Fechar menu lateral

Raquel Quinet de Andrade Pifano

Fotografia da professora Raquel Quinet

É Professora de História e Crítica da Arte do Instituto de Artes e Design (IAD/UJFF) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

É membro do comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), associação que reúne os historiadores da arte no Brasil e que é filiado Comité International d’Histoire de l’art (CIHA). Coordena o grupo de pesquisa “O Acervo de Artes Visuais do Museu de Arte Murilo Mendes”.

Possui graduação em “Licenciatura Plena em Educação Artística” pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve seu mestrado em “História Social da Cultura” pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com a dissertação “Tradição e Contradição na obra de Aleijadinho”. Doutorou-se em “História e Crítica da Arte” pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese “Arte da Pintura: Prescrições Humanistas e Tridentinas na Pintura Colonial Mineira”.

Pesquisa temas relacionados à arte colonial no Brasil, especialmente em Minas, e teoria da arte portuguesa produzida durante o período de colonização portuguesa do território que viria a se constituir como nação brasileira.
Também estuda a crítica de arte modernista, a partir da análise que esta fez do dito “barroco mineiro”, ponto fundamental dos discursos do período sobre a identidade artística nacional e a cultura brasileira. Como desdobramento da reflexão sobre a crítica de arte modernista, pesquisa a atividade de crítico de arte e colecionador do poeta Murilo Mendes, contemporâneo e interlocutor de Mario de Andrade e Mario Pedrosa, entre outros críticos e artistas modernos.

 

Lattes (abre em nova janela)

e-mail: raquinet.rqp@gmail.com