplinas Pŕáticas de Gêneros Acadêmicos e Oficina de Avaliação na Escola, nos cursos de Artes e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Tiago Timponi Torrent

tiago.torrent@ufjf.edu.br | tiagotorrent.com

É doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo realizado estágio de doutoramento, como Visiting Student Researcher, junto ao Departamento de Linguística da University of California at Berkeley. Possui graduação em Letras (Português e Latim) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e mestrado em Letras – Linguística pela mesma universidade (2005). É professor adjunto do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lidera o grupo de pesquisa FrameNet Brasil e coordena, no laboratório homônimo, o desenvolvimento de recursos lexicais e sintáticos para o português brasileiro. Tem experiência nas áreas de Linguística Baseada no Uso e Linguística Computacional, com ênfase em Sociocognitivismo, Gramática das Construções e Semântica de Frames.