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LiS 2024

 

O Programa de Pós-Graduação em Linguística convida a todos e todas para a primeira edição da Linguistics Summer School: um evento pensado para quem já é, para quem quer ser e até para quem nem sabia que poderia ser linguista.

A LiS 2024 vai trazer um time de peso de pesquisadores para ministrar quatro minicursos, uma oficina e duas palestras, na semana de 11 a 15 de março de 2024. A programação foi pensada para apresentar métodos, técnicas e pressupostos de análises linguísticas que podem se aplicar não só às diversas sub-áreas das Ciências da Linguagem, mas, também, a outros campos do saber, tais como Ciências da Computação, Comunicação Social, Artes, Literatura, Semiótica, Educação, entre outros.

O evento é gratuito e as atividades serão ofertadas nas modalidades on-line e híbrida. As conferências e os minicursos ministrados pelos pesquisadores estrangeiros realizadas presencialmente na UFJF, com possibilidade de transmissão para participantes remotos. Serão concedidos certificados aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% nas atividades para as quais se inscreverem.

A LiS 2024 é uma colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, através do PROEX/CAPES, e a Associação Brasileira de Linguística, que integra a iniciativa das Escolas de Verão de ABRALIN.

Programação

 

Conferências:

Multimodality and Visual Language – Prof. Dr. Neil Cohn (Tilburg University)

For over a century language has been viewed as an amodal system, but natural human communication combines speech, gestures, writing, and pictures in multimodal interactions. To account for this, we have proposed that unimodal and multimodal expressions arise out of emergent states of a unitary multimodal language faculty. Such a model carries different expectations for the ways in which modalities may be similar or different from each other, and how they may interact. I will specifically highlight these properties for our graphic modality, which can manifest in pictorial “visual languages” with a systematic lexicon and complex grammar. I will use analyses of comics corpora to show distinctive patterns that suggest they are drawn in typologically diverse visual languages yet still pervaded by “universal” linguistic principles. Finally, I will argue that a Multimodal Paradigm requires us to reconsider our conceptions of fundamental linguistic phenomena like universals, relativity, and innateness. Altogether, this work argues for a multimodal basis of linguistic structure, and heralds a reconsideration of what constitutes the language system.
Quando: 11/03/2024, às 19h
Modalidade: Híbrida
Língua de oferta: Inglês
Local: Auditório da Faculdade de Letras da UFJF (para os participantes na modalidade online, a transmissão será feita no canal da ABRALIN no YouTube)

 

AI, Cognition and Multimodal Communication – Prof. Dr. Mark Turner (Case Western Reserve University)

We explore the recent history of theories of natural and artificial intelligence, and their relationship to multimodal communication. The possibilities for creating artificial intelligence to assist in the study of multimodal communication have increased dramatically in the last few years, even months. What might be the future of using AI to explore the nature of human communication?
Quando: 15/03/2024, às 10h
Modalidade: Híbrida
Língua de oferta: Inglês
Local: Auditório 3 do Centro de Ciências da UFJF (para os participantes na modalidade online, a transmissão será feita no canal da ABRALIN no YouTube)

Minicursos:

Creativity and Cognition – Prof. Dr. Mark Turner (Case Western Reserve University)

The grounding of human creativity on cognitive processes has sparkle attention of researchers in diverse fields of science. These four classes explore (1) the basic mental operations of human creativity; (2) the workings of these mental operations in language and communication; (3) their workings in how human beings imagine their futures, arching over time, space, causation, and agency. Participants are warmly encouraged to bring their own ideas and questions to the interactive classroom. Three hours is much too long for human intelligence to operate at pitch without active participation.
Quando: 11 a 14/03/2024, das 09h às 12h
Modalidade: Híbrida
Língua de oferta: Inglês
Local: Auditório 3 do Centro de Ciências da UFJF (para os participantes na modalidade online, a transmissão será via webinário do Zoom cujo link será enviado por email)

 

Multimodality – Prof. Dr. Neil Cohn (Tilburg University)

Natural human communication is multimodal. We combine speech and gestures and writing with pictures across a range of contexts. Yet, this richness of human communication remains unaddressed in theories which maintain traditional amodal assumptions about language. What is needed is a new, Multimodal Paradigm. This course will outline a “grand unified theory” of language which expands Ray Jackendoff’s (2002) Parallel Architecture into a multimodal model. I will break down spoken, bodily, and graphic communication into their constituent parts, and then show that the resulting interactions have systematic characterizations and profiles. Both unimodal and multimodal then expressions arise as emergent activation states out of a singular cognitive architecture. Altogether, this model integrates insights from formal linguistics, cognitive semantics, metaphor theory, Peircean semiotics, sign language, gesture, visual language, psycholinguistics, and cognitive neuroscience. This reorganization reconfigures notions of linguistic structure, diversity, universals, innateness, relativity, and evolution, and results in a direct confrontation of centuries-old assumptions of language with a reimagination of what language is and how it works.
Quando: 11 a 14/03/2024, das 14h às 17h
Modalidade: Híbrida
Língua de oferta: Inglês
Local: Auditório 3 do Centro de Ciências da UFJF (para os participantes na modalidade online, a transmissão será via webinário do Zoom cujo link será enviado por email)

