Fechar menu lateral

Notícias 2021

Publicação de livro:  “Incertas noites de Paris” – Rosane Preciosa, professora do PPGACL (dezembro)

Publicação de livro: História(s) de exposições: perspectivas e trajetórias por Renata Zago, professora do PPGACL (Organizadora) (dezembro)

Publicação de livro: “Arte e Cultura na Modernidade-Mundo. Sociologia da Cultura e da Arte (ensaios)”, pela professora Maria Lucia Bueno (PPGACL) (dezembro)

Publicação de livro: Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais, organizado pela professora do PPGACL Alessandra Brum e pelo egresso do Programa Ryan Brandão (dezembro)

Publicação da Revista Nava – A Nava 10 foi organizada pelas professoras Marta Castello Branco e Rosane Preciosa. Capa: Releitura de “Lunia Czechowska” de Modigliani, por Hamilton Ferpa doutorando no PPGACL (dezembro)

Encontro do ciclo “Arredores da imagem”, com a professora e artista Rosane Preciosa. Tema “A voz” e será transmitida ao vivo pelo canal do MARGS no YouTube (dezembro)

Matéria na Tribuna de Minas: exposição “Mecanografia”, que apresenta livros de arista do professor Fabrício Carvalho. Mariana Bretas, pós-doc no PPGACL é responsável pelo espaço “Sala da casa” e pela curadoria da exposição. (dezembro)

Palestra: As Bienais da década de 1970: crise ou urgência de revisão?  IX Encontro do Grupo Modos: FORMAS de pensar MODOS de arte – professora e coordenadora do PPGACL Renata Zago. Vídeo (novembro)

Biografia no site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA (SBS) de Maria Lucia Bueno Ramos, professora do PPGACL/UFJF. Organizada por Tálisson Melo de Souza, doutor em sociologia (PPGSA/UFRJ), mestre pelo nosso PPG (novembro)

Matéria no portal Senac sobre o Labiart  criado por Clara Downey (PPG-ACL) e Ariel Bertola (novembro)

VII SPACL mesa com Danielle Almeida e mediada pelo Caluã Eloi, egresso do nosso PPGACL (novembro)

Encontro FEGS com a participação de doutorando do PPGACL – Imaginando existências: o masculino e o feminino como desafios da normatividade (novembro)

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, pela sua obra “Lastro” a egresso do PPGACL (outubro)

Palestra “Representações interditas do Shoah: da imagem técnica à artesanal” com o docente Felipe Muanis (outubro).

Conferência de abertura do XV Encontro de História da Arte da Unicamp com participação da docente Maria Lucia do PPGACL (outubro)

Semana de Abertura do PPG-ACL (outubro)

Mostra MECANOGRAFIA do professor Fabrício Carvalho (outubro)

6ª CONFERÊNCIA NARRATIVA, MÉDIA E COGNIÇÃO, com participação do egresso Diogo de Melo Gomes Silva apresentando uma comunicação de um dos capítulos da sua dissertação “Transposições Narrativas: analisando a série House of Cards” (outubro)

Exposição “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, promovida pelo Instituto Moreira Salles (SP) com pinturas da Série Tô descalço no calçado de mestrando Lucas Soares (outubro)

Seminário Imagem, Acontecimento e Narrativa. Tema: quadrinhos documentais por Felipe Muanis, docente do PPGACL (setembro)

Minicurso na XX Semana de História da UFG, Acervos ameaçados ministrado por doutoranda do PPGACL (setembro)

Simpósio “História, Moda e Arte: usos e representações em mídias culturais” na Semana de História da UDESC – coordenado por mestrandos do PPGACL.

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger ao egresso do PPGACL Washington da Selva (setembro)

Aula aberta sobre Arte (PPGACL e os grupos de pesquisa HAHE e ACTlab) (agosto)

O PPGACL é um dos apoiadores do 1º Encontro BAFO – Moda e Dissidências Sexuais e de Gênero (agosto)

Nova edição da revista Nava (agosto)

Chamada para o VII Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens (agosto)

O Umbigo de Sarandira – residência artística do discente Washington da Silva e de Matheus de Simone, egresso do PPGACL (agosto)

Palestra: Murilo Mendes e Ismael Nery, uma amizade rara, com a Profa. Dra. Raquel Quinet Pifano do PPGACL (julho)

Minicurso “VOZ, OLHOS Y (AUTO)LIBERTAÇÃO: RECONTANDO Y CRIANDO UMA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA”, a ser ministrado por Carolina Cerqueira Correa, doutoranda do PPGACL e Lorraine Pinheiro Mendes (julho)

LAB CULTURAL – Washington da Selva, mestrando do PPGACL, foi selecionado para participar do programa de incentivo à pesquisa e processos artísticos e culturais (junho)

e-book Perspectivas do Audiovisual Contemporâneo – Grupo ENTELAS – organizado por Christian Pelegrini (PPGACL) e Felipe Muanis (PPGACL) (junho)

Lançamento do curta documental “Na Boca do Povo”, de Clara Downey mestranda do PPGACL e a egressa do IAD, Ariel Bertola (junho)

Mulheres Artistas e História da Artes: quais estratégias contemporâneas no combate a invisibilização?  Com a professora do PPGACL Renata Zago, mediado por Camila Vitório, mestranda do PPGACL (junho)

Roda de conversa Mulheres no Cinema! Cadu Mendes Couto, doutorando no PPGACLe professor substituto no Cinema do IAD e a professora do IAD Alessandra Brum (junho)

1° Encontro Bafo que discute Moda e Dissidências Sexuais e de Gênero. Organizado pelo doutoranda do PPGACL Natalia Rosa. O evento será desenvolvido pelo Afrodite – Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades da UFSC e pela Coletiva de Estudos Às Avessas: moda, gênero, sexualidade e decolonialidades (junho)

Roda de conversa “Como o arte-educador pode dialogar sobre raça e gênero?” mediada por Camila Vitório mestranda do PPGACL (junho)

Oficina de estamparia “Superfícies sensíveis: o ritmo das cores e formas”. Com as mestrandas do PPGACL Marize Moreno e Maria Gabriela (junho)

Palestra: Metodologias de Pesquisa em Audiovisual no IX COLÓQUIO DE IMAGEM E SOM do PGGIS/UFSCar com o Prof. Dr. Luís Rocha Melo (junho)

Minicurso “Moda e gênero: uma perspectiva histórica”, na SBPC – ministrado por Paulo Rodrigues (doutorando do PPGACL). O curso terá também a participação de Maria Claudia Bonadio (maio(

O olhar de quem guarda a Arte – documentário produzido e dirigido pela egressa do IAD Ariel Bertola e pela estudante do mestrado do PPGACL, Clara Downey (maio)

Menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações – Prof. Eduardo Peñuela de 2021 para a dissertação “As rugas que irrompem na superfície lisa da História: as formas clandestinas de informação nas décadas de 60/70 em Juiz de Fora”, desenvolvida pelo doutorando do PPGACL e mestre egresso do PPGCOM Ramsés Albertoni Barbosa (maio)

Seminário Internacional de Preservação de Acervos Audiovisuais Regionais. – participação da professora Alessandra Brum (abril)

Conferência “Poéticas do Corpo e Anthony Giddens – pela egressa Adriana Alves (abril)

Seminário online “Interpretações possíveis para a onda ‘inclusiva’ na moda contemporânea” (Participação da professora Maria Claudia Bonadio) (abril)

Conferência “Mas quem criou os criadores?”  por Henrique Grimaldi, egresso do PPGACL (abril)

Modernismo através dos retratos de Murilo Mendes – Prêmio Janelas Abertas de Incentivo à Cultura (Egressa do PPGACL Gabriele Teodoro)    / Teaser / Procult UFJF (março)

Live do projeto Mesmo Sol Outro – participação de Larissa Andrioli doutoranda do PPGACL (fevereiro)

Prêmio Janelas Abertas 2020 – Diogo D’ Melo egresso do PPGACL (fevereiro)

Uma conversa sobre coisas que são muitas (Projeto desenvolvida pela doutoranda do PPGACL Carolina Cerqueira e pelo egresso Tálisson Melo – participação do egresso Matheus de Simone) (fevereiro)