Fechar menu lateral

Sobre o Programa

Visão Geral

O PPG Linguística tem como objetivo geral produzir e consolidar conhecimento na área de Linguística, mediante implemento de pesquisas de caráter teórico, analítico, descritivo e aplicado. A esse objetivo geral, alinham-se os seguintes objetivos específicos:

– Desenvolver e aprofundar teorias e aplicações pertinentes às Ciências da Linguagem e áreas de interface;

– Promover a divulgação científica, de modo que a comunidade possa usufruir dos benefícios das pesquisas;

– Qualificar e aprimorar o profissional da área de Linguística e afins, preparando-o para a pesquisa e o ensino, em campos nos quais os estudos sobre a compreensão da linguagem têm lugar;

– Formar linguistas com conhecimento geral e específico, que atuem em pesquisa, educação e inovação tecnológica.

O programa conta com duas Linhas de Pesquisa: Linguística e Cognição e Linguagem e Humanidades.

A linha Linguística e Cognição, se insere no debate desenvolvido nas ciências cognitivas e humanas acerca do caráter cognitivo da linguagem e da sua relação com várias formas do conhecimento. Tem, como agenda principal, a investigação da gramática e do léxico do Português sob a égide da questão do sentido e a questão da aquisição da linguagem, pensada a partir da confluência entre modelos teóricos de língua e modelos de processamento de linguagem. Tem como sublinhas Linguística Cognitiva e Psicolinguística.

A linha Linguagem e Humanidades, tem como eixo epistemológico comum as interrelações entre as teorias linguísticas e práticas e saberes no campo das ciências humanas, as pesquisas que decorrem dos projetos abrigados nesta linha partem do pressuposto da existência de tensões disciplinares e interdisciplinares na interface entre linguagem, sociedade, filosofia e educação. Dentre as várias abordagens que operam no âmbito dessa linha, destacam-se as pesquisas que decorrem, especificamente, das relações entre Linguística e o fenômeno social – linguagem e interação, linguagem e uso, contatos linguísticos, bilinguismo e bilingualidade – , Linguística e Filosofia – linguagem e representação, linguagem e ética, história e epistemologia da Linguística –  e Linguística Aplicada –linguagem e práticas de ensino e aprendizagem, (multi)letramentos e tecnologias, discurso e diversidade cultural.