 

Noções Básicas de Acústica e Voz com o uso do Praat – Profa. Dra. Aline Fonseca e Me. Bianca Lignani (UFJF)

Este minicurso tem o objetivo de introduzir conceitos e grandezas das ondas sonoras, bem como as características acústicas, psicofísicas e prosódicas da fala, aplicando-os ao uso do Praat. Ademais, tem-se por escopo apresentar a interface e as funcionalidades básicas desse software (Praat), desenvolvido especificamente para análise acústica de gravações de voz. Como objetivo principal aplicado, pretende-se que os participantes possam executar as análises propostas pelas ministrantes e interpretar os dados obtidos no software. O minicurso acontecerá em quatro dias, tendo cada um deles um assunto distinto, com cronograma dividido em duas etapas: i) exposição teórica de conceitos-chaves relacionados à acústica (11/03), a características fonético-fonológicas de grupos de vogais e consoantes do Português Brasileiro (12/03), à prosódia e à qualidade e voz (13/03), a execução e desenvolvimento de scripts no Praat (14/03); ii) operação do Praat, por meio de exercícios sugeridos durante o minicurso, que abordam cada um dos temas discutidos segundo o cronograma proposto. Os participantes serão orientados durante o uso do software, desde o momento da instalação deste até a discussão sobre os exercícios de fixação propostos.
Quando: 11 a 14/03/2024, das 9h às 12h
Modalidade: On-line
Língua de oferta: Português
Local: A transmissão será via webinário do Zoom cujo link será enviado por email.

 

Metodologia: design experimental e ciência aberta – Profa. Dra. Cristina Name e Thales Buzan (UFJF)

O minicurso explora questões metodológicas na pesquisa linguística de viés experimental. Primeiramente, serão apresentados os principais componentes de um design experimental (hipóteses, predições e pós-dições (_postdictions), variáveis e condições experimentais). Em seguida, abordaremos o movimento Ciência Aberta a partir da crise da replicabilidade e da Open Science Framework com pré-registro de estudos de viés experimental, exemplificando com publicações da área. As atividades terão caráter expositivo e prático.
Quando: 11 a 14/03/2024, das 14h às 17h
Modalidade: On-line
Língua de oferta: Português
Local: A transmissão será via webinário do Zoom cujo link será enviado por email.

 

Oficina:

Linguística de Corpus: contribuições metodológicas para o tratamento de dados do uso  – Profa. Dra. Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda (UFJF)

A oficina tem os seguintes objetivos fundamentais: a) evidenciar as contribuições da Linguística de Corpus para o tratamento de dados de uso; b) discutir os critérios necessários para a constituição de corpora de língua falada e de língua escrita; c) apresentar as ferramentas disponíveis nos principais corpora on-line de língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola; d) demonstrar a aplicação do programa Antconc para a análise de extensos corpora a partir tanto de uma abordagem qualitativa como quantitativa. Nesse sentido, a oficina presente contribuir, do ponto de vista metodológico, para o refinamento de pesquisas que assumam, em alguma instância, o tratamento e a análise da língua em uso.
Quando: 15/03/2024, das 14h às 17h
Modalidade: On-line
Língua de oferta: Português
Local: A transmissão será via webinário do Zoom cujo link será enviado por email.

Inscrições:

As inscrições foram encerradas em 01/03/2024.

ATENÇÃO: as vagas são limitadas e as inscrições serão consideradas em ordem de chegada.

Certificados:

Os certificados da LiS2024 encontram-se disponíveis nesta pasta compartilhada.

Procure pelos certificados com o seu nome e faça o download para seu computador.

Caso identifique algum erro, envie e-mail para LinguisticsSchoolUFJF@gmail.com com o assunto “Correção de certificado”. No corpo do e-mail, envie o texto que está errado e o que deve ser corrigido. Por fim, anexe o certificado errado ao email. Antes de solicitar qualquer correção, atente-se para os seguintes pontos:

  1. Para fazer jus ao certificado dos cursos, é necessário ter cumprido 75% da carga horária total;
  2. Os nomes nos certificados foram extraídos dos formulários de inscrição quando o e-mail usado no formulário era o mesmo usado para login no Zoom;
  3. Caso o e-mail usado no Zoom não seja o mesmo usado na inscrição, o nome no certificado é o gerado pelo Zoom.

Apoio: