Fechar menu lateral

Eventos

Próximos Eventos

Cartaz Linguagem e contemporaneidade

Entre os dias 5 e 16 de outubro de 2020 ocorrerá o evento online “Linguagens e Contemporaneidade”, organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.

O evento tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas no PPGL-UFJF e promover discussões acerca da importância da ciência da linguagem para a contemporaneidade.

Destinado ao público acadêmico em geral, o evento será gratuito e contará com a participação de docentes e de discentes do PPGL e de outras instituições.

As palestras ocorrerão no canal do Youtube do programa.

Histórico de Eventos

Eventos organizados pelo PPG-Linguística

I Simpósio Interdisciplinar de Linguagem e Filosofia

As reflexões sobre a linguagem têm sido desenvolvidas por diversos campos do saber, tendo ocupado pensadores que, mesmo que não a tomem como foco principal de suas abordagens, tangenciam, quase que inevitavelmente, esse tema. Por isso, não surpreende que já nos primórdios das reflexões filosóficas, pelo menos na tradição ocidental, a linguagem tenha despertado o interesse diversos pensadores tanto do âmbito da filosofia, quanto do âmbito da linguagem. Na contemporaneidade, a situação não é diferente: a linguagem é um tema que se impõe como objeto de áreas tão distintas como as neurociências, a linguística e a filosofia.

Tendo em vista os benefícios da integração de diferentes áreas do conhecimento nas reflexões que tomam a linguagem como objeto de reflexão, os alunos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e Filosofia propõem a realização do evento I Simpósio Interdisciplinar de Linguagem e Filosofia , que será sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora, contando com participantes das duas áreas de estudos.  Embora o evento tenha surgido por meio da iniciativa dos alunos do PPG-em Linguística e Filosofia, ele busca contemplar também alunos egressos e os discentes de graduação, visando à integração entre a Pós-Graduação e a Graduação e reforçando o continuum entre os dois níveis de formação acadêmica.

O evento foi realizado na Faculdade de Letras da UFJF, entre os dias 06 e 07 de agosto de 2019.

I Semana de Estudos Linguísticos

A I Semana de estudos linguísticos da UFJF é uma iniciativa que tem como objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.
O evento foi realizado na Faculdade de Letras da UFJF, entre os dias 14 e 16 de maio de 2018.

Eventos apoiados pelo PPG-Linguística

Janelas para o Mundo

O Janelas para o mundo tem como objetivos: divulgar o ensino e pesquisa da Língua Portuguesa como L2 para os alunos de graduação em Letras da instituição e da comunidade; discutir questões específicas relativas à presença de pessoas de diferentes nacionalidades na universidade; promover a interação entre alunos estrangeiros e brasileiros através da troca de experiências de caráter cultural.
O evento é realizado periodicamente, na Faculdade de Letras da UFJF, desde 2016.

I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos

O I Simpósio “Letramentos e Direitos Humanos” tem como objetivo estabelecer um espaço de aprimoramento e formação continuada de projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre ações e projetos didáticos de letramentos que se orientem por e para ações de diminuição de desigualdades sociais, atendendo ao disposto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007). Trata-se de um evento de um dia, contando com mesas, minicurso e apresentações de trabalhos em andamento e concluídos, sobretudo no âmbito do Pibid.
O evento foi realizado no Centro de Ciências da UFJF, no dia 17 de outubro de 2019.

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

O XXII Congresso da SBEC, com o tema Antiguidade: Desejo e Liberdade, se realiza em Juiz de Fora, Minas Gerais, sob a égide de Virgílio, que aos inconfidentes cedeu o lema e o verso para comunicar o imorredouro desejo humano por liberdade. Face à efemeridade dos poderes constituídos, a Resistência encontra na arte, na filosofia, na literatura os meios para perpetuar sua mensagem e transmitir seu valor a outras gentes, em outras horas em que a luta representa a única alternativa ao jugo.
O evento foi realizado na UFJF, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019.