Fechar menu lateral

Internacionalização

O PPG Linguística tem procurado consolidar suas parcerias internacionais e estabelecer novas parcerias. Nesse contexto, destacam-se as iniciativas seguintes:

Programa CAPES/STINT de Cooperação Bilateral Brasil-Suécia

Desde 2016, o PPG-Linguística conta, através da equipe liderada pelo Prof. Dr. Tiago Timponi Torrent, no Laboratório FrameNet Brasil, com financiamento para intercâmbio de pesquisa e pós-graduação com a Göteborgs Universitet, na Suécia. Através da parceria, visitas de pesquisa nos dois sentidos são realizadas anualmente, bem como bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado são implementadas nos dois sentidos.

 

Programa PROBRAL-CAPES/DAAD de Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha

A partir de janeiro de 2018, o PPG-Linguística passou a contar, também através da equipe liderada pelo Prof. Dr. Tiago Timponi Torrent, no Laboratório FrameNet Brasil, com financiamento para intercâmbio de pesquisa e pós-graduação com duas universidades alemãs: a Heinrich-Heine Universitat Düsseldorf e a Universitat Leipzig. De modo semelhante ao programa CAPES/STINT, visitas de pesquisa nos dois sentidos são realizadas anualmente, bem como bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado são implementadas.

 

Global FrameNet

Com o acúmulo e a maturação das parcerias internacionais bilaterais da FrameNet Brasil, implantou-se, sob a liderança da UFJF, ampla rede internacional de colaboração em Linguística Computacional, a Global FrameNet, com parcerias institucionais confirmadas nas Américas, Europa e Ásia.

 

Convênio com a unidade de pesquisa Mondes Anciens da Université de Liège

A partir de janeiro de 2020, por ocasião do estágio pós-doutoral do Prof. Dr. Fábio Fortes, o PPG-Linguística firmou parceria de pesquisa que a Université de Liège, tendo o referido professor se vinculado à unidade Mondes Anciens do Departamento de Ciências da Linguagem como pesquisador.

 

Programa de Professor Visitante

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) da UFJF disponibilizou o Edital nº 28, de 21 de setembro de 2017, através do qual cada PPG da UFJF pôde contratar um professor visitante para o período de até 4 anos. O PPG-Linguística aprovou, na primeira chamada deste edital, dois candidatos estrangeiros, a Dra. Miriam Petruck, do International Computer Science Institute, em Berkeley, sede da FrameNet, e o Dr. Guillome Thomas, da Toronto University. A Dra. Petruck ministrou um curso de pós-graduação em inglês e desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Laboratório FrameNet Brasil de março a julho de 2018.

Em 2019, o PPGLinguística recebeu o Prof. Juan Manoel Sosa Hernandez, pesquisador estrangeiro, por meio do Edital para Recepção de Pesquisador/Colaborador do Exterior No. 01/2018-PROPP, cujo contrato iniciado em abril de 2019 foi prorrogado até final de dezembro de 2020.

 

Global July

Conduzido pela Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o Global July é um programa que oferece cursos em língua estrangeira para discentes brasileiros e estrangeiros durante as férias de verão do hemisfério norte. O PPG-Linguística participa da iniciativa, tanto através de seu corpo docente, que oferta cursos em língua estrangeira, quanto através da recepção de parceiros estrangeiros.

 

Oferta de Disciplinas Regulares em Inglês

Desde 2018, seja pela vinda de professores visitantes, seja pela iniciativa de seus próprios docentes, o PPG-Linguística tem ofertado disciplinas regulares em inglês. Tal iniciativa, somada à existência de duas salas de webconferência no programa, tem permitido que professores de renome internacional participem como convidados das disciplinas regulares do PPG.